Ter um gosto metálico ou amargo na boca, também conhecido por disgeusia, é um dos sintomas mais comuns durante a gravidez, especialmente durante o 1º trimestre, que acontece essencialmente devido às alterações hormonais características desta fase.
Além disso, outros fatores podem estar na origem deste sintoma, como sofrer de azia ou tomar suplementos para a gravidez. Porém, embora seja raro, a disgeusia na gravidez pode ser um sintoma de uma condição de saúde, como hepatite, infecção ou diabetes, por exemplo.
O gosto amargo não tem tratamento e tende a desaparecer ao longo da gravidez, porém algumas medidas podem ajudar, como mascar uma chiclete ou chupar um picolé de limão, por exemplo.

Porque acontece
As grávidas relatam o sabor amargo e metálico, como se estivessem a beber água por um utensílio metálico ou como se tivessem uma moeda na boca.
A causa mais comum da boca amarga ou com gosto metálico na gravidez, é a alteração dos níveis hormonais, principalmente do estrogênio, que está relacionado com a sensação de paladar. Porém, em alguns casos, este sintoma pode estar relacionado com os efeitos colaterais da suplementação em ácido fólico.
Este sintoma é muito comum durante o 1º trimestre de gestação e vai desaparecendo ao longo da gravidez. Porém, em alguns casos, o sabor amargo é causado pelo refluxo gastroesofágico, que é mais comum no último trimestre, devido ao aumento do volume uterino, que comprime o estômago, levando ao relaxamento do esfíncter do esófago.
Saiba como acabar com o refluxo na gravidez.
Como aliviar
Na maior parte dos casos, o sabor amargo ou metálico na boca vai desaparecendo ao longo da gravidez. Entretanto, algumas medidas podem aliviar o gosto metálico e amargo da boca, como:
- Mascar chiclete ou chupar uma bala, de preferência sem açúcar;
- Chupar sorvetes, como um picolé de limão, por exemplo;
- Comer bolachas de água e sal, ao longo do dia;
- Beber sucos de frutas cítricas;
- Escovar os dentes com mais frequência, com o cuidado de escovar também a língua e usar um enxaguante bucal, que também ajuda a eliminar esse sabor.
Saiba como cuidar dos dentes corretamente na gravidez.
Outras causas de boca amarga
A boca amarga na gravidez, geralmente é causada por alterações hormonais, porém, embora seja menos comum, também pode ocorrer devido a má higiene oral, uso de antibióticos ou antidepressivos, hepatite, fígado gordo, cirrose, infecções, cetoacidose diabética ou exposição a metais pesados.
Saiba mais sobre as causas da boca amarga e veja o que fazer.