Alimentos ricos em tiramina (cuidados e contraindicações)

Atualizado em fevereiro 2023

A tiramina é uma substância derivada do aminoácido tirosina, sendo encontrada principalmente em alimentos fermentados e envelhecidos, como chucrute, kimchi, vinho, cerveja, carnes secas ou salgadas.

Além disso, a tiramina também é encontrada em ótimas quantidades em alimentos como molhos de soja, e queijos do tipo azul, brie, cheddar, roquefort, gorgonzola e parmesão, por exemplo.

A tiramina participa da produção de catecolaminas, neurotransmissores que atuam no controle da pressão arterial. Assim, altos níveis de tirosina no organismo podem causar o aumento da pressão arterial, dor de cabeça e visão embaçada.

Imagem ilustrativa número 1

Principais alimentos ricos em tiramina

Os principais alimentos ricos em tiramina são:

  • Pães, massas e bolos feitos com leveduras;
  • Legumes em conserva, como chucrute, picles, tomate seco e azeitona;
  • Queijos envelhecidos, como cheddar, queijo azul, suíço, gouda, gorgonzola, parmesão, roquefort, feta e brie;
  • Carnes, como carne seca ou curada, peixe em conserva ou defumado, fígado, extratos de carne, salame, bacon e presunto;
  • Bebidas alcoólicas, como cerveja, licor, vinho tinto, xerez e vermute;
  • Frutas, como frutas secas e frutas muito maduras;
  • Sementes e oleaginosas, como amendoim, nozes, avelã, sementes de abóbora e de gergelim;
  • Produtos de soja fermentada, como molho de soja, miso, tempeh e natto.

Alguns alimentos possuem quantidades moderadas de tiramina, como cebola crua, abacate, café, refrigerantes à base de cola, chocolate e chás com cafeína, como chá preto e chá verde.

Já outros alimentos possuem poucas quantidades de tiramina, como queijos frescos, como cottage, ricota e muçarela, iogurte, leite fresco, carne fresca, frango fresco, peixe fresco e ovos.

Possíveis efeitos colaterais

Como a tiramina participa da produção de neurotransmissores que atuam no controle da pressão arterial, consumir elevadas quantidades dessa substância pode causar o aumento da pressão arterial.

Além disso, a tiramina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo o surgimento das dores de cabeça em pessoas que sofrem de enxaqueca. Conheça outros alimentos que podem causar enxaqueca.

Contraindicações

Pessoas que usam remédios inibidores da monoamina oxidase, como Isocarboxazida, moclobemida, fenelzina e selegilina devem evitar os alimentos ricos em tiramina.

Isso acontece porque esses remédios bloqueiam a enzima que dissolve a tiramina, aumentando a concentração dessa substância no organismo e causando complicações, como aumento na pressão arterial, dor de cabeça, visão embaçada e hemorragia intracraniana.

Vídeos relacionados