Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa Bacilo de Doderlein alto ou baixo

Os bacilos de Doderlein, também chamados de lactobacilos, são bactérias que fazem parte da flora bacteriana da vagina. São bactérias responsáveis por proteger a região íntima da mulher e evitar a proliferação de microrganismos que podem causar doenças, como a vaginose bacteriana, por exemplo, em que há uma diminuição na quantidade de lactobacilos e predomínio da bactéria Gardnerella vaginalis ou Gardnerella mobiluncus. Entenda o que é a vaginose bacteriana e como tratar.

Os lactobacilos protegem a região íntima da mulher ao consumir o glicogênio, produzido pelas células da vagina sob influência do hormônio estrogênio, e convertê-lo a ácido lático, o que deixa a vagina com o pH em torno de 3,8 - 4,5 e, assim, impede o aparecimento e proliferação de bactérias e fungos que prejudicam a saúde. 

O que significa Bacilo de Doderlein alto ou baixo

O que pode significar bacilos de Doderlein em excesso

O bacilo de Doderlein em excesso não representa risco para a saúde da mulher e pode até mesmo ser considerado benéfico, uma vez que são bactérias protetoras da região íntima feminina.

Esse excesso pode ser percebido através de um corrimento esbranquiçado e sem odor que normalmente não apresenta sintomas mais sérios, no entanto em casos mais raros, a mulher pode relatar sintomas típicos de uma infecção urinária, como coceira, vermelhidão e ardor ao urinar. Caso ocorram esses sintomas, é importante ir ao ginecologista para que seja feito o diagnóstico correto, pois pode se tratar de uma infecção bacteriana ou fúngica.

Causas da diminuição de lactobacilos

Algumas situações podem tornar a mulher mais susceptível à ocorrência de infecções a partir da diminuição da quantidade de bacilos de Doderlein, como:

  • Uso de antibióticos;
  • Má higienização da região íntima;
  • Imunidade baixa;
  • Uso de roupas apertadas;
  • Relações sexuais desprotegidas.

A quantidade de lactobacillus também diminui durante o período menstrual, no período pós-parto e de amamentação, isso porque há uma diminuição na concentração de estrogênio, o que diminui a produção de glicogênio e, consequentemente, a conversão em ácido lático pela bactéria, aumentando o pH da vagina e permitindo que haja proliferação de outras bactérias.

Como é feito o tratamento

Para recuperar a flora bacteriana, ou seja, fazer com que a quantidade de bacilos de Doderlein volte ao normal, é indicado fazer o uso de probióticos que auxiliem nesse processo, como o probiótico Lactobacillus acidófilos. A reconstituição da flora também pode ser feita com um banho de assento na qual a água contém uma cápsula aberta de probióticos. Veja como tomar lactobacilos em cápsulas.

Além disso, é importante ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regulares, evitar usar roupas muito apertadas, realizar sempre boa higienização da região íntima e utilizar calcinhas de algodão para preservar a flora bacteriana e evitar que fungos e outras bactérias se proliferem.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem