O Azelan em gel ou creme, está indicado para o tratamento da acne, porque tem ácido azelaico na sua composição que age contra a Cutibacterium acnes, anteriormente conhecida como Propionibacterium acnes, que é uma bactéria que contribui para o desenvolvimento da acne. Além disso, também reduz a aspereza e o espessamento das células da pele que obstruem os poros.
Este remédio pode ser comprado em farmácias, sob a forma de gel ou creme.

Para que serve
O Azelan em gel ou creme, contém ácido azelaico na sua composição, que é indicado para o tratamento da acne. Esta substância ativa age contra a Cutibacterium acnes, que é uma bactéria que contribui para o desenvolvimento da acne e reduz a aspereza e o espessamento das células da pele que obstruem os poros.
Como usar
Antes de aplicar o produto, deve-se lavar a região com água e com um agente de limpeza suave e secar bem a pele.
O Azelan deve ser aplicado sobre a área afetada, em uma pequena quantidade, duas vezes ao dia, de manhã é à noite, friccionando delicadamente. Em geral, é percebida uma melhora significativa após cerca de 4 semanas da utilização do produto.
Quem não deve usar
O Azelan não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula e deve ser também evitado o contato com os olhos, boca e outras mucosas.
Além disso, este medicamento também não deve ser usado em grávidas e lactantes sem recomendação médica.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Azelan são queimação, coceira, vermelhidão, descamação e dor no local de aplicação e distúrbios no sistema imune.