Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Antracose Pulmonar e como tratar

A antracose pulmonar é um tipo de pneumoconiose caracterizada por lesões no pulmão causadas pela inalação constante de pequenas partículas de carvão ou de poeira que acabam por se alojar ao longo do sistema respiratório, principalmente nos pulmões. Saiba o que é a pneumoconiose e como evitar.

Geralmente as pessoas com antracose pulmonar não apresentam sinais ou sintomas, passando despercebida na maioria das vezes. No entanto, quando a exposição passa a ser excessiva, pode haver fibrose pulmonar, o que pode resultar em insuficiência respiratória. Entenda o que é a fibrose pulmonar e como tratar.

O que é Antracose Pulmonar e como tratar

Sintomas da Antracose Pulmonar

Apesar de não possuir nenhum sintoma característico, a antracose pode ser suspeitada quando a pessoa tem contato direto com poeira, apresenta tosse seca e persistente, além de dificuldades para respirar. Alguns hábitos também podem influenciar o agravamento do quadro clínico da pessoa, como por exemplo o tabagismo

As pessoas mais propensas a desenvolver complicações da antracose pulmonar são os moradores de grandes cidades, que normalmente possuem o ar muito poluído, e os mineradores de carvão. No caso dos mineradores, para evitar o desenvolvimento de antracose, é recomendado utilizar máscaras de proteção, que deverão ser fornecidas pela empresa, para evitar as lesões no pulmão, além de lavar as mãos, braços e rosto antes de sair do ambiente de trabalho.

Como é feito o tratamento

Não é necessário nenhum tratamento específico para a Antracose pulmonar, sendo recomendado apenas o afastamento da pessoa da atividade e de locais que possuam poeira de carvão.

O diagnóstico da antracose é feito por meio de exames laboratoriais, como o exame histopatológico do pulmão, em que é visualizado um pequeno fragmento do tecido pulmonar, sendo observado o acúmulo de carvão, além de exames de imagem, como a tomografia de tórax e a radiografia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar