Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em Ferro para anemia

Usar os alimentos ricos em ferro para anemia é uma ótima forma de acelerar a cura para esta doença. Mesmo em pequenas concentrações o ferro deverá ser consumido em todas as refeições pois não adianta comer apenas 1 refeição rica em ferro e passar 3 dias, sem consumir estes alimentos.

Geralmente os indivíduos com tendência à anemia ferropriva precisam mudar os hábitos alimentares para evitar a recorrência da doença, e por isso independente do tratamento médico instituído a alimentação deve ser baseada nestes alimentos.

Alimentos ricos em ferroAlimentos ricos em ferro
Outros alimentos ricos em ferroOutros alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em Ferro para combater a anemia

Os alimentos ricos em ferro devem ser consumidos regularmente para combater a anemia, por isso indicamos na tabela a seguir alguns dos alimentos com maior concentração de ferro:

Marisco no vapor100 g22 mg
Fígado de galinha cozido100 g8,5 mg
Semente de abóbora57 g8,5 mg
Tofu124 g6,5 mg
Lombo de boi assado100 g3,5 mg
Pistache64 g4,4 mg
Melado41 g3,6 mg
Chocolate preto28,4 g1,8 mg
Uva passa36 g1,75 mg
Abóbora cozida123 g1,7 mg
Batata assada com casca122 g1,7 mg
Suco de tomate243 g1,4 mg
Atum enlatado100 g1,3 mg
Presunto100 g1,2 mg

A absorção do Ferro dos alimentos não é total e ronda os 20 a 30% no caso do ferro presente nas carnes, frango ou peixe e 5% no caso de alimentos de origem vegetal como frutas e legumes.

Como combater a anemia com os alimentos

Para combater a anemia com os alimentos ricos em Ferro, estes devem ser ingeridos acompanhados de um alimento fonte de vitamina C, no caso de serem vegetais, e também longe da presença de alimentos ricos em cálcio como leite e derivados pois estes dificultam a absorção do ferro pelo organismo, e por isso é importante procurar fazer receitas e combinações que facilitem a absorção do ferro.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...