Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bioplastia peniana: o que é, como é feita e recuperação

Atualizado em Novembro 2019

A bioplastia peniana, também chamada de preenchimento de pênis, é um procedimento estético que tem como objetivo aumentar o diâmetro do pênis através da aplicação de substâncias nesse órgão, como por exemplo o ácido hialurônico polimetilmetacrilato, popularmente conhecido como PMMA.

Apesar de ser um procedimento simples e rápido, não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, já que possui riscos que estão relacionados com a qualidade e quantidade da substância aplicada, podendo resultar em um processo inflamatório grave, aumento do risco de infecção e necrose do órgão. Por isso, é importante que a bioplastia peniana seja bem pensada e que o homem saiba quais são os riscos associados ao procedimento.

Bioplastia peniana: o que é, como é feita e recuperação

Como é feita a bioplastia peniana

A bioplastia peniana deve ser feita por um profissional capacitado, de preferência por um cirurgião plástico, já que apesar de ser um procedimento simples, é delicado e preciso, e dura cerca de 30 a 60 minutos. Para realizar a bioplastia, é necessário que seja feita a anestesia local e que o pênis esteja ereto para que a substância aplicada consiga espalhar-se uniformemente em todo o pênis.

A substância aplicada pode variar de acordo com o local de aplicação, ou seja, caso o desejo do homem é aumentar o diâmetro da glande, normalmente é feita a aplicação de ácido hialurônico, já que se trata de uma região mais sensível e essa substância pode ser absorvida pelo corpo, enquanto que para o resto do pênis é utilizado o PMMA para engrossar. É possível também que seja aplicada gordura da própria pessoa para engrossar o pênis, porém esse procedimento é mais raro. Além disso, a quantidade a ser aplicada da substância pode variar de acordo com o quanto se deseja engrossar, podendo resultar no aumento de até 5 cm do diâmetro.

Apesar de ser um procedimento rápido, simples, que não necessita da realização de cortes, possui riscos e tem um custo elevado, podendo variar de 2 mil a 20 mil reais dependendo do profissional que irá realizar o procedimento, local em que vai ser aplicado e quantidade da substância.

Além disso, como todo procedimento estético, a bioplastia possui riscos, principalmente relacionados à quantidade e qualidade da substância aplicada, podendo resultar em resposta inflamatória excessiva, infecções, formação de nódulos, risco de rejeição da substância pelo organismo e necrose, por exemplo. Por isso, para minimizar os riscos, é recomendado que a bioplastia seja feita apenas por profissionais experientes e em um ambiente seguro e adequado.

Conheça outros métodos para aumentar o tamanho do pênis.

Como é a recuperação

Após a realização da bioplastia, o homem já pode ir para casa e continuar as suas atividades diárias sem qualquer problema, no entanto é recomendado que não tenha relações sexuais por cerca de 30 a 60 dias, de acordo com a orientação médica, para evitar que os resultados sejam comprometidos e que haja deformidades ao longo do tempo.

Apesar de ser um procedimento de baixo risco, é importante estar atento a qualquer alteração no pênis e no local de aplicação, indo ao médico caso surja algum sinal ou sintoma que possa ser indicativo de infecção, por exemplo.

Bibliografia >

  • ALVES, Leonardo S. Bioplastia do pênis - tratamento de abscesso peniano pós uso de PMMA. Urominas. Vol 06. 36-38, 2019
  • SILVINATO, ANTÔNIO ET AL. Cirurgia Estética Genital Masculina. Disponível em: <http://portaldaurologia.org.br/medicos/wp-content/uploads/2015/09/cirurgia_estetica_genital_masculina.pdf>. Acesso em 06 Nov 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Saiba sobre cirurgia de aumento peniano. Disponível em: <http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2015/07/14/saiba-sobre-cirurgia-de-aumento-peniano/>. Acesso em 06 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem