Desenvolvimento do bebê com 11 meses: peso, sono e alimentação

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
maio 2022

O bebê com 11 meses já sabe apontar nas direções, quando perguntado sobre pessoas ou objetos, além de fazer gestos com as mãos e a cabeça, para dizer “não”, “tchau” e “vem”, e entende ordens simples, como" me dê a mão”, “venha aqui” e “onde está o brinquedo”, por exemplo.

Nesta fase, o bebê já sabe expressar emoções, como alegria e tristeza, e consegue identificar nos rostos das pessoas se estão felizes ou tristes. Além disso, o bebê com 11 meses já consegue dar pequenos passos com a ajuda dos adultos ou se apoiando em objetos.

É importante lembrar que os padrões de sono, fala, brincadeiras e alimentação acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal do bebê com 11 meses, assim como outros parâmetro importantes como altura e perímetro cefálico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Menino

Menina

Peso

7,6 a 11,7 kg

6,9 a 11,2 kg

Altura

70 a 79 cm

67,9 a 77,9 cm

Perímetro cefálico

44,5 a 47 cm

43,2 a 46 cm

Ganho de peso mensal

300 g

300 g

Se o bebê apresenta valores acima ou abaixo dos indicados, é importante consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 11 meses já se senta sem apoios, já se levanta sozinho, engatinha muito bem e consegue dar pequenos passos com a ajuda dos pais, ou responsáveis, ou se apoiando em objetos.

Nesta fase, o bebê já aponta para as direções, quando lhe perguntam onde estão as pessoas ou os objetos, já faz gestos com as mãos e a cabeça, para se comunicar, expressando “não”, “tchau” e “vem”, e entende ordens simples, como" me dê a mão”, “venha aqui” e “traz o brinquedo”, por exemplo.

O bebê com 11 meses atende quando chamado pelo nome, está aprendendo a falar as primeiras palavras e gosta de imitar os pais, ou responsáveis. Além disso, o bebê já consegue expressar alegria e tristeza, e identificar, olhando nos rostos, se as pessoas estão felizes ou tristes.

Assista o vídeo a seguir para saber como ajudar no desenvolvimento do bebê:

Alimentação do bebê

Aos 11 meses o bebê já mastiga melhor e, por isso, pode comer os alimentos bem picados e as carnes bem desfiadas, podendo passar gradativamente para a mesma refeição da família. No entanto, não é recomendado usar sal e açúcar nas refeições de crianças menores de 2 anos.

Nesta fase a alimentação do bebê deve ser composta por 6 refeições diárias, como no exemplo a seguir:

  • Café da manhã: leite materno, ou fórmula infantil;
  • Lanche da manhã e da tarde: ½ porção de fruta amassada, picada ou raspada + leite materno , ou fórmula infantil;
  • Almoço e jantar: 1 colher de sopa de cereais, como arroz e milho, ou tubérculos, como cará e batata doce + 1 colher de sopa de vegetais, como tomate, abobrinha e vagem + 1 colher de sopa de leguminosas, como grão de bico + 1 colher de sopa de proteína, como peixe ou ovo;
  • Ceia: leite materno, ou fórmula infantil.

Além disso, também pode-se oferecer 1 pedaço pequeno de fruta no almoço e no jantar, para ajudar a melhorar a absorção do ferro. Veja algumas receitas de papas para bebês com 11 meses.

É importante que os alimentos sejam servidos picados, ou amassados, e as carnes desfiadas, e servidos separadamente no prato, para estimular o contato com os diferentes sabores e texturas, além de ajudar no desenvolvimento da mastigação do bebê.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê aos 11 meses também precisa beber 800 ml de água ao longo do dia, considerando a água do leite materno, ou fórmula infantil, a água usada em sopas e caldos e a água pura que deve ser filtrada ou fervida. Saiba como dar água para o bebê com 10 meses.

Sono do bebê

O bebê com 11 meses costuma dormir de 12 a 13 horas por dia, sendo que de 9 a 10 horas de sono acontecem durante a noite. Aos 11 meses o bebê ainda dorme um pouco durante o dia e, por isso, pode precisar cochilar 2 vezes, que duram um total de 2,5 a 3 horas.

Caso o bebê tenha dificuldades para pegar no sono e dormir bem durante a noite, algumas medidas, como manter um ambiente calmo e diminuir a iluminação e os barulhos na casa 1 hora antes de dormir podem ajudar o bebê a adormecer e ter uma boa noite de sono. Veja outras dicas para ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras e atividades ajudam a estimular a curiosidade, a comunicação, a desenvolver as relações sociais, além de melhorar as relações de afeto entre os pais, ou responsáveis, e o bebê.

Algumas brincadeiras que são indicadas para os bebês nessa fase são:

  • Cantar músicas, batendo palmas, fazendo gestos e estimular a criança a fazer os mesmos movimentos;
  • Contar histórias, usando livros com figuras coloridas, mostrando os nomes e formas das plantas, dos animais e objetos, e estimulando a criança a repetir, por exemplo;
  • Fazer a brincadeira do abraço, onde a criança deve ficar um pouco afastada, sendo chamada para ir ao encontro dos pais, ou responsáveis e, quando a criança se aproximar, surpreendê-la com um abraço.

Outra atividade para estimular a saúde, o bem estar e o desenvolvimento do bebê é passear com ele em parques ou praças. No entanto, os passeios devem ser feitos antes das 10:00 ou após às 16:00, e sempre com uso de protetor solar no bebê, que deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Guia para famílias com crianças de 0 a 6 anos. 2020. Disponível em: <https://www.fmcsv.org.br/en-US/biblioteca/guia-brincadeiras-familias-criancas-0-6-anos/?s=brincadeiras>. Acesso em 13 mai 2022
  • SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, CIDADANIA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL DO CEARÁ. Cartilha de atividades - programa no SUAS criança feliz. 2020. Disponível em: <https://www.sps.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2020/04/CARTILHA-PCF-BRINCADEIRAS.pdf.pdf>. Acesso em 13 mai 2022
Mostrar bibliografia completa
  • SBP. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 13 mai 2022
  • SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Guia da família. 2016. Disponível em: <https://www.pim.saude.rs.gov.br/site/wp-content/uploads/2017/01/Guia-da-Fam%C3%ADlia-PIM-7a-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 13 mai 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Gráficos de Crescimento. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/endocrinologia/graficos-de-crescimento/>. Acesso em 13 mai 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. 2019. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>. Acesso em 13 mai 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Fotoproteção na criança. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/fotoprotecao-na-crianca/>. Acesso em 13 mai 2022
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 1983382 visualizações