Alimentos ricos em ferro para anemia

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2022

Os alimentos ricos em ferro para anemia são os de origem animal, como carne vermelha e fígado de frango, e de origem vegetal, como feijão e beterraba. Esses alimentos melhoram os níveis de hemoglobina no sangue, um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue que normalmente está diminuído na anemia.

Para ajudar a curar a anemia, é importante também consumir alimentos ricos em vitamina C durante as refeições, como goiaba, acerola e limão. Isso porque a vitamina C melhora a absorção do ferro no intestino. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C.

Embora os alimentos ricos em ferro sejam importantes durante o tratamento da anemia, eles não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de suplementos e remédios. Veja como é feito o tratamento da anemia.

Imagem ilustrativa número 1

Lista de alimentos ricos em ferro

A tabela a seguir traz a quantidade de ferro presente em cada 100g dos alimentos:

Alimento

Quantidade de ferro por cada 100g do alimento

Carne seca cozida

3,5 mg

Fígado bovino grelhado

5,8 mg

Fígado de galinha grelhado

11,6 mg

Tofu

1,4 mg

Gema de ovo cozida

2,9 mg

Uva passa

2,4 mg

Feijão preto cozido

1,5 mg

Sardinha assada

1,3 mg

Espirulina

28,5 mg

Coco seco

3,6 mg

Sementes de abóbora

14,9 mg

Sementes de girassol

5,2 mg

Além disso, algumas oleaginosas, como nozes, castanha-de-caju e castanha-do-pará também têm boas quantidades de ferro, ajudando no tratamento da anemia.

Dicas para combater a anemia

Para ajudar a combater a anemia, deve-se consumir alimentos ricos em vitamina C durante as refeições, como abacaxi, maracujá e caju. Isso porque a vitamina C facilita a biodisponibilidade do ferro dos alimentos e dos suplementos.

Além disso, é importante evitar o consumo exagerado de laticínios, como leite e iogurte, principalmente junto do almoço e do jantar, porque este mineral inibe a absorção de ferro. Veja outras dicas para combater a anemia.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE - CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO - UNICAMP - NEPA. Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos. 2011. Disponível em: <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 30 dez 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/ndb/search/list>. Acesso em 30 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Iron Deficiency Anemia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448065/>. Acesso em 30 dez 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 3 dicas simples para curar a ANEMIA rápido

    05:57 | 575471 visualizações