Baricitinibe (Olumiant): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Baricitinibe (Olumiant) é um remédio que pode ser indicado para o tratamento da artrite reumatoide, dermatite atópica, alopécia areata e COVID-19.

Este medicamento imunomodulador age reduzindo a resposta do sistema imunológico, diminuindo a inflamação descontrolada no corpo.

O baricitinibe é encontrado em farmácias e drogarias, na forma de comprimidos de 2 ou 4 mg, com o nome comercial Olumiant. Entretanto, este remédio deve ser usado somente com indicação médica, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O baricitinibe é indicado para o tratamento de:

  • Artrite reumatoide ativa moderada a grave;
  • Dermatite atópica moderada a grave;
  • Alopecia areata grave;
  • COVID-19 em adultos internados que precisam receber oxigênio por máscara, cateter nasal ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não-invasiva;

O baricitinibe é um medicamento imunomodulador que age inibindo enzimas janus quinases, conhecidas como JAKs, o que impede o aumento descontrolado da resposta inflamatória.

Para entender melhor como deve ser o uso do baricitinibe, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Como tomar

O comprimido de baricitinibe deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após as refeições. O comprimido de baricitinibe não deve ser partido, aberto ou mastigado.

As doses normalmente recomendadas para adultos são:

  • Artrite reumatoide: 1 comprimido de 4 mg de baricitinibe, 1 vez por dia. Em alguns casos, o médico pode indicar a dose de 1 comprimido de 2 mg, 1 vez por dia;
  • Dermatite atópica: 1 comprimido de 4 mg de baricitinibe, 1 vez ao dia. Para algumas pessoas, o médico pode indicar a dose de 1 comprimido de 2 mg, 1 vez por dia;
  • COVID-19: 1 comprimido de 4 mg de baricitinibe, 1 vez por dia, por 14 dias ou até a alta hospitalar;
  • Alopecia areata: 1 comprimido de 4 mg de baricitinibe, 1 vez por dia. Em alguns casos, o médico pode indicar a dose para 1 comprimido de 2 mg, 1 vez por dia.

O comprimido deve ser tomado sempre no mesmo horário. Entretanto, em casos de esquecimento, deve-se tomar a dose assim que lembrar e, depois, reajustar os horários de acordo com esta última dose, continuando o tratamento conforme os novos horários programados. Não se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

No tratamento da COVID-19, em pessoas que não conseguem engolir o comprimido inteiro, o médico pode recomendar deixar o comprimido dissolver na boca, ou que o enfermeiro aplique por sonda de gastrostomia, sonda nasoentérica ou sonda orogástrica.

O Olumiant pode ser usado de forma isolada ou em combinação com outros medicamentos, como rendesivir, corticoides tópicos e metotrexato, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso do baricitinibe são: colesterol sanguíneo alto, infecções do trato respiratório superior, dor abdominal, náusea, gastroenterite, infecções do trato urinário, herpes simplex ou herpes zoster, dor de cabeça e acne. Trombocitose, aumento do marcador da função renal creatina fosfoquinase e da enzima do fígado ALT, também são mais comuns de acontecer.

Já as reações menos comuns com este medicamento incluem ganho de peso, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, triglicérides igual ou acima da 500 mg/dL, enzima do fígado AST alta e neutropenia. O Olumiant também pode causar reações mais raras, como inchaço no rosto e urticária.

O baricitinibe pode aumentar o risco de desenvolvimento de linfoma e perfuração gastrointestinal.

Deve-se interromper o uso deste remédio e procurar pronto-socorro imediatamente caso surjam sintomas de alergia grave, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

É importante ir ao pronto-socorro também, caso se tome o baricitinibe em doses maiores do que as recomendadas para que seja feito acompanhamento dos efeitos colaterais.

Quem não deve usar

O baricitinibe não deve ser usado por pessoas com alergia a esse remédio, assim como não é indicado para mulheres grávidas ou em amamentação.

Pessoas com tuberculose ou infecção ativa, recorrente ou crônica grave, também não devem usar este remédio.

O Olumiant deve ser usado com precaução em pessoas com problemas de coagulação sanguínea ou pessoas que vão fazer algum tipo de cirurgia e necessitam ficar imobilizadas.

No caso de pessoas com insuficiência hepática ou renal, anemia ou com o sistema imunológico debilitado, podem necessitar de ajuste da dosagem deste medicamento pelo médico.

Além disso, o baricitinibe não deve ser usado junto com a administração de vacinas vivas atenuadas.

Vídeos relacionados

ARTRITE: exercícios para aliviar a dor

04:49 | 283.485 visualizações

O CORONAVÍRUS chegou: e agora?

10:39 | 31.772 visualizações

QUEDA DE CABELO em placas: Pode Ser Alopecia Areata!

07:11 | 3.729 visualizações