Bolhas nas mãos que coçam: 7 causas (e o que fazer)

As bolhas nas mãos que coçam é um sintoma que pode ser causado por situações como disidrose, dermatite atópica, alergia, síndrome mão-pé-boca e varíola dos macacos.

Conforme a causa desta condição, a pessoa também pode apresentar outros sintomas como bolhas nos pés, ressecamento, inchaço, ferida e placas na pele, falta de apetite e aftas dolorosas na boca.

Na presença de bolhas nas mãos que coçam, é aconselhado consultar o dermatologista ou clínico geral, para fazer o diagnóstico adequado. O tratamento indicado pelo médico pode ser feito com o uso de corticoides, anti-histamínicos e antibióticos, na forma de comprimidos ou pomadas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

As possíveis causas de bolhas nas mãos que coçam são:

1. Disidrose

A disidrose é uma doença que causa a formação de pequenas bolhas nas mãos que coçam, na região da palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés, podendo durar até 3 semanas.

Essa condição, também chamada de eczema disidrótico, parece estar relacionada com alergias de pele, umidade excessiva nas mãos ou nos pés e aumento do estresse.

O que fazer: em casos de suspeita de disidrose, é aconselhado consultar o dermatologista, para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Assim, o médico poderá indicar a aplicação de compressas frias, o uso de hidratantes e o uso de remédios antialérgicos, corticoides e imunossupressores, na forma de pomada ou comprimido, por exemplo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dermatite atópica

A presença de bolhas nas mãos que coçam, podem surgir devido a dermatite atópica.

A dermatite atópica é a inflamação crônica da pele que também causa ressecamento, inchaço, ferida e placas na pele. Conheça os principais sintomas de dermatite atópica.

O que fazer: quando o diagnóstico é confirmado pelo médico, o tratamento pode incluir o uso de hidratantes, para manter a umidade e acalmar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão e ressecamento.

Além disso, o médico também pode recomendar o uso de anti-histamínicos, corticoides, imunossupressores e antibióticos, na forma de pomadas ou comprimidos.

Leia também: Tratamento para dermatite atópica: remédios e cuidados tuasaude.com/tratamento-para-dermatite-atopica

3. Alergia

A alergia nas mãos normalmente é causada pelo contato com sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza, sendo mais comum em pessoas com predisposição genética e que trabalham com estas substâncias, por exemplo.

Os possíveis sintomas deste tipo de alergia incluem bolhas nas mãos que coçam e vermelhidão, ressecamento, descamação e rachadura da pele.

O que fazer: se houver a suspeita de alergia nas mãos, deve-se consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação completa e o diagnóstico correto.

O tratamento da alergia nas mãos pode ser feito com o uso de remédios antialérgicos, como hidroxizina e cetirizina, e pomadas com corticoide, que devem ser utilizados de acordo com a orientação médica.

Leia também: Alergia: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/alergia

4. Síndrome mão-pé-boca

As bolhas nas mãos e pés que coçam e podem ser causadas pela síndrome mão-pé-boca, uma doença infecciosa causada pelo vírus Coxsackie.

Outros sintomas que também podem estar presentes nesta síndrome incluem febre, dor de garganta, falta de apetite, aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos e pés.

O que fazer: após a confirmação do diagnóstico pelo pediatra ou clínico geral, o tratamento pode ser feio com remédios para febre, como paracetamol, anti-inflamatórios, como ibuprofeno e remédios para a coceira, como anti-histamínicos.

O médico também pode receitar o uso de pomadas na forma de gel para as aftas ou lidocaína, de acordo com a idade da criança, por exemplo.

5. Varíola dos macacos

A varíola dos macacos, também chamada de Monkeypox ou Mpox, é uma doença que causa sintomas como calafrios, dor muscular, cansaço excessivo e bolhas nas mãos que coçam ou doem, e feridas na pele.

O que fazer: é importante consultar o dermatologista, para uma avaliação completa e confirmar o diagnóstico.

O tratamento desta condição geralmente não é necessário, pois os sintomas costumam desaparecer após algumas semanas. No entanto, em alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas.

Além disso, no Brasil, o médico também pode prescrever o uso do Tecovirimat, um remédio indicado para pessoas que estejam internadas e apresentam a forma mais grave da doença.

Leia também: Varíola dos macacos (Mpox): sintomas, transmissão, tratamento e cura tuasaude.com/variola-dos-macacos

6. Dermatite numular

As bolhas nas mãos que coçam podem surgir devido à dermatite numular, que é uma inflamação na pele mais frequente no inverno, podendo estar relacionada com a dermatite atópica.

Outros possíveis sintomas deste tipo de dermatite são: manchas vermelhas na pele, em forma de moeda, ardência e descamação no local.

O que fazer: é recomendado consultar o dermatologista, que poderá indicar o uso de remédios orais ou pomadas contendo corticoides, anti-histamínicos ou antibióticos, ou a realização de fototerapia.

É importante também beber bastante água para manter a pele hidratada, evitar tomar banhos muito quentes e aplicar hidratantes, conforme a recomendação médica.

7. Epidermólise bolhosa

A epidermólise bolhosa é uma doença genética hereditária rara que causa a formação de bolhas que coçam e dolorosas nas mãos e em qualquer outra parte do corpo, como  boca, olhos e sola dos pés.

O que fazer: é aconselhado consultar o dermatologista, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento.

O tratamento pode ser feito com a realização de curativos nas feridas e remédios para controle da dor. Em alguns casos, pode ser necessária também a hospitalização para fazer curativos estéreis e administrar medicamentos diretamente na veia.

O médico também pode indicar a realização da drenagem das bolhas, que deve ser feita por um profissional de saúde.

Leia também: Epidermólise bolhosa: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/epidermolise-bolhosa

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 818.470 visualizações

VARÍOLA DOS MACACOS: principais sintomas e como se proteger

15:38 | 47.787 visualizações