Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O bebê pode dormir com os pais?

Os bebês recém-nascidos até 1 ou 2 anos de idade podem dormir no mesmo quarto que os pais porque isso ajuda a aumentar o vínculo afetivo com o bebê, facilita as mamadas noturnas, tranquila os pais quando estes estão preocupados com o sono ou com a respiração do bebê e, segundo os especialistas, ainda diminui o risco de morte súbita. 

A morte súbita pode acontecer até que o bebê complete 1 ano de idade e a teoria mais aceite para a sua explicação é de que o bebê tem alguma alteração respiratória durante o sono e que não consegue acordar e por isso acaba morrendo durante o sono. Com o bebê dormindo no mesmo quarto, é mais fácil um dos pais perceberem que o bebê não está respirando bem, e podem acordá-lo, prestando qualquer ajuda necessária.

O bebê pode dormir com os pais?

5 bons motivos para o bebê dormir no quarto dos pais

Assim, é recomendado que o bebê durma no mesmo quarto que os pais porque:

  1. Facilita as mamadas noturnas, sendo uma boa ajuda para a recente mãe;
  2. É mais fácil acalmar o bebê com sons tranquilizantes ou simplesmente com a sua presença;
  3. Há um menor risco de morte súbita, já que é possível agir mais rápido se observar que o bebê não está respirando bem;
  4. Aumenta o vínculo afetivo que a criança e esta cresce mais segura, sentindo-se amada por estar mais próximo dos pais, pelo menos durante a noite;
  5. Ajuda a entender melhor os hábitos de sono do bebê.

O bebê pode dormir no mesmo quarto que os pais, mas não é recomendado que ele durma na mesma cama porque isso pode ser muito perigoso colocando a saúde do bebê em risco. Por isso o ideal é que o berço do bebê seja colocado junto à cama dos pais de forma a que os pais possam observar melhor o bebê enquanto estiverem deitados. 

Riscos do bebê dormir na cama dos pais

Deixar o bebê dormir na cama dos pais é um hábito que pode ser perigoso para o bebê, pois apresenta diversos riscos para a sua saúde e segurança como: 

  • O bebê pode ficar sem respirar no meio das almofadas, cobertores ou lençóis; 
  • Existem sempre o risco de um dos pais virar para cima do bebê durante o sono, sem perceber; 
  • O bebê pode cair da cama, uma vez que não existem grades de proteção. 

Assim, para que o seu bebê durma em segurança, o mais indicado é que ele durma no seu próprio berço, que pode ser colocado junto da cama dos pais. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...