Alergia nas mãos: causas, sintomas e tratamento

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
dezembro 2022

A alergia nas mãos, também conhecida como eczema nas mãos, é um tipo de alergia que surge quando as mãos entram em contato com um agente agressor, causando irritação da pele e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como vermelhidão e coceira nas mãos.

Normalmente, esta alergia é causada pelo contato das mãos com sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza, sendo mais comum de acontecer em pessoas com predisposição genética e que trabalham com estas substâncias, por exemplo.

Em caso de suspeita de alergia nas mãos, é importante consultar o dermatologista ou imunologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver medicamentos antialérgicos e pomadas anti-inflamatórias, além de evitar o contato com possíveis produtos e materiais irritantes.

Imagem ilustrativa número 4

Sintomas de alergia nas mãos

Os principais sintomas de alergia nas mãos são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Pele ressecada;
  • Inchaço;
  • Rachadura nas mãos;
  • Descamação da pele
  • Bolhas; 
  • Pele mais sensível;
  • Espessamento da pele.

A alergia nas mãos pode demorar até 3 dias para surgir após o contato com produtos ou materiais irritantes, sendo comum a alergia afetar ambas as mãos ao mesmo tempo ou apenas partes específicas, como as palmas ou pontas dos dedos. 

Além disso, sintomas como, deformidades nas unhas, espessamento da pele e rachaduras, tendem a surgir especialmente quando a alergia não é tratada adequadamente. Conheça mais sintomas de alergia.

Possíveis causas

A alergia nas mãos normalmente é causada pelo contato com produtos de limpeza, sabão, detergente, óleos e cremes, que podem causar a irritação da pele, especialmente quando perfumados.

Alguns destes produtos removem a proteção natural da pele, facilitando a sua desidratação, o que faz com que a pele das mãos fique mais seca e desprotegida.

Outras possíveis causas de alergia nas mãos incluem o uso de bijuterias, como anéis e pulseiras, uso de luvas feitas com materiais como lã ou algodão, exposição frequente ao frio ou calor e atrito frequente das mãos com as roupas, por exemplo.

Além disso, a alergia nas mãos é mais comum em pessoas com predisposição genética e que trabalham como pintores, cabeleireiros, empregados de limpeza e serviços gerais, pelo contato frequente com produtos químicos.

Alergia nas mãos pode ser emocional?

A alergia nas mãos pode piorar ou ser provocada por alterações emocionais, como estresse ou ansiedade, em algumas pessoas e, normalmente, também estão presentes outros sintomas como preocupação excessiva e dificuldade para dormir. Entenda melhor o que é alergia emocional.

Como é feito o tratamento

O tratamento para alergia nas mãos pode ser feito com medicamentos antialérgicos, como hidroxizina e cetirizina, e pomadas com corticoide, que devem ser utilizados de acordo com a orientação do médico, para diminuir a inflamação e aliviar a coceira.

Nos casos de alergia crônica, quando a alergia persiste por mais de 4 semanas e não responde bem ao tratamento, outros remédios podem ser indicados como azatioprina, metotrexato ou ciclosporina.

Além disso, quando há sinais de infecção nas mãos, como dor, vermelhidão intensa, piora do inchaço e feridas com pus, o dermatologista também pode indicar o uso de antibióticos. 

Pomadas para alergia nas mãos

As pomadas para alergia nas mãos normalmente indicadas são aquelas que contém corticoides, como betametasona ou dexametasona. No entanto, especialmente quando não há resposta ao tratamento, outras pomadas, como tacrolimus e pimecrolimus, também podem ser indicadas pelo médico. Confira as principais pomadas com corticoides.

Tratamento caseiro

Em caso de alergia nas mãos é recomendado:

  • Usar luvas de borracha sempre que for lavar a louça ou roupas e ao usar produtos de limpeza, para evitar o contato direto da pele com produtos químicos;
  • Evitar lavar as mãos excessivamente, especialmente com água quente e sabonetes muito perfumados;
  • Aplicar creme hidratante neutro nas mãos após a sua lavagem;
  • Evitar coçar as mãos, para não causar ferimentos.

Além disso, também é importante tentar identificar e evitar o contato com produtos e materiais possivelmente irritantes, como lã, algodão ou nylon, que podem estar presentes em roupas e luvas, por exemplo, e sabonetes, cremes ou óleos perfumados.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em dezembro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MONTORO, J. et al. Stress and allergy. J Investig Allergol Clin Immunol. Vol.19. 40-47, 2009
  • STATPEARLS. Eczema. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538209/>. Acesso em 30 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Contact Dermatitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459230/>. Acesso em 30 dez 2022
  • TORRES, Tiago et al. Update on Atopic Dermatitis. Acta Med Port. Vol.32, n.9. 606-613, 2019
  • NEDOROST, Susan T. Allergic Contact Sensitization in Healthy Skin Differs from Sensitization in Chronic Dermatitis: Atopic, Occupational Wet Work, and Stasis Dermatitis. Dermatol Clin. Vol.38, n.3. 301-308, 2020
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • 6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

    08:27 | 52015 visualizações