Bacteremia é a presença de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acontecer devido à realização de procedimento cirúrgicos e odontológicos ou ser consequência de infecções urinárias, por exemplo.
Na maioria dos casos, a bacteremia não causa sintomas, no entanto, quando a bactéria se instala em diferentes partes do corpo, pode causar sepse e sintomas, como febre, diminuição da pressão e alteração na frequência respiratória.
Leia também: Choque séptico: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-septicoO tratamento da bacteremia é feito pelo clínico geral, infectologista ou pediatra e envolve o uso de antibióticos para combater a bactéria causadora da infecção e evitar a infecção generalizada.
Sintomas de bacteremia
Os principais sintomas de bacteremia são:
- Febre e calafrios;
- Diarreia ou dor abdominal;
- Náuseas ou vômitos;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Pressão baixa;
- Respiração rápida.
A presença de bactérias na corrente sanguínea normalmente não causa sintomas.
No entanto, os sintomas podem surgir devido a uma resposta do sistema imunológico à presença de bactérias, estando relacionados à sepse ou até mesmo choque séptico.
Além disso, os sintomas surgem devido ao alojamento da bactéria em outras regiões do corpo, como órgãos, cateteres ou próteses, e podem variar de acordo com o tipo de bactéria e estado geral de saúde da pessoa.
Como confirmar a bacteremia
O diagnóstico da bacteremia é feito pelo clínico geral, infectologista ou pediatra através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames físico e laboratoriais.
Exames para bacteremia
Os principais exames para diagnosticar a bacteremia são:
- Hemograma completo e níveis de lactato no sangue;
- Hemocultura;
- Exame de urina e urocultura;
- Cultura de secreções de feridas, abscessos ou escarro.
Esses exames permitem confirmar a bacteremia e identificar o tipo de bactéria que está causando a infecção no sangue.
Além disso, também podem ser solicitados exames de imagem, como raio X de tórax, ultrassom ou tomografia computadorizada para identificar o local da infecção no corpo.
Leia também: Hemocultura: o que é, quando é indicada e como é feita tuasaude.com/hemoculturaQual a diferença entre bacteremia e sepse
A sepse é uma resposta inflamatória intensa do corpo à infecções que podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos.
Já a bacteremia é a presença de bactérias no sangue, podendo evoluir para uma sepse, devido a uma reação exagerada do corpo contra a bactéria na corrente sanguínea.
Leia também: Sepse: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/sepsePossíveis causas
As principais causas de bacteremia são:
- Sistema imunológico enfraquecido, devido a doenças crônicas;
- Cirurgias ou realização de procedimentos invasivos;
- Uso de cateteres ou sondas;
- Feridas, cortes, arranhões ou queimaduras na pele;
- Infecções não tratadas, principalmente infecção urinária ou respiratória;
- Extração de dentes;
- Uso de objetos não esterilizados, como agulhas e seringas, por exemplo.
Outra situação que pode favorecer o aparecimento de bactérias no sangue é o fato de escovar os dentes com muita força, o que pode fazer com que as bactérias que estão presentes na cavidade oral entrem na corrente sanguínea.
No entanto na maioria dos casos essa situação não é grave e o organismo é capaz de combater de forma eficaz.
Como é feito o tratamento
O tratamento para bacteremia deve ser feito com orientação do infectologista, clínico geral ou pediatra, levando em consideração o estado geral de saúde e idade.
De forma geral, o tratamento da bacteremia é feito com antibióticos orais ou venosos, e variam de acordo com a bactéria identificada nos exames.
O tratamento deve ser feito corretamente pelo tempo estabelecido pelo médico para evitar a resistência bacteriana, o que torna o tratamento mais difícil e demorado. Confira mais detalhes do tratamento para infecção no sangue.
Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns tuasaude.com/antibiotico