Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Angioma rubi: o que é, principais causas e tratamento

Outubro 2019

O angioma rubi, também chamado angioma senil ou nevus rubi, são bolinhas vermelhas que aparecem na pele na vida adulta e que podem aumentar de tamanho e quantidade com o envelhecimento. É bastante frequente e não representa risco para a saúde, no entanto, se houver sangramentos, deve-se procurar um dermatologista para diagnóstico mais preciso.

O angioma rubi é um tipo de angioma de pele, que normalmente surge em locais de pouca visualização, como couro cabeludo e costas, mas também pode estar presente no tronco e rosto, com menos frequência. É a principal doença de pele do idoso e não apresenta sintomas.

O tratamento é feito normalmente para fim estético, podendo ser através de laser ou crioterapia. A melhor forma de prevenção do angioma rubi é usar filtro solar e evitar ficar exposto ao sol por muito tempo para que não haja envelhecimento precoce da pele, o que favorece o surgimento do angioma. 

Angioma rubi: o que é, principais causas e tratamento

Principais características

O angioma de rubi se apresenta inicialmente como manchas pequenas, planas e vermelhas, mas que com o envelhecimento, podem aumentar de tamanho, chegando aos 5 mm, e terem coloração vermelho brilhante. Essas manchas não regridem, ou seja, só podem ser retiradas com algum tipo de tratamento, e têm evolução lenta. 

Normalmente não há sintomas, no entanto em alguns casos pode haver sangramento caso haja alguma pancada na região que se localiza o angioma. Nesse caso, é importante ir ao dermatologista para que seja feita nova análise das bolinhas vermelhas da pele. 

Saiba reconhecer as características do angioma.

Causas do angioma de rubi

Ainda não se sabe qual é a causa do aparecimento do angioma rubi, porém dentre os fatores que podem estar relacionados com a sua ocorrência estão envelhecimento da pele, exposição prolongada ao sol e a compostos químicos e o estresse. Além disso, pessoas que tem diabetes têm maiores chances de ter angioma rubi e em maior quantidade. 

Como é feito o tratamento

O tratamento do angioma rubi normalmente é feito com fim estético e pode ser através de:

  • Laser, que promove diminuição do fluxo de sangue no vaso, eliminando o angioma;
  • Crioterapia, em que é colocado um spray de nitrogênio líquido sobre a mancha vermelha;
  • Eletrocoagulação, é aplicada uma corrente elétrica no angioma;
  • Escleroterapia, que é uma técnica em que é injetada uma substância no vaso sanguíneo para eliminá-lo. 

O tratamento do angioma rubi depende da quantidade e da localização, podendo estar localizado no tronco ou couro cabeludo. Veja como é feito o tratamento para angioma. 

Opções de tratamento caseiro

O tratamento caseiro para o angioma rubi pode ser feito com o óleo de rícino ou com o suco da maça verde. O óleo de rícino é utilizado para hidratar a pele e deve ser passado na mancha vermelha uma vez por dia durante 7 dias. A maçã verde possui propriedades antioxidantes sendo capaz de retardar o envelhecimento da pele e, assim, evitar a progressão do angioma rubi. O suco da maçã verde deve ser passado no angioma pelo menos 3 vezes ao dia durante 3 semanas. 

Para evitar que as bolinhas vermelhas apareçam na pele, é importante usar filtro solar, evitar ficar muito tempo exposto ao sol, ter uma alimentação saudável e tomar banhos com água fria para melhorar a circulação. 

Bibliografia >

  • HEALTHLINE. How to Get Rid of Cherry Angiomas. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/cherry-angioma>. Acesso em 08 Out 2019
  • KIM, Jae-Hong; PARK, Hwa-young; KU AHN, Sung. Cherry Angiomas on the Scalp. Case reports in dermatology. Vol 1. 82-86, 2009
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem