Beber café descafeinado não faz mal para quem não quer ou não pode ingerir cafeína como no caso de indivíduos com gastrite, hipertensos ou com insônia, por exemplo, porque o café descafeinado tem pouca quantidade de cafeína.
O café descafeinado tem cafeína, mas apenas 0,1% da cafeina presente no café normal, o que não é suficiente, nem para tirar o sono. Além disso, como a produção de café descafeinado requer um processo químico ou físico delicado, não retira outros compostos que são essenciais para o sabor e aroma do café, e por isso, tem o mesmo sabor do café normal. Veja também: Descafeinado tem cafeína.
Café descafeinado faz mal para o estômago
O café descafeinado, assim como o café normal, aumenta a acidez no estômago e facilita o retorno dos alimentos para o esôfago, por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico.

Grávida pode tomar café descafeinado?
O consumo de café durante a gestação deve ser feito com cuidado e responsabilidade. As grávidas podem tomar café normal e café descafeinado porque o consumo de cafeína não é contraindicado na gravidez. No entanto, é recomendado que as grávidas consumam até 200 mg de cafeína por dia, o que significa 3 a 4 xícaras de café por dia.
É importante seguir esta recomendação porque o café descafeinado apesar de ter menos de 0,1% de cafeína, possui outros compostos como benzeno, acetato de etilo, clorometano ou dióxido de carbono líquido, que em excesso podem ser prejudiciais à saúde.
Veja outros cuidados que se deve ter com o consumo do café: