Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em inulina

A Inulina é uma espécie de fibra com açúcar, da classe dos fruto-oligossacarídeos, que está presente em alguns vegetais como cebola, alho, bardana, chicória ou trigo, por exemplo, mas que também pode ser ingerida na forma pré-bióticos sintéticos comprados na farmácia, para equilibrar a flora bacteriana no intestino e melhorar o transito intestinal. Além disso, a inulina também pode ser usada para reduzir os níveis de triglicerídeos, diminuir a inflamação no caso de colite ou síndrome do intestino irritável e até a prevenir o surgimento de câncer no intestino.

A inulina aumenta a absorção de cálcio, magnésio e outros nutrientes através do intestino e, por isso, é capaz de tratar, não só, a síndrome de má absorção, em casos de crises de diarreia, como é uma boa forma de completar o tratamento da osteoporose na menopausa, por exemplo.

Cebola, alho, trigo, chicória e bardanaCebola, alho, trigo, chicória e bardana
Tomate, cevada, aspargo, centeio e alho francêsTomate, cevada, aspargo, centeio e alho francês

Benefícios da inulina

A ingestão de inulina nos alimentos ou sob a forma de pré-bióticos, comprados na farmácia, facilita o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino, aliviando a prisão de ventre. Porém, seus benefícios para a saúde vão além disso e incluem:

  • Redução dos níveis de triglicerídeos: a inulina diminui a produção de triglicerídeos através da redução da sua absorção intestinal.
  • Prevenção do câncer do cólon: a inulina diminui e controla o crescimento de bactérias patogênicas no intestino, diminuindo a quantidade de toxinas produzidas e o tempo que ficam em contato com o intestino, fazendo com que, no caso de existirem pequenas lesões intestinais não se tornem malignas.
  • Prevenção e tratamento da osteoporose: a inulina facilita a absorção de cálcio pela mucosa intestinal, aumentando a disponibilidade de cálcio que pode ser utilizado para aumentar a densidade óssea. Assim, a suplementação de inulina, especialmente da dieta de idosos com problemas ósseos, também pode ajudar na recuperação de fraturas.
  • Melhora o sistema imune: a inulina favorece o crescimento de bactérias benéficas para o organismo, evitando o crescimento exagerado de outras bactérias. Aumentando a barreira imunológica prevenindo o surgimento frequente de gripes e resfriados comuns.
  • Diminui as cólicas, diarreia e outros sintomas de doenças inflamatórias intestinais, como Diverticulite, Colite ulcerativa, Síndrome do intestino irritável e Doença de Crohn: nestes casos a inulina por aumentar a hidratação das fezes e diminuir a presença de bactérias patogênicas, reduz não só a fermentação exagerada das fezes que causa a cólica, como também melhora a estrutura do bolo fecal, diminuindo a inflamação do intestino e a frequência de crises diarreicas.

Assim, a utilização da inulina é importante para melhorar a barreira imunológica, aumentar a capacidade de absorção de nutrientes, reduzir os triglicerídeos do sangue e garantir a saúde do intestino, regulando a frequência das evacuações e evitando, especialmente no caso de doenças inflamatórias intestinais, alterações bruscas entre prisão de ventre e diarreia que podem causar lesões no intestino.

Lista de alimentos ricos em inulina

Alguns alimentos ricos em inulina, que possuem na sua composição frutanos ou frutoligossacarideos, incluem:

TrigoTomate
Cebola

Cevada

AlhoCenteio
BardanaAspargo
ChicóriaAlho francês

Porém, para garantir todos os benefícios das fibras e das bactéria saudáveis do intestino, além da ingestão de inulina e fibras presente nas saladas e sopas, que atuam como pré-bióticos criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias boas, é importante também a toma regular de probióticos nos iogurtes, por exemplo, pois isso faz com que a flora bacteriana permaneça saudável.

Para saber mais sobre os alimentos e suplementos com probióticos leia: O que são probióticos

Mais sobre este assunto:


Carregando
...