Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Calcificação da aorta: o que é, sintomas, causas e tratamento

A calcificação da aorta é uma alteração que acontece devido ao acúmulo de cálcio no interior da artéria aorta, o que diminui a elasticidade da artéria e dificulta a passagem do sangue, causando sintomas como dor no peito e cansaço fácil, além de aumentar o risco de complicações graves como infarto ou AVC. 

Embora seja uma situação grave, quando o tratamento é feito de forma adequada e com o devido acompanhamento pelo cardiologista, é possível melhorar os sintomas e reduzir bastante o risco de complicações. Em alguns casos, o tratamento pode até ajudar a curar a calcificação e evitar que volte a surgir. 

Além da calcificação da aorta, pode ainda ocorrer uma situação conhecida como calcificação ateromatosa, na qual o acúmulo de cálcio acontece junto a uma placa de gordura, sendo, por isso, mais comum em pessoas que têm colesterol alto descontrolado. Entenda melhor o que é a ateromatose da aorta e como tratar.

A aorta é o vaso vermelho no abdomên
A aorta é o vaso vermelho no abdomên

Principais sintomas

Os sintomas da calcificação da aorta podem ser difíceis de identificar, mas normalmente incluem:

  • Dor no peito ou no abdômen em forma de pontada ou aperto, principalmente durante esforços físicos;
  • Cansaço fácil;
  • Palpitações cardíacas;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Tonturas ao se levantar ou caminhar.

O diagnóstico da calcificação da aorta pode ser feito através de exames como angiografia, ecografia, raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O médico indicará o exame de acordo com as características da pessoa, podendo inclusive pedir outros tipos de exame para fazer uma melhor avaliação da função cardíaca.

Possíveis causas da calcificação da aorta

O risco de calcificação da aorta aumenta com o passar da idade e suas causas principais causas são:

  • Acúmulo de cálcio na aorta devido à suplementação excessiva de cálcio;
  • Febre reumática, que pode levar a uma diminuição do tamanho da aorta, dificultando a passagem do sangue;
  • Complicações de doenças cardíacas genéticas, como defeitos na válvula aórtica;
  • Insuficiência renal;
  • Presença de placas de ateroma, que são placas formadas pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Pessoas que têm o colesterol alto, excesso de peso, que fumam ou consomem bebidas alcoólicas de forma exagerada também possuem um maior risco de desenvolver calcificação na aorta.

Como é feito o tratamento

O tratamento da calcificação da aorta deve ser sempre orientado por um cardiologista, mas normalmente inclui o uso de medicamentos para controlar o colesterol e algumas alterações no estilo de vida, especialmente na dieta.

Tratamento com remédios

Os medicamentos usados no tratamento da calcificação da aorta são os mesmos utilizados para baixar o colestrol, como Sinvastatina, Atorvastatina e Vytorin, já que normalmente ela está ligada ao colesterol alto e ao entupimento dos vasos sanguíneos. Além disso, pessoas que tomam suplemento de cálcio podem necessitar ajustar a dose, segundo orientação médica. Veja mais exemplos em remédios para baixar o colesterol

No entanto, nos casos mais graves em que a aorta está muito danificada e outras complicações aparecem, como o aneurisma da aorta ou a obstrução total desse vaso sanguíneo, o médico poderá indicar cirurgia para retirar a placa de cálcio da artéria ou para fazer uma ponte de safena, que ajudará a restabelecer a circulação normal de sangue. Veja como é feita a cirurgia de ponte de safena.

Alterações da dieta

Para tratar a calcificação da aorta, deve-se tomar os mesmos cuidados da dieta usada para baixar o colesterol, sendo importante aumentar o consumo de fibras e diminuir a ingestão de açúcares e gorduras.

  • O que comer: através das frutas e legumes, deve-se ingerir mais verduras cruas e folhosos como alface e couve, grãos integrais como aveia, chia e linhaça, e gorduras boas presentes no azeite e em peixes como salmão, sardinha e atum.
  • O que evitar: carnes gordurosas como bacon, tripas, moela e fígado, produtos industrializados como salgadinhos de pacote e bolacha recheada, bolos, doces em geral, linguiça, salsicha e presunto.

Além da dieta, é importante fazer atividade física regularmente, parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Encontre mais dicas sobre dieta para baixar o colesterol.

Juntamente com a alimentação saudável, também pode-se usar remédios caseiros para tratar o colesterol e, com isso, evitar a piora da calcificação da aorta ou de outros vasos sanguíneos. Veja mais em remédios e receitas caseiras para baixar o colesterol.

Complicações da calcificação da aorta

A calcificação da aorta aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como:

  • Infarto;
  • Entupimento da aorta;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Aneurisma;
  • Acidente isquêmico transitório;

Além disso, essa doença também pode complicar procedimentos como a colocação de stent, que é um tipo de tubo implantado dentro do vaso sanguíneo para facilitar a passagem do sangue em casos de aterosclerose, por exemplo.

Sinais de melhora e de piora

Os sinais de melhora da calcificação da aorta são diminuição do cansaço e da tontura ao levantar ou ao fazer esforços, e o desaparecimento das dores no peito.

Já os sinais de piora e de complicações da calcificação surgem principalmente quando o vaso sanguíneo está totalmente obstruído, fazendo aparecerem dores abdominais intensas, vômitos e diarreia. Essa dor ocorre principalmente de 30 a 60 minutos depois das refeições, quando há um maior esforço do abdômen para digerir a comida.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem