Azelan (ácido azelaico): para que serve e como usar

outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Azelan é um remédio de uso tópico indicado para o tratamento da acne vulgar ou rosácea papulopustulosa, pois possui ácido azelaico na sua composição com ação antibacteriana e anti-inflamatória, que ajuda a combater a acne, reduzir os cravos da pele, e a diminuir a aspereza e o espessamento das células da pele que obstruem os poros.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de gel ou creme em bisnagas de 30 g, com os nomes Azelan gel 150 mg/g ou Azelan creme dermatológico 200 mg/g.

O Azelan deve ser usado apenas com indicação do dermatologista, somente por adultos, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Para que serve

O Azelan em gel ou creme é indicado para:

Esse remédio contém ácido azelaico na sua composição, que age contra a Cutibacterium acnes, que é uma bactéria que contribui para o desenvolvimento da acne e reduz a aspereza e o espessamento das células da pele que obstruem os poros.

Além disso, o Azelan possui ação anti-inflamatória que ajuda a aliviar os sintomas da rosácea papulopustulosa, como pequenas nódulos semelhantes a acne ou bolhas contendo pus na face.

O Azelan deve ser usado somente com orientação do dermatologista.

O Azelan serve para clarear manchas?

Um dos efeitos colaterais do Azelan é a despigmentação da pele, ou seja, pode deixa a pele mais clara na região em que foi aplicado o creme ou o gel. No entanto, esse remédio não é indicado para clarear ou tirar manchas da pele. Nesses casos, o dermatologista pode indicar outros cremes ou pomadas dermatológicas, ou tratamentos estéticos. Veja os principais tratamentos para clarear manchas.

Como usar

O Azelan gel ou creme deve ser usado sobre a pele afetada, em uma pequena quantidade, duas vezes ao dia, de manhã é à noite, friccionando delicadamente.

As recomendações para aplicar o Azelan são:

  1. Lavar a região afetada com água e sabonete suave, ou um agente de limpeza suave;
  2. Secar bem a pele, com uma toalha limpa e seca;
  3. Colocar uma pequena quantidade do Azelan, na ponta do dedo e aplicar nos pontos afetados da pele, como queixo, testa, bochecha e nariz, massageando levemente a pele;
  4. Lavar as mãos após a aplicação.

Em geral, é percebida uma melhora significativa após cerca de 4 semanas da utilização do produto.

É importante evitar o contato do gel ou creme de Azelan com os olhos, boca, narinas, mamilos e genitais. Além disso, não se deve cobrir a área da pele tradada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção do gel ou creme e causar efeitos colaterais.

A duração do tratamento depende da gravidade dos sintomas e deve ser determinada pelo dermatologista. O tratamento não deve ser interrompido sem falar previamente com médico.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento com o Azelan, é importante seguir alguns cuidados, como:

  • Evitar o uso de outros remédios na forma de cremes ou pomadas na mesma região em que o Azelan é aplicado, a menos que tenha sido recomendado pelo dermatologista;
  • Evitar o uso de esfoliantes, produtos adstringentes, abrasivos ou qualquer outro produto químico no rosto, contendo enxofre, peróxido de benzoíla, ácido salicílico, resorcinol ou álcool, por exemplo, para reduzir a irritação da pele;
  • Evitar tratamento com peeling durante o uso do Azelan;
  • Não usar o Azelan em quantidades maiores do que as recomendadas, pois pode causar irritação na pele;
  • Não aplicar o Azelan em áreas da pele irritadas, como queimaduras de sol, cortes, arranhões, eczema ou lesões na pele;
  • Evitar consumir alimentos picantes ou apimentados, e bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois podem causar vermelhidão na pele.

Além disso, o Azelan na forma de gel, é inflamável, pois contém álcool na sua composição. Desta forma, deve-se armazená-lo longe do calor e luz solar, além de evitar seu uso perto do fogo, e no caso de fumantes, evitar fumar até que o gel esteja completamente seco.

É importante seguir todas as recomendações médicas para aliviar os efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com o Azelan.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Azelan são queimação, coceira, vermelhidão, descamação e dor no local de aplicação e distúrbios no sistema imune.

Além disso, o Azelan também pode causar ressecamento da pele, irritação ou ligeiro clareamento da pele, ou agravamento da asma.

O Azelan também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Nestes casos é importante lavar a pele onde foi aplicado e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O Azelan não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, o Azelan creme não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, e o Azelan gel, não deve ser usado por menores de 18 anos.

O Azelan também não deve ser usado em mucosas, como olhos, boca, dentro das narinas, ou nos órgão genitais, pois pode causar alergia e irritação na pele. Além disso, não deve ser usado na pele com machucados, lesões ou queimaduras.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • BAYER S.A. Azelan gel 150 mg/g e Azelan creme dermatológico 200 mg/g. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/1273.pdf>. Acesso em 19 out 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 59087 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 67338 visualizações
  • Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

    05:36 | 418488 visualizações
  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 669314 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 489422 visualizações