O que você precisa saber?

Beladona: A planta medicinal que é venenosa

A beladona é uma planta extremamente tóxica que pode ser utilizada na preparação de alguns medicamentos naturais, especialmente para aliviar sintomas de cólicas gástricas devido a úlceras. No entanto, a planta dó deve ser utilizada por profissionais, sendo venenosa quando utilizada sem conhecimento em casa. 

O seu nome científico é Atropa belladonna e apenas pode ser comprada em farmácias de manipulação, após a apresentação de uma receita médica. Após serem comprados, os medicamentos com beladona, devem ser guardados fora do alcance das crianças, pois se consumidos acima da dose indicada pelo médico podem ser venenosos.

Beladona: A planta medicinal que é venenosa

Para que serve

A beladona serve para tratar problemas digestivos, cólicas gastrointestinais, dores biliares, cólicas das vias urinárias e alterações neurológicas.

Principais propriedades

As propriedades da beladona incluem sua ação antiespasmódica, calmante, diaforética e diurética.

Como usar

A beladona pode ser usada na forma de tintura, pó ou extrato, mas só pode ser utilizada sobre a supervisão de um médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da beladona incluem alucinações, náuseas, cegueira, distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça e alteração renal.

Além disso, se consumida em excesso, esta planta pode provocar envenenamento e perigo de morte. Dessa forma, os medicamentos feitos com esta planta devem ser utilizados com muito cuidado e apenas com orientação de um médico.

Quem não deve utilizar

Os medicamentos com esta planta não devem ser utilizados por pessoas com batimento cardíaco acelerado, glaucoma de ângulo agudo, edema agudo do pulmão ou por homens com hiperplasia da próstata.

Além disso, a beladona nunca deve ser utilizada sem indicação médica e, por isso, não pode ser utilizada para fazer remédios caseiros.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...