Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Uma ótima forma de combater o estresse a ansiedade é aproveitar as propriedades calmantes presente nas plantas medicinais e em determinados alimentos porque seu consumo regular ajuda a manter o nível de estresse controlado, relaxando o organismo e evitando problemas de concentração, insônia ou depressão, por exemplo.

Os ansiolíticos naturais mais usados são os chás, como a valeriana, passiflora ou camomila, os alimentos ricos em triptofano, como queijo e banana, e os medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos que podem ser usados com indicação do médico ou farmacêutico.

Veja quais são as opções naturais para combater o estresse e a ansiedade.

1. Tomar chás calmantes

Os chás para acalmar devem ser ingeridos até 3 vezes por dia e alguns exemplos são:

1. Camomila: Tem ação calmante, sendo indicada em caso de ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir. O chá de camomila deve ser feito com 2 a 3 colheres (de chá) de flores secas numa xícara de água fervente.

2. Passiflora: Possui propriedades relaxantes, anti-depressivas e indutoras do sono, indicadas para casos de ansiedade, nervosismo, depressão e insônia. O chá de passiflora deve ser feito com 15 gramas de folhas ou ½ colher (de chá) da flor de maracujá.

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

3. Jujuba: Ajuda a diminuir a ansiedade, devido à sua ação calmante. O chá de jujuba deve ser feito com 1 colher (de sobremesa) de folhas numa xícara de água fervente.

4. Valeriana: Tem ação calmante e sonífera e está indicada em caso de ansiedade e nervosismo. O chá de valeriana deve ser feito com 1 colher (de chá) da raiz picada numa xícara de água fervente.

5. Erva-cidreira: Possui propriedades calmantes que ajudam a diminuir a ansiedade, o nervosismo e a agitação, podendo ser usada por gestantes. O chá de erva-cidreira deve ser feito com 3 colheres (de sopa) numa xícara de água fervente.

6. Lúpulo: Devido à sua ação calmante e sonífera, pode ser usada em caso de ansiedade, agitação e perturbações do sono. O chá de Lúpulo deve ser feito com 1 colher (de chá) da erva numa xícara de água fervente.

7. Centelha Asiática ou Gotu Kola: Tem ação calmante, sendo muito utilizada em caso de nervosismo e ansiedade. O chá de centelha asiática deve ser feito com 1 colher (de sopa) da erva numa xícara de água fervente.

Apesar de serem naturais, cada planta medicinal possui contraindicações que devem ser avaliadas antes da sua utilização. Por isso, mulheres grávidas, lactantes e pacientes com problemas cardiovasculares devem receber orientação profissional antes de tomar qualquer chá.

2. Recorrer à remédios naturais para acalmar

Os medicamentos naturais para acalmar incluem capsulas fitoterápicas, como Hipericão, Valeriana e Passiflora, por exemplo, ou medicamentos homeopáticos, como Homeopax, Nervomed e Almeida Prado 35, que ajudam a reduzir a ansiedade, diminuindo o nervosismo e a insônia.

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Os medicamentos naturais podem ser comprados em qualquer farmácia convencional ou de manipulação, mas devem ser ingeridos respeitando as contraindicações da bula e de acordo com a orientação do médico ou do fabricante.

3. Investir nos alimentos que ajudam a acalmar

Uma alimentação rica em alimentos com triptofano é uma ótima forma de complementar o tratamento da insônia e reduzir o estresse, pois o triptofano é uma substância que ajuda a produzir serotonina, um hormônio responsável por aumentar a sensação de bem-estar.

Assim, alguns alimentos que ajudam a acalmar são cereja, aveia, milho, arroz, queijo, nozes, banana, morango, batata-doce, leite morno e castanha-do-pará.

3 Formas naturais de combater o Estresse e a Ansiedade

Veja outros alimentos ansiolíticos naturais em: Alimentos contra a ansiedade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...