Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a alveolite seca e purulenta e como tratar

A alveolite caracteriza-se por uma infecção do alvéolo, que é a parte interior do osso onde se encaixa o dente. Geralmente, uma alveolite ocorre depois de se extrair um dente e quando não se forma um coágulo sanguíneo ou este se desloca, desenvolvendo-se uma infecção.

Geralmente, a alveolite provoca uma dor intensa que aparece 2 a 3 dias após a extração do dente e que pode durar vários dias, caso o problema não seja tratado entretanto. Caso a pessoa tenha extraído um dente recentemente e sinta muita dor, o ideal é ir ao médico, para que realize a limpeza da região e para que o tratamento seja realizado quanto antes, o que consiste, normalmente, na ingestão de antibióticos e anti-inflamatórios.

O que é a alveolite seca e purulenta e como tratar

Tipos de alveolite

Existem dois tipos de alveolite:

1. Alveolite seca

Na alveolite seca, o osso e as terminações nervosas encontram-se expostas, causando muita dor, que é constante e pode irradiar para o rosto, pescoço e ouvido. 

2. Alveolite purulenta

Na alveolite purulenta, pode-se ver produção de pus e sangramento, o que pode ser causado por reações a corpos estranhos existentes no interior do alvéolo, provocando mau cheiro e dor intensa, mas que, geralmente, não é tão forte como na alveolite seca.

Possíveis causas

Normalmente, a alveolite forma-se devido a uma extração de um dente, quando não é formado um coágulo ou quando este se forma, mas depois se desloca ou infeciona.

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de se desenvolver uma alveolite, como por exemplo ter uma higiene oral incorreta ou ter sofrido uma extração dentária difícil ou incorreta.

Além disso, a anestesia usada na extração, presença de infecções já existentes perto do local, uso de cigarro, fazer bochechos que possam remover o coágulo sanguíneo, uso de anticoncepcionais orais, falha na desinfecção do local, doenças como diabetes ou problemas de coagulação podem também aumentar o risco de desenvolver uma alveolite.

Quais os sintomas

Os sintomas mais comuns que podem ser causados por uma alveolite são dor de dente intensa com irradiação para o resto do rosto, pescoço ou ouvido, mau hálito, alterações no paladar, inchaço e vermelhidão, aumento dos gânglios linfáticos na região, febre e presença de pus, caso se trate de uma alveolite purulenta.

Como é feito o tratamento

Mal surjam os primeiros sintomas, deve-se ir ao médico, de forma a iniciar o tratamento quanto antes. Entretanto, pode-se aliviar a dor, colocando gelo ou enxaguando a boca com água e sal. Saiba como aliviar a dor de dente em casa.

Geralmente, o tratamento consiste na administração de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, depois de o dentista higienizar o local. A pessoa também deve reforçar a higiene oral em casa, complementando a escovagem dos dentes com um enxaguantes bucal.

O médico pode também recomendar anestésicos locais para reduzir a dor e colocar uma pasta anti-séptica medicamentosa, adequada para aplicar dentro do alvéolo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem