Arritmia ventricular: o que é, sintomas, causas e tratamento

agosto 2022

Arritmia ventricular é quando o estímulo que causa o batimento cardíaco surge em algum ponto dos ventrículos provocando batimentos anormais do coração, o que pode causar sintomas, como dor no peito ou fraqueza, e até mesmo parada cardiorrespiratória.  

Embora nem sempre a causa seja identificada, as arritmias ventriculares geralmente ocorrem devido a doenças que afetam o coração como a doença coronariana ou malformações. Além disso, homens e pessoas com pressão arterial elevada têm maior risco de ter este tipo de arritmia.

Em caso de suspeita de arritmia ventricular é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para que seja feita uma avaliação. Quando o tratamento é indicado, pode envolver medicamentos, como betabloqueadores e antiarrítmicos, e até mesmo a aplicação de choque, nos casos de parada cardiorrespiratória. 

Principais sintomas

Os principais sintomas da arritmia ventricular são:

  • Pressão baixa;
  • Palidez;
  • Suor excessivo;
  • Fraqueza;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Dor ou desconforto no peito;
  • Ansiedade;
  • Coração acelerado.

Em alguns casos, pode haver sintomas mais graves, como desmaio e parada da respiração, que podem indicar uma parada cardiorrespiratória e ameaçar a vida caso não receba tratamento. Saiba como identificar uma parada cardiorrespiratória e o que fazer.

Em caso de suspeita de arritmia ventricular é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para uma avaliação. No entanto, caso os sintomas sejam persistentes ou graves, como pressão baixa ou sonolência, é recomendado procurar uma emergência.

Teste online para problemas do coração

Para saber o risco de ter algum problema cardíaco, selecione os seus sintomas no teste a seguir:

  1. 1.Ronco frequente durante o sono
  2. 2.Falta de ar no repouso ou no esforço
  3. 3.Dor ou desconforto no peito
  4. 4.Tosse seca e persistente
  5. 5.Cor azulada nas pontas dos dedos
  6. 6.Tonturas ou desmaios frequentes
  7. 7.Palpitações ou taquicardia
  8. 8.Inchaço nas pernas, tornozelos e pés
  9. 9.Cansaço excessivo sem razão aparente
  10. 10.Suor frio
  11. 11.Má digestão, enjoo ou perda de apetite

Possíveis causas

A arritmia ventricular geralmente é causada por doenças que afetam o coração como malformações cardíacas e doença coronariana, no entanto desequilíbrios de minerais no sangue, como magnésio e potássio, medicamentos e uso de drogas ilícitas também podem causar arritmias ventriculares.

Embora nem sempre uma causa seja identificada, pessoas com idade avançada, sexo masculino, hipertensão arterial e que dormem pouco tem maior risco de desenvolver este tipo de arritmia.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da arritmia ventricular geralmente é confirmado pelo clínico geral ou cardiologista através de exames como o eletrocardiograma e holter de 24 horas para identificar o tipo de arritmia. 

No entanto, outros exames como ecocardiograma, teste de esforço e exames no sangue, como dosagem de potássio e troponina, também podem ser indicados para avaliar o funcionamento do coração e identificar possíveis causas. Conheça os principais exames para avaliar o coração e para que servem.

Como é feito o tratamento

O tratamento da arritmia ventricular depende do tipo de arritmia e dos sintomas que causa. Embora algumas vezes nenhum tratamento específico seja necessário, pode ser indicado pelo médico o uso de medicamentos como betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e antiarrítmicos.

No entanto, quando a arritmia causa uma parada cardíaca, sintomas que duram mais que 30 segundos ou graves, como pressão baixa ou sonolência, o tratamento na emergência geralmente é necessário e pode envolver a injeção de medicamentos, como antiarrítmicos, por exemplo, e até mesmo a aplicação de choque. 

Além disso, em alguns casos, a implantação de um marca-passo pode ser necessária para evitar que novos episódios de arritmia ocorram. Confira para que serve o marca-passo e quando é indicado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Torsade de Pointes. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459388/>. Acesso em 09 ago 2022
  • STATPEARLS. Premature Ventricular Contraction. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532991/>. Acesso em 09 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Ventricular Fibrillation. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537120/>. Acesso em 09 ago 2022
  • STATPEARLS. Arrhythmias. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK558923/>. Acesso em 09 ago 2022
  • STATPEARLS. Ventricular Tachycardia. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532954/>. Acesso em 09 ago 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.