Taurina: o que é, para que serve e quando tomar suplementos

novembro 2022

A taurina é um aminoácido encontrado em alimentos, como carne bovina, peixe, frango ou peru, e que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a melhorar a imunidade, manter a saúde dos olhos e prevenir o envelhecimento precoce.

Além disso, a taurina é considerada um aminoácido não essencial, porque é produzida em grandes quantidades pelo fígado, coração, retina dos olhos, cérebro e músculos.

No entanto, a suplementação com taurina pode ser indicada para melhorar o desempenho físico ou ajudar no tratamento da pressão alta, por exemplo. O suplemento de taurina pode ser encontrado em lojas de suplementos ou farmácias, na forma de cápsulas ou em pó.

Para que serve a taurina

As principais indicações da taurina para a saúde incluem:

1. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ter efeito antioxidante, a taurina protege as células saudáveis da pele contra os radicais livres, evitando o surgimento de rugas e flacidez, e prevenindo o envelhecimento precoce. Veja outros alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

2. Melhorar o desempenho físico

A taurina melhora o desempenho físico, porque aumenta a oxigenação, favorece a contração dos músculos e diminui o cansaço muscular, aumentando a resistência física e promovendo o ganho de massa muscular.

3. Controlar a pressão alta

A taurina ajuda a controlar a pressão alta pois inibe os níveis de angiotensina II, um grupo de aminoácidos que aumenta a retenção de água no organismo, favorecendo o aumento da pressão arterial.

Além disso, a taurina também tem propriedades vaso relaxantes, facilitando a circulação de sangue e prevenindo a pressão alta. Veja outras formas naturais de controlar a pressão alta.

4. Diminuir colesterol e triglicerídeos

A taurina ajuda na produção dos sais biliares, que são compostos que ajudam na digestão e absorção de gordura dos alimentos e favorecem a eliminação do colesterol pelas fezes, diminuindo, assim, os níveis de colesterol no sangue.

Por ter um efeito antioxidante, a taurina também evita a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, prevenindo a aterosclerose, o infarto ou o derrame.

5. Ajudar no controle da diabetes

A taurina melhora a ação da insulina, o hormônio responsável pelo controle nos níveis de glicose no sangue, ajudando, por isso, no controle da diabetes.

Além disso, a taurina também tem função antioxidante, melhorando a função do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, promovendo o equilíbrio desse hormônio no sangue e melhorando a absorção da glicose.

6. Tratar e prevenir doenças nos olhos

A taurina está presente em boas quantidades nos olhos e a suplementação com esse aminoácido tem mostrado efeitos positivos no tratamento de doenças degenerativas dos olhos.

A taurina também possui um efeito antioxidante que protege as células da retina, prevenindo e ajudando no tratamento de doenças que podem levar à cegueira, como retinopatia diabética e glaucoma, uma doença nos olhos caracterizada pelo aumento da pressão intraocular ou pela fragilidade do nervo ótico.

7. Fortalecer o fígado

Por ter efeito antioxidante, a taurina fortalece o fígado, promovendo a eliminação de toxinas e metais pesados, como o mercúrio, desintoxicando o organismo.

A taurina também protege o fígado contra os danos causados pelos radicais livres e pelo uso prolongado de alguns medicamentos.

8. Ajudar a prevenir o câncer

A taurina ajuda no combate aos radicais livres, que, em excesso, podem causar danos às células saudáveis do corpo, favorecendo o surgimento ou multiplicação de células cancerígenas.

Além disso, a taurina também tem uma ação anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico e podendo, assim, ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer. No entanto, são necessários mais estudos que comprovem os benefícios da taurina na prevenção do câncer.

Lista de alimentos ricos em taurina

A tabela a seguir traz a quantidade de taurina para cada 100 g de cada alimento:

Alimento

Quantidade de taurina para cada 100g de alimento

Carne bovina

43,1 mg

Carne de porco

61,2 mg

Filé de peru

29,5 mg

Frango

378 mg

Fígado bovino

69 mg

Leite de vaca

1 mg

Leite de cabra

7 mg

Camarão

115 mg

Polvo

390 mg

Atum

68 mg

Bacalhau

31 mg

Salmão selvagem

130 mg

Caranguejo

278 mg

Ostras

396 mg

Para se obter os benefícios da taurina, é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.

Quantidade recomendada

Como a taurina pode ser produzida pelo corpo, não existe uma recomendação de ingestão diária desse aminoácido.

No entanto, manter uma alimentação variada e saudável, incluindo carne bovina, frango, laticínios, peixes e frutos do mar também ajuda a obter a taurina naturalmente.

Quando tomar suplementos de taurina

Os suplementos de taurina podem ser recomendados para complementar o tratamento de doenças cardiovasculares, problemas no fígado, ou ainda para melhorar o rendimento durante os treinos, por exemplo.

A dose recomendada do suplemento de taurina varia de acordo com o objetivo de cada pessoa, sendo geralmente indicada entre 0,5 a 3 g desse suplemento por dia, que pode ser ingerido pela manhã ou à tarde.

Já para melhorar o rendimento físico, esse suplemento pode ser tomado entre 10 minutos a 2 horas antes dos treinos.

No entanto, é aconselhado usar os suplementos de taurina somente sob a orientação de um médico, ou nutricionista, que vai avaliar o estado geral de saúde e indicar a dosagem adequada do suplemento para cada pessoa.

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de ser considerado seguro, o consumo de altas doses do suplemento de taurina pode causar sintomas como dor de cabeça, diarreia ou dor no estômago.

Pessoas com problemas renais e crianças não devem consumir suplementos de taurina. Assim como esse suplemento também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas que usam medicamentos, devem falar com o médico antes de usar suplementos de taurina, já que podem alterar os efeitos de alguns remédios.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • KURTZ, A, Jennifer et al. Taurine in sports and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol.18. 39.ed; 2021
  • ABUD, F, Gabriela et al. Taurine as a possible antiaging therapy: A controlled clinical trial on taurine antioxidant activity in women ages 55 to 70. Applied nutrtional investigation. Vol.101. 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BOCCANEGRA, Brigida et al. Safety issues and harmful pharmacological interactions of nutritional supplements in Duchenne muscular dystrophy: considerations for Standard of Care and emerging virus outbreaks. Pharmacological Research . 2020
  • BRIGHAM AND WOMEN´S HOSPITAL. Taurine. Disponível em: <https://healthlibrary.brighamandwomens.org/19,Taurine>. Acesso em 22 nov 2022
  • KULCZYNSKI, Bartosz et al. Characteristics of Selected Antioxidative and Bioactive Compounds in Meat and Animal Origin Products. Antioxidants. Vol.8. 335.ed; 1-47, 2019
  • MALEKI, Vahid et al. The effects of taurine supplementation on glycemic control and serum lipid profile in patients with type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Amino Acids. Vol.52. 7.ed; 905-914, 2020
  • WALDRON, Mark et al. The effects of oral taurine on resting blood pressure in humans: a meta-analysis. Current Hypertension Reports. Vol.20. 9.ed; 1-21, 2018
  • QARADAKHI, Tawar et al. The Anti-Inflammatory Effect of Taurine on Cardiovascular Disease. Nutrients. Vol.12. 9.ed; 1-23, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 1199401 visualizações
  • Lanches para treinar | Antes durante e Depois do Treino

    11:27 | 606841 visualizações
  • Alimentação para DIABÉTICO

    03:14 | 1283927 visualizações