Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Boca amarga na gravidez: porque acontece e o que fazer

Ter um gosto metálico ou amargo na boca, também conhecido por disgeusia, é um dos sintomas mais comuns durante a gravidez, especialmente durante o 1º trimestre, que acontece essencialmente devido às alterações hormonais características desta fase.

Além disso, outros fatores podem estar na origem deste sintoma, como sofrer de azia ou tomar suplementos para a gravidez. Porém, embora seja raro, a disgeusia na gravidez pode ser um sintoma de uma condição de saúde, como hepatite, infecção ou diabetes, por exemplo.

O gosto amargo não tem tratamento e tende a desaparecer ao longo da gravidez, porém algumas medidas podem ajudar, como mascar uma chiclete ou chupar um picolé de limão, por exemplo.

Boca amarga na gravidez: porque acontece e o que fazer

Porque acontece

As grávidas relatam o sabor amargo e metálico, como se estivessem a beber água por um utensílio metálico ou como se tivessem uma moeda na boca.

A causa mais comum da boca amarga ou com gosto metálico na gravidez, é a alteração dos níveis hormonais, principalmente do estrogênio, que está relacionado com a sensação de paladar. Porém, em alguns casos, este sintoma pode estar relacionado com os efeitos colaterais da suplementação em ácido fólico.

Este sintoma é muito comum durante o 1º trimestre de gestação e vai desaparecendo ao longo da gravidez. Porém, em alguns casos, o sabor amargo é causado pelo refluxo gastroesofágico, que é mais comum no último trimestre, devido ao aumento do volume uterino, que comprime o estômago, levando ao relaxamento do esfíncter do esófago.

Saiba como acabar com o refluxo na gravidez.

Como aliviar

Na maior parte dos casos, o sabor amargo ou metálico na boca vai desaparecendo ao longo da gravidez. Entretanto, algumas medidas podem aliviar o gosto metálico e amargo da boca, como:

  • Mascar chiclete ou chupar uma bala, de preferência sem açúcar;
  • Chupar sorvetes, como um picolé de limão, por exemplo;
  • Comer bolachas de água e sal, ao longo do dia;
  • Beber sucos de frutas cítricas;
  • Escovar os dentes com mais frequência, com o cuidado de escovar também a língua e usar um enxaguante bucal, que também ajuda a eliminar esse sabor.

Saiba como cuidar dos dentes corretamente na gravidez.

Outras causas de boca amarga

A boca amarga na gravidez, geralmente é causada por alterações hormonais, porém, embora seja menos comum, também pode ocorrer devido a má higiene oral, uso de antibióticos ou antidepressivos, hepatite, fígado gordo, cirrose, infecções, cetoacidose diabética ou exposição a metais pesados. 

Saiba mais sobre as causas da boca amarga e veja o que fazer.

Bibliografia >

  • HUMMEL, Thomas; LANDIS, Basile N.; HUTTERNBRINK, Karl-Bernd. Smell and taste disorders. GMS Curr Top Otorhinolaryngol Head Neck Surg. Vol.10. Doc04, 2011
  • COLGATE. What Causes Sour Tongue And How To Prevent It. Disponível em: <https://www.colgate.com/en-us/oral-health/life-stages/adult-oral-care/sour-tongue-causes-prevention-0717->. Acesso em 09 Set 2019
  • HEALTHLINE. What Causes a Bitter Taste in the Mouth?. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/bitter-taste-in-mouth>. Acesso em 09 Set 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. Why do I have a bitter taste in my mouth?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/321175.php>. Acesso em 09 Set 2019
  • NORDIN, Steven et. al.. A Longitudinal Descriptive Study of Self-reported Abnormal Smell and Taste Perception in Pregnant Women. Chem. Senses. Vol.29. 391-402, 2004
  • BETTERHEALTH. Pregnancy - signs and symptoms. 2016. Disponível em: <https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/HealthyLiving/pregnancy-signs-and-symptoms?viewAsPdf=true>. Acesso em 07 Mai 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem