Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Chá-Mate e Benefícios para saúde

O chá mate é um tipo de chá feito a partir das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis, que é muito consumido na região sul do país, em forma de chimarrão ou tereré.

Os benefícios do chá mate para a saúde estão relacionados com os seus constituintes como cafeína, os vários minerais e vitaminas, que fornecem diferentes tipos de propriedades para o chá, especialmente anti-oxidante, diurético, laxante suave e é um bom estimulante cerebral. 

O alto teor de cafeína do chá mate diminui os sintomas de depressão e de cansaço, deixando a pessoa mais alerta e disposta para as atividades diárias., e por isso, é uma bebida muito utilizada logo pela manhã para iniciar o dia com mais energia.

O que é Chá-Mate e Benefícios para saúde

Os principais benefícios do chá mate para saúde são: 

1. Baixar o colesterol 

O chá mate tostado pode ser tomado diariamente como remédio caseiro para o colesterol pois ele diminui a absorção de gordura dos alimentos devido à presença de saponinas na sua constituição. No entanto, este remédio caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, mas é uma excelente forma de complementar este tratamento clínico. 

2. Ajudar a emagrecer

Essa planta tem ação termogênica, que ajuda no processo de emagrecimento e redução da gordura corporal total. O chá atua melhorando a resposta sinalizadora da saciedade, porque retarda o tempo de esvaziamento gástrico e reduz a quantidade de leptina circulante, e ainda diminui a formação de gordura visceral.

3. Proteger o coração

O chá mate tem efeito protetor sobre os vasos sanguíneos, impedindo o acúmulo de gordura no interior das artérias, o que consequentemente protege o coração de um infarto. No entanto, seu consumo regular não exclui a necessidade de fazer uma alimentação saudável, pobre em gorduras. 

4. Controlar a diabetes

O chá mate tem ação hipoglicemiante, que ajuda a baixar a quantidade de açúcar no sangue, mas para este efeito deve ser consumido diariamente, e sempre sem açúcar ou adoçante. 

5. Combater o cansaço e o desânimo 

Devido a presença de cafeína o chá mate atua à nível cerebral aumentando a disposição e a concentração mental, dessa forma ele é ótimo para tomar ao acordar e depois do almoço, mas deve ser evitado à noite, e à partir do final da tarde, para não promover a insônia, e dificultar o sono. Seu consumo é indicado particularmente para estudantes, e pessoas em ambiente de trabalho com o intuito de mantê-los alertas. 

Os mesmos benefícios foram encontrados no chá mate leão tostado, erva mate, no chimarrão e no tererê.

Como fazer o chá mate

O que é Chá-Mate e Benefícios para saúde

O chá mate pode ser ingerido quente ou gelado, e pode-se adicionar algumas gotas de limão.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas torradas de erva-mate;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de erva-mate na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar a seguir. Pode-se consumir até 1,5 litro de chá mate por dia.

Como fazer chimarrão

O chimarrão é uma bebida indígena comum nas regiões sul da América do Sul, que é feita a partir da erva-mate e que deve ser preparada em um recipiente específico, conhecido como cuia. Nessa cuia, é colocado o chá e também uma "bomba", que funciona quase como um canudo que permite beber o chimarrão.

Para preparar em forma de chimarrão deve-se colocar a erva-mate, para chimarrão, dentro da cuia até preencher cerca de 2/3. Depois, tampar a cuia e inclinar o recipiente até que a erva fique acumulada em apenas um dos lados. Por fim, encher o lado vago com água quente, antes de entrar em ponto de ebulição, e colocar também a bomba até ao fundo da cuia, mantendo um dedo na abertura do canudo e encostando a bomba sempre na parede da cuia. Usar a bomba filtradora para tomar o chá, ainda quente. 

Quem não deve tomar

O chá mate é contraindicado para crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade ou pressão alta, devido ao seu alto conteúdo em cafeína.

Além disso, por reduzir os níveis de açúcar no sangue, esta bebida só deve ser utilizada em diabéticos com conhecimento do médico, já que pode ser necessário adequar o tratamento.


Bibliografia

  • BURRIS, Kellie P. et al.. Composition and bioactive properties of Yerba Mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research. Vol.2. 268-274, 2012
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem