Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do Palmito

Excelente para adicionar na salada, com poucas calorias, sem colestrol e uma boa quantidade de fibras, o palmito é uma ótima opção para quem quer emagrecer e pode ser usado na fase cruzeiro da dieta Dukan. Ele é ainda uma boa fonte de proteína magra que ajuda na manutenção dos músculos, sendo um ótimo ingrediente para quem está praticando exercícios.

O palmito, também conhecido como coração da palmeira, é a parte interna de uma palmeira encontrada no Brasil e na Costa Rica e pode ser encontrado em 3 tipos, juçara, açaí ou pupunha mas geralmente é encontrado nos supermercados em forma de conserva em frascos de vidro. Por causa disso, a concentração de sódio presente no palmito é alta e por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas com pressão alta.

Benefícios do Palmito

Tabela de informação nutricional

Nutrientes Quantidade em 100 g
Energia 23 calorias
Proteína 1,8 g
Lipídios 0,4 g
Carboidratos 4,3 g
Fibras 3,2 g
Cálcio 58 mg
Magnésio 34 mg 
Sódio  622 mcg
Vitamina C 11 mg

Como aproveitar o Palmito

O palmito é facilmente adicionado à saladas, basta cortar 1 palmito em conserva em fatias e adicionar alface, tomate, azeite e orégano. Outras possibilidades são incluir o palmito numa pizza ou na macarronada, por exemplo.

Benefícios do Palmito

Palmito grelhado com molho pesto

Ingredientes

  • 4 palmitos em conserva
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 dente de alho
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo

Coloque o palmito numa frigideira antiaderente com um fio de azeite até que fiquem douradinhos. Vire algumas vezes para que todo palmito fique da mesma cor. A seguir faça o molho pesto que irá regar o palmito.
Para o molho pesto bata no liquidificador os ingredientes restantes até que fique uniforme. Disponha o molho sobre os palmitos ja grelhados e sirva.

Palmito gratinado com molho branco

Ingredientes

  • 1 frasco de palmito em conserva
  • 300 g de queijo prato
  • 300 g de peito de peru defumado
  • 1 colher de manteiga
  • 1 copo de leite
  • 2 colheres de maizena
  • queijo parmezão ralado para gratinar
  • sal, pimenta preta e noz moscada para temperar

Modo de preparo

Embrulhe cada palmito numa fatia de queijo e de peito de peru e coloque numa travessa que pode ir ao forno. Regue com o molho branco, salpique o queijo parmezão e leve ao forno médio durante 20 minutos ou até dourar e estar bem cozido.

Para o molho branco basta colocar a manteiga e a maizena numa panelinha até que a manteiga fique toda derretida. Misture com o maizena até formar uma pasta e depois acrescente o leite, mexendo sempre até engrossar e ficar uniforme. Tempere com sal, pimenta preta e noz moscada.

Preço e onde comprar

Uma embalagem de 500 gramas de palmito em conserva custa entre 20 e 40 reais. O palmito em conserva pode ser encontrado nos grandes supermercados mas para garantir que está comprando um produto que não contribui para a extensão do palmito, observe se a tampa contém impressões na parte superior e lateral e se está devidamente lacrado com um lacre transparente.

Esse cuidado é importante porque o palmito Juçara está em risco de extinção e por isso sua retirada está proibida no Brasil, estando livre para comercialização apenas o palmito açaí e o palmito pupunha que não morrem após a extração do palmito. Estas palmeiras crescem mais rápido e são mais fáceis de cultivar e garantem a exploração segura do palmito e o consumo consciente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...