Patchouli: o que é, para que serve e como usar

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

Patchouli é uma planta medicinal, da espécie Pogostemon cablin, indicada para auxiliar no tratamento da insônia, dor de cabeça, ansiedade ou estresse, pois possui propriedades calmantes e sedativas.

As partes normalmente utilizadas do patchouli, também conhecido por patchuli, são as folhas de onde são extraídos o óleo essencial com propriedades medicinais. No entanto, as folhas também podem ser usadas para o preparo do chá.

O patchouli pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou ervanárias, e deve ser usado com orientação do médico ou de um profissional especializado em plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O patchouli é indicado para:

1. Reduzir a ansiedade e o estresse

O patchouli tem propriedades calmantes e sedativas que ajudam a relaxar e a acalmar, aliviando a agitação, irritabilidade, insônia, estresse e ansiedade.

2. Aliviar os sintomas de depressão

O patchouli, na forma de óleo essencial para inalação, promove o relaxamento do corpo e ajuda a melhorar o humor,

3. Combater a dor

O patchouli tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar diversas dores, como espasmos musculares, dor de cabeça, cólica ou angina de peito, por exemplo.

4. Promover o sono

Devido suas propriedades sedativas, o óleo essencial de patchouli usado na aromaterapia, pode ajudar a promover o sono e a combater a insônia ou problemas para dormir.

5. Melhorar a aparência da pele

O óleo de patchouli também pode ajudar a melhorar a aparência da pele, especialmente da pele seca, áspera ou envelhecida, devido suas propriedades hidratantes.

6. Auxiliar no tratamento de problemas de pele

O óleo de patchouli, por ter ação anti-inflamatória e antifúngicas, pode ser usado para auxiliar no tratamento de problemas de pele, como celulite, eczema, acne, dermatite ou micoses.

7. Aliviar problemas de estômago

O óleo essencial de patchouli pode ajudar no tratamento de diversos problemas de estômago, como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão.

8. Combater infecções

O óleo essencial de patchouli tem propriedades antibacterianas que podem ajudar a combater infecções, especialmente em feridas ou úlceras na pele.

9. Aumentar a libido

A fragrância do óleo essencial de patchouli tem ação afrodisíaca que pode estimular a liberação de hormônios sexuais, e desta forma ajudar a aumentar a libido.

10. Repelir insetos

O óleo de patchouli pode ser utilizado na forma de sprays, difusores ou incenso para repelir insetos. Conheça outras opções de repelentes naturais.

11. Combater o mau cheiro

O óleo essencial de patchouli é amplamente utilizado para fixar fragrâncias e aromas na área da perfumaria, podendo também ser usado para mascarar cheiros indesejáveis.

Como usar

Geralmente, são usadas folhas secas de patchouli para preparar chás caseiros, podendo também ser encontrados à venda no mercado óleo essencial desta planta ou cremes enriquecidos com os seus extratos.

1. Chá de patchouli

O chá desta planta possui um efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse, por exemplo. Para preparar este chá são usadas folhas secas desta planta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de patchouli;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver a mistura durante 10 minutos em fogo médio. Passado esse tempo, desligar o fogo, tampar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Coar antes de beber.

É recomendado beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia, de acordo com a necessidade.

2. Óleo essencial de patchouli

O óleo essencial de patchouli, devido às suas propriedades calmantes e relaxantes, pode ser usado para fazer massagens massagens ou pode ser adicionado a difusores para perfumar a casa.

Além disso, pode também ser usado para passar na pele, ajudando a cuidar da pele áspera, seca, flácida, desvitalizada ou envelhecida.

O óleo essencial de patchouli na pele deve ser usado diluído em um óleo carreador, como óleo de coco ou óleo de amêndoas doce, por exemplo.

Desta forma, deve-se misturar 1 a 3 gotas do óleo essencial de patchouli em um pouco de óleo carreador, e passar na região da pele a ser tratada.

Antes de usar o óleo essencial de patchouli sobre a pele, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo essencial de patchouli em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo.

Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo essencial de patchouli.

Possíveis efeitos colaterais

O patchouli é considerado seguro quando utilizado nas quantidades recomendadas, não sendo conhecidos os efeitos colaterais dessa planta. Por isso seu uso deve ser feito com orientação do médico ou do fitoterapeuta.

No entanto, quando o óleo essencial de patchouli é aplicado puro sobre a pele pode causar irritação, uma vez que o óleo é bastante concentrado.

Quem não deve usar

O patchouli não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

O óleo essencial de patchouli nunca deve ser ingerido por via oral ou usado puro sobre a pele. Quando usado na aromaterapia, deve-se colocar 1 ou 2 gotas apenas, pois o seu cheiro é muito forte.

Por esse motivo, a aromaterapia com patchouli deve ser evitada ou feita com cautela por pessoas com problemas respiratórios.