Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para recuperar os cabelos danificados

Os cabelos sofrem inúmeras agressões todos os dias, porque causadas tanto por efeitos do uso de produtos químicos como alisamentos, descolorações e tinturas, até danos provocados por escovações, chapinhas ou poluição do ar. 

Para recuperar os fios que se tornaram fracos, quebradiços e porosos, é necessário fazer tratamentos que hidratam e fortalecem os cabelos, a base de óleos essenciais, queratina, aminoácidos e vitaminas, presentes no shampoo, condicionador e hidratante capilar adequados, sendo importante ajustar a temperatura da água, e ter cuidados com a escovação e uso de produtos que protegem os fios dos danos, por exemplo. 

Assim, as melhores soluções para os cabelos danificados são:

O que fazer para recuperar os cabelos danificados

1. Hidratar os cabelos regularmente

Quando os cabelos estão muito secos e danificados, é indicado realizar hidratações semanais, entretanto o intervalo deve ser de pelo menos 15 dias para quem tem o couro cabeludo é oleoso.

Para fazer uma hidratação eficaz, é orientado escolher produtos de qualidade, sendo indicados os seguintes passos:

  • Higienizar os fios com shampoo, de preferência anti-resíduos, e retirar o excesso de água com uma toalha;
  • Aplicar o produto em uma pequena quantidade em cada mecha do cabelo, massageando-as suavemente;
  • Deixar o produto agir, de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante, de preferência aquecendo os fios, com uma touca de alumínio ou uma toalha;
  • Enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

Para potencializar o efeito da máscara hidratante, é possível colocar umas gotas de óleo essencial, como de Argan, Azeite ou Macadâmia, que têm capacidades nutritivas e regenerativas.

Alguns exemplos de cremes hidratantes incluem as máscaras Absolut repair, Redken Extreme, Inoar Macadâmia, Revitrat nutri power, Silicon Mix, Hydra Rescue treatment, além da linha de produtos Kérastase, por exemplo.

Além disso, existem receitas de hidratantes capilares caseiros, que são muito eficazes, baratos e naturais, como a máscara de abacate com mel ou com cenoura e amêndoas, por exemplo. Confira algumas receitas de máscaras caseiras para cada tipo de cabelo

O que fazer para recuperar os cabelos danificados

2. Escolher o produto ideal

É muito importante que os produtos utilizados, desde shampoo, condicionadores e hidratantes sejam adequados para cada tipo de cabelo, contribuindo para a necessidade de cada pessoa. As principais dicas são:

  • Cabelos crespos: costumam ser cabelos mais ressecados, pois a hidratação natural dos fios têm maior dificuldade para chegar às pontas, além de serem fios mais finos. São recomendados produtos com propriedades hidratantes, à base de queratina, elastina ou quinoa;
  • Cabelos cacheados: o uso de máscaras com propriedades hidratantes são indicados para os cabelos cacheados, principalmente os que contêm pantenol, manteiga de karité, além de óleos, como de oliva ou argan;
  • Cabelos quimicamente tratados: fios que passaram por alisamentos, escovas progressivas e tratamentos semelhantes devem usar produtos que ajudam na recuperação dos fios e que sejam formulados para este tipo de cabelo, já existindo diversas opções no mercado, com efeitos reconstrutores. Também é recomendado o uso de silicone e de produtos protetores para o calor da chapinha ou secador;
  • Cabelos descoloridos: cabelos que passam por clareamento ou luzes acabam se tornando muito danificados, sendo indicado o uso de produtos hidratantes e reconstrutores, de preferência feitas para cabelos loiros, como a base de camomila ou específicos evitar o efeito amarelado.

Além disso, as pessoas que têm o cabelos danificados pelo uso excessivo de secador ou chapinha, devem usar produtos com efeito hidratante e reconstrutor, sendo essencial passar produtos termoprotetores antes, para permitir que a cutícula fique selada, além de um finalizador, principalmente a base de óleos após. 

3. Fazer uma cauterização capilar

A cauterização capilar, também conhecida como plástica capilar, é um tratamento de reestruturação dos fios, que utiliza a associação de queratina e calor para fechar os seus poros e acabar com o frizz, reduzindo o volume e deixando os cabelos mais suaves a suavidade, hidratados e com brilho.

Ela é indicada sempre para cabelos danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas, que estão precisando de um tratamento profundo e reparador. Saiba como é feita a cauterização e os cuidados que se deve ter

4. Fazer um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que ajuda na recuperação dos cabelos danificados. Neste tratamento, programa-se uma agenda de cuidados, que alterna entre períodos de hidratação, nutrição e reconstrução, com produtos específicos, durante um período que pode durar até 6 meses. Saiba fazer o seu próprio cronograma capilar em Cronograma capilar para cabelos danificados.

O que fazer para recuperar os cabelos danificados

5. Ter cuidados durante a lavagem

Durante o banho, a lavagem dos cabelos deve ser feita de forma cuidadosa, para evitar que eles se quebrem durante o processo, preferindo-se lavar durante o dia, pois quando se dorme com o couro cabeludo molhado, a umidade favorece o surgimento da caspa e a quebra dos fios.

Além disso, recomenda-se que a água esteja na temperatura morna ou fria, pois a água muito quente remove a camada de gordura que protege os fios, deixando-os mais fracos e quebradiços. Saiba mais sobre outros cuidados fundamentais na hora de lavar os cabelos

6. Evitar chapinhas e secadores

O calor gerado por esses procedimentos danifica os fios, portanto devem ser evitados por quem que melhorar a saúde dos cabelos. Caso não seja possível evitar, deve-se preferir alisar com secadores, mantendo uma distância de 30 cm dos fios. As chapinhas devem ser, de preferência, feitas a base de cerâmica, pois controlam melhor a temperatura. 

7. Cuidados com a alimentação

Uma dieta nutritiva é fundamental para a recuperação de cabelos danificados, sendo importante a presença de proteínas, presente em carnes, leite e ovos, além de nutrientes como ômega 3, vitamina A, vitamina C, Ferro e Zinco, presentes em alimentos como nozes, sementes e vegetais, por exemplo, que são fundamentais para o crescimento saudável e fortalecimento dos fios.

Saiba mais em Como fazer uma alimentação para fortalecer os cabelos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar