Coalhada: 6 benefícios e como fazer (com receitas)

Atualizado em abril 2023

A coalhada é um alimento obtido através da fermentação do leite e que promove diversos benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, manter a saúde do intestino, fortalecer o sistema imunológico e prevenir a osteoporose.

Esses benefícios são possíveis devido ao fato de a coalhada ser rica em proteínas, cálcio e fósforo, além de conter probióticos, que são bactérias benéficas para o equilíbrio da flora intestinal.

A coalhada pode ser feita em casa usando leite de vaca, ovelha ou cabra. Conforme o tipo de leite usado e o processo de fermentação, a consistência da coalhada pode variar entre firme e líquida, e o sabor pode ser ácido ou mais refrescante.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da coalhada

Os principais benefícios da coalhada para a saúde são:

1. Melhorar a saúde intestinal

Por conter probióticos, bactérias “boas” que vivem no intestino, a coalhada melhora a saúde intestinal, ajudando a combater a diarreia causada por vírus, bactéria ou pelo uso de antibióticos. Conheça todos os benefícios dos probióticos para a saúde.

Além disso, os probióticos presentes na coalhada também ajudam a prevenir a prisão de ventre, porque melhoram a consistência das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, favorecendo a evacuação.

2. Ajudar a ganhar massa muscular

A coalhada ajuda no ganho de massa muscular por ser um alimento rico em proteínas, um nutriente que é essencial para a construção e manutenção das fibras musculares.

Por ter ótimas quantidades de cálcio, a coalhada também estimula a contração e manutenção do tecido muscular.

3. Favorecer o emagrecimento

Por ser um alimento rico em proteínas, um nutriente que leva mais tempo para ser digerido no estômago, a coalhada prolonga a saciedade, controlando a fome e favorecendo o emagrecimento.

No entanto, para emagrecer, é fundamental também manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

4. Prevenir a osteoporose

A coalhada é rica em cálcio e fósforo, que são minerais essenciais para a formação, fortalecimento e manutenção da saúde dos ossos, ajudando, assim, a prevenir a osteoporose. Confira outros alimentos que fortalecem os ossos.

5. Fortalecer o sistema imunológico

As proteínas, presentes em boas quantidades na coalhada, são essenciais para a formação das células de defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico, combatendo vírus, bactérias ou fungos que podem causar problemas de saúde.

Além disso, a coalhada contém probióticos, que são as bactérias “boas” que equilibram a flora intestinal, estimulando as células do sistema imunológico.

6. Manter a saúde do coração

A coalhada ajuda a manter a saúde cardiovascular por ser rica em cálcio, um mineral que é importante para a contração e o relaxamento dos músculos do coração, regulando os batimentos cardíacos e prevenindo situações, como pressão alta, infarto e derrame.

A coalhada engorda?

Por ser rica em proteínas, a coalhada ajuda a prolongar a saciedade, reduzindo a fome e ajudando na perda de peso.

No entanto, quando é consumida em grandes quantidades ou usada em preparações ricas em gordura ou açúcar, como doces ou frituras, a coalhada pode engordar.

Diferença entre iogurte e coalhada

O iogurte é obtido através da fermentação do leite, usando-se bactérias como Lactobacillus e Bifidobactérias. Além disso, durante o preparo do iogurte, o leite não deve ser fervido. O iogurte tem uma textura cremosa e um sabor levemente azedo. Confira mais sobre as propriedades do iogurte.

Enquanto que a coalhada é feita com a coagulação do leite, através da fervura ou com a adição de ácidos, como vinagre ou limão. A coalhada tem uma textura mais granulada e um sabor mais ácido.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de coalhada fresca:

Componente

Quantidade em 100 g de coalhada

Energia

147 calorias

Carboidratos

12,3 g

Proteínas

10,4 g

Gorduras

6,28 g

Fibras

0 g

Vitamina A

92,7 mcg

Cálcio

345 mg

Fósforo

221 mg

Para se obter todos os benefícios da coalhada, é importante também manter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regularmente.

Como fazer coalhada

Para fazer a coalhada, é necessário apenas 1 litro de leite integral e 170g de iogurte natural integral e sem açúcar

O passo a passo para fazer a coalhada é:

  1. Colocar o leite numa panela e levar ao fogo médio para ferver;
  2. Apagar o fogo e deixar o leite chegar a cerca de 50ºC ou até que seja possível colocar um dedo no leite e contar até 10. Se a temperatura estiver suportável neste período, a temperatura estará no ponto correto;
  3. Acrescentar o iogurte ao leite e misturar bem com uma colher;
  4. Tampar a panela com a tampa e embrulhá-la bem com panos de prato;
  5. Guardar a panela dentro do forno desligado e deixar a mistura descansar por 8 horas;

Após esse período, a coalhada estará pronta e deverá ser armazenada na geladeira.

Receitas saudáveis com coalhada

Imagem ilustrativa número 2

Algumas receitas saudáveis com a coalhada são bolo e salada.

1. Salada com molho de coalhada

Ingredientes:

  • 1 maço de alface lisa;
  • 2 tomates médios;
  • 1 cenoura média;
  • 1 xícara (de chá) de folhas de hortelã fresca picadas;
  • 1 xícara (de chá) de coalhada;
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
  • 3 colheres (de sopa) de azeite;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de alface, os tomates e as cenouras; Rasgar as folhas de alface com as mãos e colocar em uma travessa. Fatiar a cenoura em rodelas finas e colocar sobre as folhas de alface. Cortar o tomate em cubos e, junto com as folhas de hortelã, misturar aos demais ingredientes.

Num pote pequeno, misturar bem a coalhada, o suco de limão, o azeite e o sal, e espalhar sobre a salada. Servir em seguida.

2. Bolo de coalhada

Ingredientes:

  • 180 g de coalhada;
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de aveia;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou 3 colheres de sopa de adoçante culinário em pó;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Numa batedeira, colocar a manteiga, os ovos e a coalhada, batendo por 3 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea. Adicionar as farinhas e o açúcar aos poucos e bater por mais alguns minutos.

Por fim, acrescentar o fermento e misturar a massa cuidadosamente com uma colher ou espátula. Transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por cerca de 30 a 40 minutos.