Cranberry: o que é, para que serve (e como consumir)

Atualizado em fevereiro 2024

O cranberry é uma fruta que ajuda a evitar as infecções urinárias, porque possui propriedades antibacterianas, impedindo a adesão e o desenvolvimento de bactérias na bexiga.

Além disso, o cranberry é rico em fibras que aumentam o volume das fezes, e ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e prolongam a saciedade, ajudando a combater a prisão de de ventre e prevenir a diabetes.

cranberry é encontrado na forma fresca, desidratada ou congelada em alguns supermercados e feiras. Essa fruta também é comercializada em farmácias e lojas de produtos naturais na forma de suplementos em cápsulas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o cranberry

As principais indicações do cranberry são:

1. Prevenir infecções urinárias

Alguns estudos [1], [2] mostram que o cranberry poderia prevenir e ajudar no tratamento de infecções urinárias, já que é rico em proantocianidinas, flavonoides que têm ação antibacteriana e impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga.

No entanto, mais estudos realizados em seres humanos são necessários para comprovar os benefícios do consumo do cranberry na infecção urinária.

2. Evitar a diabetes

Por conter ótimas quantidades de flavonoides com ação antioxidante, o cranberry melhora a ação da insulina, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Além disso, as fibras presentes no cranberry também diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, favorecendo a regulação dos níveis sanguíneos de açúcar.

3. Combater a prisão de ventre

O cranberry é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre. Confira outros alimentos que combatem a prisão de ventre.

4. Evitar doenças cardiovasculares

Por ser rico em antocianinas, proantocianidinas e catequinas, compostos antioxidantes  e anti-inflamatórios, o cranberry diminui os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, enquanto aumenta os níveis do colesterol “bom”, o HDL, evitando doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto.

Além disso, o cranberry também ajuda a prevenir e pressão alta, porque inibe a enzima conversora da angiotensina, uma enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos e que está relacionada com o aumento da pressão arterial.

5. Fortalecer o sistema imunológico

O cranberry é rico em vitamina C, vitamina A e flavonoides, que são nutrientes e compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, combatendo bactérias e vírus e ajudando a reduzir o tempo de duração de gripes e resfriados.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

O cranberry previne o envelhecimento precoce pois atua combatendo o excesso de radicais livres no organismo, que são um dos responsáveis pela formação de rugas, linhas de expressão e flacidez na pele. Veja outros alimentos ricos em antioxidantes.

7. Combater o H. pylori

Por ser rico em proantocianidina, um composto bioativo com ação bactericida que diminui a proliferação e impede o crescimento bacteriano, o cranberry combate o Helicobacter pylori, ajudando no tratamento de infecções como gastrite e úlceras.

8. Evitar cáries

O cranberry pode ajudar a evitar o surgimento de cáries, pois impede a aderência e a multiplicação de bactérias nos dentes, como a Streptococcus mutans, que está associada com as cáries.

9. Manter a saúde dos olhos

O cranberry mantém a saúde dos olhos por conter luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os raios ultravioletas do sol e da luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, ajudando na prevenção de situações como catarata e degeneração macular.

10. Ajudar a prevenir o câncer

Por ser uma fruta rica em antocianinas, ácido ursólico e quercetina, o cranberry protege as células saudáveis do corpo contra os danos causados pelo excesso de radicais livres, podendo ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de mama,  próstata e cólon.

O cranberry emagrece?

Por ser uma fruta pobre em calorias e ter boas quantidades de fibras, o cranberry pode prolongar a saciedade ao longo do dia, diminuindo a fome e ajudando no emagrecimento.

No entanto, para emagrecer é fundamental também fazer uma dieta com redução de calorias e praticar regularmente exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional em 100 g de cranberry fresco e desidratado:

Componente

100g de cranberry fresco

100g de cranberry desidratado

Energia

46 calorias

277 calorias

Proteína

0,4 g

0,1 g

Gorduras

0,1 g

1,4 g

Carboidratos

12 g

65 g

Fibras

3,6 g

5,7 g

Vitamina C

14 mg

0,2 g

Vitamina A

3 mcg

4 mcg

Betacaroteno

38 mcg

-

Luteína e zeaxantina

91 mcg

-

Fósforo

11 mg

8 mg

Potássio

80 mg

40 mg

Para se obter todos os benefícios do cranberry, é importante também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

Pode-se consumir o cranberry na forma fresca ou desidratada, sendo recomendado consumir de 1 a 2 colheres (de sopa) por dia, que pode ser ingerido sozinhos ou adicionado a iogurtes, sucos ou vitaminas, por exemplo.

Além disso, o cranberry também pode ser usado na forma de chá ou de suplemento em cápsulas.

1. Suco de cranberry

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de cranberry desidratado ou 1 xícara (de chá) de cranberry fresco;
  • 600 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Se usar a fruta desidratada, colocar o cranberry na água para amolecer por uns minutos. Colocar o cranberry e a água no liquidificador e bater por 3 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Transferir a bebida para um copo e consumir. Pode-se consumir até 3 copos (de 250 ml) desse suco por dia e, de preferência, sem adoçar.

2. Cápsulas de cranberry

As cápsulas de cranberry devem ser tomadas com um copo de água, sendo que as doses geralmente recomendadas variam de 120 a 1600 mg, por dia, por até 12 semanas. Veja mais sobre como tomar as cápsulas de cranberry.

3. Chá de cranberry

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de água;
  • 1 colher (de café) de cranberry desidratado.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a água e o cranberry e levar ao fogo médio para ferver por 3 minutos. Deixar a mistura tampada por 5 minutos e servir o chá em seguida. Após beber o chá, as bagas de cranberry podem ser ingeridas.

Possíveis efeitos secundários

O consumo excessivo de cranberry pode causar diarreia, dor no estômago, náuseas e vômitos.

O cranberry pode aumentar o risco de pedras nos rins, pois essa fruta é rica em ácido oxálico, uma substância que, quando consumida em excesso, aumenta a concentração de oxalato na urina contribuindo para a formação de pedras nos rins. Conheça outros alimentos ricos em oxalato.

Quem não deve usar

Pessoas com hipertrofia benigna da próstata, obstrução do sistema urinário ou com risco de ter pedra nos rins, só devem consumir o cranberry sob a orientação de um médico.

O cranberry na forma de chá ou cápsulas não é indicado para crianças, assim como não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares, como varfarina, atorvastatina, diclofenaco, nifedipina e outros, devem conversar com um médico antes de consumir o cranberry.

Vídeos relacionados