Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Síndrome Metabólica e como é feito o Diagnóstico

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças, que juntas, aumentam o risco de graves alterações cardiovasculares como infarto e derrame. Essas doenças são o acumulo de gordura no abdômen, diabetes, e ainda pressão, colesterol e triglicerídeos altos.

Esta síndrome, que também é chamada de síndrome de resistência à insulina, é caracterizada pelo acumulo de gordura na região da barriga, e resistência à insulina mas outras doenças que também estão associadas à esta síndrome  são a síndrome dos ovários policísticos, gordura no fígado de causa não-alcoólica, pequena quantidade de albumina na urina e elevação do ácido úrico no sangue.

Sinais e sintomas 

Os sinais e sintomas que podem indicar a síndrome metabólica estão relacionados às doenças que estão associadas, como:

  • Acantose nigricans: são manchas escuras ao redor do pescoço e nas dobras da pele;
  • Obesidade: acumulo de gordura abdominal, cansaço, dificuldade para respirar e dormir, dor nos joelhos e tornozelos devido ao excesso de peso;
  • Diabetes: boca seca, tontura, cansaço, urina em excesso;
  • Pressão alta: dor de cabeça, tontura, zumbido nos ouvidos.

Além de avaliar a altura, peso, medir a pressão, a glicemia no momento da consulta e querer saber os hábitos de vida da pessoa, como se fuma, pratica atividade física se há histórico de hipertensão na família, o médico pode pedir exames para identificar a síndrome metabólica como glicemia de jejum, colesterol e triglicerídeos. Outros que também podem ser solicitados são colesterol total, LDL-colesterol, creatinina, ácido úrico, microalbuminúria, proteína C reativa e teste de intolerância à glicose.

Critérios para saber se é Síndrome Metabólica

Para o diagnóstico da Síndrome Metabólica é necessário que a pessoa apresente, pelo menos, 3 dos seguintes pontos: 

  • Glicemia em jejum entre 100 e 125 e após refeições entre 140 e 200;
  • Circunferência abdominal entre 94 e 102 cm, nos homens e nas mulheres, entre 80 e 88 cm;
  • Triglicerídeos altos, acima de 150mg/dl ou superior;
  • Pressão alta, acima de 135/85 mmHg;
  • Colesterol LDL alto.
O que é Síndrome Metabólica e como é feito o Diagnóstico

Tratamento da Síndrome Metabólica

O tratamento da Síndrome Metabólica baseia-se na mudança do estilo de vida, adotando um estilo de vida saudável que inclui atividade física regular, alimentação equilibrada, perda de peso e deixar de fumar e consumir bebidas alcoólicas. Os remédios são indicados para controlar a pressão alta, uso de estatinas para controlar o colesterol e anti-diabéticos para diabetes. Saiba mais em: Remédio para a síndrome metabólica

Veja nesse vídeo o que pode fazer para combater essa síndrome:

Algumas recomendações importantes são praticar exercícios durante 30 minutos diariamente e se alimentar sempre de forma saudável, e por isso, deve-se mudar a alimentação, seguindo os conselhos de um nutricionista para que sejam levados em consideração aspectos importantes como alimentos com baixo teor de sal, sódio, consumo de mais alimentos diuréticos, ingestão da quantidade ideal de água, deixar de comer alimentos que prejudicam a saúde e que agravam a síndrome metabólica, por exemplo. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar