Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bacilos de Doderlein: o que são e quando é necessário tratamento

Os bacilos de Doderlein, também chamados de lactobacilos, são bactérias que fazem parte da microbiota normal da vagina e são responsáveis por proteger a região íntima da mulher e evitar a proliferação de microrganismos que podem causar doenças quando estão em excesso, como é o caso da Candida sp. e da Gardnerella sp.

A doença acontece quando a quantidade de lactobacilos diminui, o que pode acontecer devido a alterações no sistema imune, uso de antibióticos ou relações sexuais desprotegidas, favorecendo o desenvolvimento de fungos e bactérias e levando ao surgimento de sinais e sintomas de infecção.

Os lactobacilos protegem a região íntima da mulher ao consumir o glicogênio produzido pelas células da vagina sob influência do hormônio estrogênio. Em seguida, convertem o glicogênio em ácido lático, o que deixa a vagina com o pH em torno de 3,8 - 4,5, impedindo o aparecimento e proliferação de bactérias e fungos que prejudicam a saúde.

Bacilos de Doderlein: o que são e quando é necessário tratamento

Bacilos de Doderlein em excesso faz mal?

O bacilo de Doderlein em excesso não representa risco para a saúde da mulher e pode até mesmo ser considerado benéfico, uma vez que são bactérias protetoras da região íntima feminina.

Esse excesso pode ser percebido através de um corrimento esbranquiçado e sem odor e que normalmente não é acompanhado por outros sintomas. No entanto, em alguns casos mais raros, a mulher pode relatar sintomas típicos de uma infecção urinária, como coceira, vermelhidão e ardor ao urinar.

Caso ocorram esses sintomas, é importante ir ao ginecologista para que seja feito o diagnóstico correto, pois pode se tratar de uma infecção bacteriana ou fúngica.

O que pode diminuir a quantidade de bacilos

Algumas situações podem diminuir a quantidade de bacilos de Doderlein e tornar a mulher mais susceptível à ocorrência de infecções, como:

  • Uso de antibióticos;
  • Má higienização da região íntima;
  • Imunidade baixa;
  • Uso de roupas apertadas;
  • Relações sexuais desprotegidas.

A quantidade de lactobacilos também diminui durante o período menstrual, no período pós-parto e de amamentação, isso porque há uma diminuição na concentração de estrogênio, o que diminui a produção de glicogênio e, consequentemente, a conversão em ácido lático pela bactéria, aumentando o pH da vagina e permitindo que haja proliferação de outras bactérias, incluindo a Gardnerella vaginalis, que é responsável pela vaginose bacteriana. Veja como identificar a vaginose bacteriana.

Quando é necessário tratamento

O tratamento geralmente é utilizado nos casos em que a mulher tem uma diminuição na quantidade de bacilo de Doderlein. Nessas situações, geralmente o médico indica fazer uso de probióticos que auxiliem na reconstrução da flora vaginal, como o probiótico Lactobacillus acidophilus. A reconstituição da flora também pode ser feita com um banho de assento na qual a água contém uma cápsula aberta de probióticos. Veja como tomar lactobacilos em cápsulas.

Além disso, é importante ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regulares, evitar usar roupas muito apertadas, realizar sempre boa higienização da região íntima e utilizar calcinhas de algodão para preservar a flora bacteriana e evitar que fungos e outras bactérias se proliferem.

Bibliografia >

  • MAHON, Connie R.; LEHMAN, Donald C. Textbook of Diagnostic Microbiology. 6 ed. St- Louis, Missouri: Elsevier, 2019. 493-494.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem