Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Botulismo infantil: o que é, sintomas e tratamento

O botulismo infantil é uma infecção relativamente rara, porém grave, que é causada pela bactéria Clostridium botulinum que pode contaminar água e alimentos mal conservados. Assim, a bactéria pode entrar no organismo do bebê através do consumo de alimentos contaminados e passa a produzir uma toxina que resulta no aparecimento dos sintomas.

A fonte mais comum de infecção em bebês é o consumo de mel, isso porque o mel é um ótimo meio de propagação dos esporos produzidos por essa bactéria. A presença da toxina no organismo do bebê pode resultar em grave comprometimento do sistema nervoso, podendo a infecção ser confundida com o acidente vascular cerebral, por exemplo.

Por esse motivo, o consumo de mel está desaconselhado antes dos 2 anos de idade para evitar o surgimento de botulismo, que pode acabar prejudicando o desenvolvimento do bebê. Confira outros alimentos que devem ser evitados na alimentação do bebê.

Botulismo infantil: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas iniciais do botulismo no bebê são semelhantes ao de uma gripe, no entanto são seguidos pela paralisia dos nervos e músculos da face e da cabeça, que posteriormente evolui para os braços, pernas e músculos respiratórios.

Assim, o bebê pode apresentar:

  • Dificuldade em engolir;
  • Sucção fraca;
  • Apatia;
  • Perda das expressões faciais;
  • Sonolência;
  • Letargia;
  • Irritabilidade;
  • Pupilas pouco reativas;
  • Prisão de ventre.

Sempre que existir suspeita de botulismo no bebê é importante ir ao hospital ou consultar o pediatra, pois a falta de diagnóstico e o atraso no tratamento aumenta o risco de agravamento da infecção, o que pode colocar o bebê em risco de vida.

O diagnóstico é mais fácil quando existe informação do histórico alimentar recente da criança, mas só pode ser confirmado através de exame de sangue ou da cultura de fezes, em que deve ser verificada a presença da bactéria Clostridium botulinum.

Veja mais detalhes sobre os sintomas e diagnóstico do botulismo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do botulismo no bebe é feito com a lavagem estomacal e intestinal para retirar qualquer resto alimentar contaminado. A Imunoglobulina anti-botulismo intravenosa (IGB-IV) pode ser utilizada, mas produz efeitos colaterais que merecem atenção. Em alguns casos é necessário que o bebê respire com a ajuda de aparelhos por alguns dias e, na maior parte das vezes, ele recupera-se completamente, sem maiores consequências.

Além do mel, veja outros alimentos que o bebê não pode comer até os 3 anos de idade.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...