Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como a coalhada ajuda a ganhar massa muscular

A coalhada pode ser feita em casa usando um processo de fermentação semelhante ao do iogurte, que irá mudar a consistência do leite e deixá-lo com um sabor mais ácido devido à redução do teor de lactose, que é o açúcar natural do leite.

A coalhada traz benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, por ser rica em proteínas, e melhorar a flora intestinal, por ter bactérias importantes para a saúde do intestino.

Para preparar a coalhada em casa, deve-se fazer os seguintes passos:

Como a coalhada ajuda a ganhar massa muscular

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de preparo:

Ferver o leite e esperar amornar até que não haja mais vapor ou até que seja possível colocar um dedo no leite e contar até 10. Transferir o leite para um recipiente com tampa, adicionar o iogurte natural, mexer bem com uma colher e tampar. Em seguida, embrulhar o recipiente com jornal ou panos de prato para manter a temperatura morna e guardar no forno desligado durante a noite, deixando a mistura descansar por cerca de 8 horas. Após esse período, a coalhada estará pronta e deverá ser armazenada na geladeira.

Para deixar a consistência mais cremosa, deve-se adicionar 2 colheres de leite em pó no iogurte e misturar bem, antes de adicionar a mistura ao leite morno.

Benefícios da Coalhada

O consumo regular de coalhada trás os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Melhorar a saúde intestinal, por conter bactérias boas e que melhoram a flora intestinal;
  2. Ajudar a ganhar massa muscular, por ser rica em proteínas;
  3. Ajudar a prevenir e combater gastrite causada por H. pylori, pois as bactérias da coalhada ajudam a destruir a H. pylori no estômago;
  4. Fortalecer os ossos e os dentes, por ser rica em cálcio e fósforo;
  5. Prevenir prisão de ventre e diarreias, por equilibrar a flora intestinal;
  6. Repor a flora intestinal após períodos de infecção intestinal ou quando houve uso de antibióticos;
  7. Ajudar a emagrecer, por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.

É importante destacar que pessoas com intolerância à lactose normalmente conseguem comer coalhada sem sentir os sintomas da intolerância, como dores abdominais e diarreia, pois a maior parte da lactose do leite é consumida pelas bactérias benéficas que fermentam o leite durante o processo de produção da coalhada. Veja também os benefícios queijo.

Informação nutricional da coalhada

A tabela a seguir trás a informação nutricional para 100 g de coalhada.

Quantidade: 100 g de coalhada
Energia:61 kcal
Carboidrato:4,66 g
Proteína:3,47 g
Gorduras:3,25 g
Fibras:0 g
Cálcio:121 mg
Magnésio:12 mg
Potássio:155 mg
Sódio:46 mg

É importante lembrar que esses valores são para a coalhada fresca pura, sem adição de açúcar ou outros ingredientes. Para saborizar a coalhada, boas opções são adoçá-la com mel, adoçantes naturais como Stevia e bater a coalhada com frutas no liquidificador. Veja 10 formas naturais de substituir o açúcar.

Receita de Sobremesa de Coalhada

Como a coalhada ajuda a ganhar massa muscular

Ingredientes:

  • 500 g de coalhada
  • 300 g de creme de leite
  • 30 g de gelatina de morango ou do sabor desejado
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Morangos ou outras frutas a gosto

Modo de preparo:

Misturar a coalhada com o creme de leite até ficar homogêneo e, em seguida, adicionar o açúcar. Despejar uma xícara de água na gelatina e deixar descansar por 10 minutos. Levar a gelatina para o fogo baixo sem deixar ferver, misturando bem até que a gelatina se dissolva completamente. Despejar lentamente a gelatina na massa de coalhada e misturar bem. A massa deve ficar líquida. Adicionar os morangos ou as frutas desejadas no fundo de uma forma, despejar a massa e levar à geladeira por 2 horas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...