Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Uma ótima forma de combater o estresse a ansiedade é aproveitar as propriedades calmantes presente nas plantas medicinais e em determinados alimentos porque seu consumo regular ajuda a manter o nível de estresse controlado, relaxando o organismo e evitando problemas de concentração, insônia ou depressão, por exemplo.

Os ansiolíticos naturais mais usados são os chás, como a valeriana, passiflora ou camomila, os alimentos ricos em triptofano, como queijo e banana, e os medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos que podem ser usados com indicação do médico ou farmacêutico.

Veja quais são as opções naturais para combater o estresse e a ansiedade.

1. Tomar chás calmantes

Os chás para acalmar devem ser ingeridos até 3 vezes por dia e alguns exemplos são:

  • Camomila: Tem ação calmante, sendo indicada em caso de ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir. O chá de camomila deve ser feito com 2 a 3 colheres (de chá) de flores secas numa xícara de água fervente.
  • Passiflora: Possui propriedades relaxantes, anti-depressivas e indutoras do sono, indicadas para casos de ansiedade, nervosismo, depressão e insônia. O chá de passiflora deve ser feito com 15 gramas de folhas ou ½ colher (de chá) da flor de maracujá.
  • Jujuba: Ajuda a diminuir a ansiedade, devido à sua ação calmante. O chá de jujuba deve ser feito com 1 colher (de sobremesa) de folhas numa xícara de água fervente.
  • Valeriana: Tem ação calmante e sonífera e está indicada em caso de ansiedade e nervosismo. O chá de valeriana deve ser feito com 1 colher (de chá) da raiz picada numa xícara de água fervente.
  • Erva-cidreira: Possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a ansiedade, o nervosismo e a agitação, podendo ser usada por gestantes. O chá de erva-cidreira deve ser feito com 3 colheres (de sopa) numa xícara de água fervente.
  • Lúpulo: Devido à sua ação calmante e sonífera, pode ser usada em caso de ansiedade, agitação e perturbações do sono. O chá de Lúpulo deve ser feito com 1 colher (de chá) da erva numa xícara de água fervente.
  • Centelha Asiática ou Gotu Kola: Tem ação calmante, sendo muito utilizada em caso de nervosismo e ansiedade. O chá de centelha asiática deve ser feito com 1 colher (de sopa) da erva numa xícara de água fervente.

Assista o vídeo seguinte e veja mais remédios naturais calmantes que ajudam a reduzir a ansiedade:

Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

16 mil visualizações

Apesar de serem naturais, cada planta medicinal possui contraindicações que devem ser avaliadas antes da sua utilização. Por isso, mulheres grávidas, lactantes e pacientes com problemas cardiovasculares devem receber orientação profissional antes de tomar qualquer chá.

2. Recorrer a remédios naturais para acalmar

Os medicamentos naturais para acalmar incluem capsulas fitoterápicas, como Hipericão, Valeriana e Passiflora, por exemplo, ou medicamentos homeopáticos, como Homeopax, Nervomed e Almeida Prado 35, que ajudam a reduzir a ansiedade, diminuindo o nervosismo e a insônia.

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Os medicamentos naturais podem ser comprados em qualquer farmácia convencional ou de manipulação, mas devem ser ingeridos respeitando as contraindicações da bula e de acordo com a orientação do médico ou do fabricante.

3. Investir nos alimentos que ajudam a acalmar

Uma alimentação rica em alimentos com triptofano é uma ótima forma de complementar o tratamento da insônia e reduzir o estresse, pois o triptofano é uma substância que ajuda a produzir serotonina, um hormônio responsável por aumentar a sensação de bem-estar.

Assim, alguns alimentos que ajudam a acalmar são cereja, aveia, milho, arroz, queijo, nozes, banana, morango, batata-doce, leite morno e castanha-do-pará.

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Veja outros alimentos ansiolíticos naturais em: Alimentos contra a ansiedade.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem