Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do Chá Mate para saúde

O chá mate provém das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis, que é muito consumido na região sul do país, em forma de chimarrão ou tereré.

Os benefícios do chá mate para a saúde estão relacionados as propriedades medicinais que ele possui. O chá mate tem cafeína, minerais e vitaminas, e por isso possui efeito anti-oxidante, diurético, laxante suave e é um bom estimulante cerebral. O alto teor de cafeína do chá mate diminui os sintomas de depressão e de cansaço, deixando o indivíduo mais alerta e disposto para as atividades diárias. 

Benefícios do Chá Mate para saúde

Os principais benefícios do chá mate para saúde são: 

1. Baixar o colesterol 

O chá mate tostado pode ser tomado diariamente como remédio caseiro para o colesterol pois ele diminui a absorção de gordura dos alimentos devido a presença de saponinas. No entanto, este remédio caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, mas é uma excelente forma de complementar este tratamento clínico. 

2. Ajudar a emagrecer

Essa planta tem ação termogênica, que ajuda no processo de emagrecimento e redução da gordura corporal. O chá atua melhorando a resposta sinalizadora da saciedade, porque retarda o tempo de esvaziamento gástrico e reduz a quantidade de leptina circulante, e ainda diminui a formação de gordura visceral.

3. Proteger o coração

 O chá mate tem efeito protetor sobre os vasos sanguíneos, impedindo o acumulo de gordura no interior das artérias, o que consequentemente protege o coração de um infarto. No entanto, seu consumo regular não exclui a necessidade de fazer uma alimentação saudável, pobre em gorduras. 

4. Controlar a diabetes

O chá mate tem ação hipoglicemiante, que ajuda a baixar a quantidade de açúcar no sangue, mas para este efeito deve ser consumido diariamente, e sempre sem açúcar ou adoçante. 

5. Combater o cansaço e o desânimo 

Devido a presença de cafeína o chá mate atua à nível cerebral aumentando a disposição e a concentração mental, dessa forma ele é ótimo para tomar ao acordar e depois do almoço, mas deve ser evitado à noite, e à partir do final da tarde, para não promover a insônia, e dificultar o sono. Seu consumo é indicado particularmente para estudantes, e pessoas em ambiente de trabalho com o intuito de mantê-los alertas. 

Os mesmos benefícios foram encontrados no chá mate leão tostado, erva mate, no chimarrão e no tererê.

Como fazer o chá mate

Tradicional chimarrão gaúcho
Tradicional chimarrão gaúcho

O chá mate pode ser ingerido quente ou gelado, e pode-se adicionar algumas gotas de limão.

Ingredientes: 

  • 1 saqueta de chá mate
  • 1 xícara de água fervente

Preparo:

Adicionar a saqueta de chá mate na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por 3 a 5 minutos. Coar e tomar a seguir. Pode-se consumir até 1,5 litro de chá mate por dia.

Para preparar em forma de chimarrão deve-se colocar a erva-mate dentro da cuia, própria para chimarrão, forrando apenas um lado e depois adicionar a água quente antes de entrar em ponto de ebulição. Usar a bomba filtradora para tomar o chá, ainda quente. 

O chá mate pode ser encontrado nas farmácias, drogarias, supermercados e em lojas de produtos naturais em sua forma natural (folhas), em saches ou em pó para dissolver na água ou no leite. Ele é contraindicado em caso de insônia, nervosismo e ansiedade.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar