Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bissinose: o que é e principais sintomas

A bissinose é um tipo de pneumoconiose que é causada pela inalação de pequenas partículas de fibras de algodão, linho ou cânhamo, o que leva ao estreitamento das vias respiratórias, resultando em dificuldade para respirar e sensação de pressão no peito. Veja o que é a pneumoconiose.

O tratamento da bissinose é feito por meio de remédios que promovem a dilatação das vias respiratórias, como por exemplo o Salbutamol, que pode ser administrado com o auxilio de um inalador. Saiba mais sobre o Salbutamol e como usar.

Bissinose: o que é e principais sintomas

Sintomas da Bissinose

A bissinose tem como principais sintomas a dificuldade para respirar e a sensação de pressão acentuada no peito, o que ocorre devido ao estreitamento das vias respiratórias.

A bissinose pode ser confundida com a asma brônquica, mas, ao contrário da asma, os sintomas da bissinose podem desaparecer quando a pessoa deixa de ser exposta às partículas de algodão, por exemplo, como em um fim de semana de trabalho. Veja quais são os sintomas e tratamento da asma brônquica.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da bissinose é feito por meio de um teste que detecta a diminuição da capacidade pulmonar. Após a verificação da diminuição da capacidade respiratória e estreitamento das vias respiratórias, é importante controlar o contato com as fibras de algodão, linho ou cânhamo com o objetivo de evitar a doença ou a sua progressão.

As pessoas mais afetados são aquelas que trabalham com o algodão na forma bruta e, geralmente, manifestam os sintomas durante o primeiro dia de trabalho, devido ao primeiro contato com as fibras.

Como tratar

O tratamento para a bissinose é feito com o uso de medicamentos broncodilatadores, que devem ser tomados enquanto durarem os sintomas da doença. Para a sua completa remissão é necessário que a pessoa seja retirada do seu local de trabalho, para que não seja mais exposto às fibras de algodão.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...