Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cronograma Capilar para cabelos Danificados

O cronograma capilar é um tipo de tratamento de hidratação intensivo que pode ser feito em casa ou no salão de beleza sendo particularmente indicado para pessoas com cabelos danificados ou cacheados que desejam um cabelo lindo e perfeitamente hidratado, sem ter que recorrer a produtos químicos, e sem se tornar escravo de alisamentos, permanentes, da escova e da prancha.

Esse cronograma dura 1 mês e logo no fim da primeira semana pode-se notar uma grande diferença no antes e depois do cabelo, porque ele fica muito mais macio, hidratado e com brilho, mesmo no dia seguinte de ter feito a hidratação, nutrição ou reconstrução.

Cronograma Capilar para cabelos Danificados

Como fazer

Para seguir este cronograma capilar deve-se lavar e hidratar o cabelo 3 vezes por semana, tendo os seguintes cuidados em cada lavagem:

Fase 1: Quando o cabelo está muito danificado

Semana 1HidrataçãoNutriçãoReconstrução ou Cauterização
Semana 2NutriçãoHidrataçãoNutrição
Semana 3HidrataçãoNutriçãoReconstrução ou Cauterização
Semana 4HidrataçãoHidrataçãoNutrição

Fase 2: Quando o cabelo está pouco danificado

Semana 1HidrataçãoNutrição ou UmectaçãoHidratação
Semana 2HidrataçãoHidrataçãoNutrição ou Umectação
Semana 3HidrataçãoNutrição ou UmectaçãoHidratação
Semana 4HidrataçãoNutrição ou UmectaçãoReconstrução ou Cauterização

Para manutenção: quando cabelo estiver saudável

Semana 1HidrataçãoHidrataçãoNutrição ou Umectação
Semana 2HidrataçãoNutrição ou UmectaçãoHidratação
Semana 3HidrataçãoHidrataçãoNutrição ou Umectação
Semana 4HidrataçãoNutrição ou UmectaçãoReconstrução ou Cauterização
Cronograma Capilar para cabelos Danificados

Como fazer a Hidratação

A hidratação serve para devolver a umidade dos fios, e por isso as máscaras mais indicados são aqueles que contém ingredientes como: frutas, chocolate, mel, extrato de plantas ou pantenol.

  • Exemplos de produtos: São as máscaras de hidratação que podem ser encontradas no supermercados e que podem ser usadas durante 3 minutos, durante o banho, por exemplo.

A hidratação é responsável por manter a água natural do fio de cabelo e a melhor forma de garantir essa hidratação é usar um shampoo próprio para seu tipo de cabelo e não precisa usar condicionar, aplicando a máscara logo a seguir a lavagem.

Como fazer a Nutrição

A nutrição serve para repor a oleosidade natural dos fios, e os produtos mais indicados são os que contém óleos ou manteigas em sua composição. Assim, no rótulo das máscaras podem conter as palavras: nutritiva, nutrição, butter treat ou reparação. Aqui também podem ser usados óleos vegetais para fazer a umectação.

  • Exemplos de produtos: São facilmente encontradas nos supermercados e geralmente tem nomes como máscara de hidratação profunda com óleo de abacate, ou óleo de côco, ou no caso de conter manteigas pode estar escrito: máscara de hidratação profunda com manteiga de cacau ou manteiga de karité, por exemplo. Acrescentar um pouco de óleo de côco na sua máscara de hidratação também é uma ótima forma de fazer uma boa nutrição.

A nutrição é parte do cronograma que repõe a gordura natural presente no cabelo, o que deixa o cabelo sem frizz, sem volume, pontas duplas e com muito brilho.

Como fazer a Reconstrução

A reconstrução serve para repor proteínas, aminoácidos e queratina nos fios de cabelo. Nesse caso, os produtos mais indicados deve conter ingredientes como queratina, colágeno ou aminoácidos. Assim, nos produtos devem conter as palavras: reconstrutor, repositor de massa, repair, rebuild, strenght.

  • Exemplos de produtos: Normalmente são encontrados em lojas de produtos cosméticos, ou pela internet, mas os hipermercados também podem ter algumas opções de queratina, por exemplo.

A reconstrução ou cauterização só deve ser feita a cada 15 dias, ou pelo menos 1 vez por mês, em todo tipo de cabelo. Ela irá repor a massa capilar e por isso é indicado quando a apresenta os fios finos, quebradiços e opacos, sendo o principal objetivo fortalecer os fios.

Por quanto tempo fazer o cronograma capilar 

O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante 1 mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma. Algumas pessoas não tem necessidade de parar a cronograma porque o cabelo não fica pesado, nem oleoso. Caso isso aconteça pode ser preciso mudar os produtos e um cabeleireiro poderá indicar em que fase o seu cabelo está e qual o cronograma mais indicado para suas necessidades.

O ideal é que o cronograma de hidratação seja mantido por longos períodos porque é a melhor forma de manter o cabelo bonito e hidratado, com fios sem frizz ou pontas duplas. Uma boa indicação de que o tratamento está dando certo é não sentir a necessidade de cortar o cabelo, nem mesmo as pontas.

Cronograma Capilar para cabelos Danificados

Quando os resultados podem ser vistos

Normalmente no primeiro mês do cronograma capilar pode-se notar uma boa diferença no cabelo, que fica muito mais bonito, hidratado e sem frizz. No entanto, quando o cabelo está muito danificado devido ao uso de químicas como progressiva, relaxamento ou permanente, os melhores resultados podem ser vistos no segundo mês de tratamento.

Quem está passando pela transição capilar e não deseja mais alisar os fios artificialmente pode demorar de 6 a 8 meses para conseguir que seu cabelo fique completamente hidratado e com boa definição dos cachos, sem ter que recorrer a produtos químicos. Mas isso só é possível se além do cronograma, existirem cuidados diários com os fios.

Como fazer meu próprio cronograma capilar 

Cronograma Capilar para cabelos Danificados

É possível criar seu próprio cronograma capilar, de acordo com o que seu cabelo precisa. Uma boa forma de saber se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução é fazendo o teste da porosidade do fio, colocando um fio de cabelo dentro de um copo com água. Se o fio boiar, ele precisa de hidratação, se ficar no meio significa que precisa de nutrição e se afundar precisa de reconstrução. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...