14 alimentos que aumentam a imunidade (com cardápio)

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o alho, o morango, a laranja e o brócolis, pois ajudam na formação e ação das células do sistema imunológico.

Esses benefícios são possíveis porque estes alimentos contêm vitamina C, vitamina A, vitamina E e compostos bioativos, por exemplo, que ajudam a combater infecções e reduzir processos inflamatórios no organismo.

No entanto, é importante lembrar que os alimentos sozinhos não são capazes de aumentar a imunidade. Assim, é recomendado também manter um sono de qualidade, a prática de atividade física regular, o consumo adequado de água e uma alimentação equilibrada e variada.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos que aumentam a imunidade

Os alimentos que podem ajudar a aumentar a imunidade são:

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas como a laranja, a tangerina, a acerola, a goiaba, o abacaxi e o limão, são ricas em vitamina C, um nutriente  que fortalece as funções das células de defesa do organismo, aumentando a imunidade.

Além disso, a vitamina C atua como um antioxidante, ajudando a proteger as células do sistema imunológico contra os danos causados pelos radicais livres. Veja alimentos ricos em vitamina C.

Como consumir: a melhor forma de consumir as frutas cítricas é ao natural, sem nenhum processamento, porque a vitamina C pode diminuir na presença de  luz, ar e calor.

Essas frutas também podem ser usadas na forma de suco. No entanto, é recomendado armazenar em geladeira em um recipiente bem fechado. 

2. Morango

O morango aumenta a imunidade, por ser rico em antioxidantes, como vitamina C, flavonoides e antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra os radicais livres, moléculas que podem enfraquecer o sistema imunológico.

Além disso, o morango e outras frutas vermelhas, como amora, mirtilo e framboesa, têm ação anti-inflamatória, o que ajuda o corpo a reagir melhor a infecções e a se recuperar mais rápido.

Como consumir: o morango pode ser consumido ao natural ou adicionado em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas, por exemplo.

Leia também: Morango: 9 benefícios, informação nutricional e receitas saudáveis tuasaude.com/beneficios-do-morango

3. Batata-doce

A batata-doce é rica em betacarotenos, carotenoides que são convertidos no organismo em vitamina A, além de polifenóis, flavonoides e antocianinas, que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento das células de defesa, aumentando  a imunidade.

A vitamina A, presente na batata-doce, também contribui para a saúde das mucosas, que funcionam como barreiras contra vírus, bactérias e fungos, evitando, assim, o surgimento de situações, como gripes, alergias e resfriados. Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina A.

Como consumir: a batata-doce pode ser consumida assada, cozida ou grelhada, com ou sem casca, no café da manhã, lanches, almoço e jantar.

4. Romã

A romã é uma fruta que ajuda a aumentar a imunidade, por ser rica em vitamina C e polifenóis, antioxidantes responsáveis por proteger as células do corpo e reduzir inflamações, ajudando a prevenir gripes, diarreia e herpes, por exemplo.

Além disso, a romã contém taninos, que ajudam a inibir o crescimento de bactérias ruins e a aumentar o número de bactérias boas no intestino. Isso melhora a absorção de vitaminas e minerais pelo corpo, fortalecendo o sistema imunológico. 

Leia também: 11 benefícios da romã, como comer (e como preparar o chá) tuasaude.com/roma

Como consumir: A romã pode ser consumida ingerindo as sementes ao natural  ou em preparações como sucos, vitaminas, saladas, iogurtes e sobremesas.

Além disso, pode-se também consumir o chá da romã, que é feito a partir da casca, caule, folhas ou flores da romã.

5. Brócolis

O consumo de brócolis ajuda a aumentar a imunidade, pela sua quantidade de vitamina C e glucosinolatos, nutrientes e substâncias que ajudam a o organismo contra infecções e a reduzir inflamações no corpo.

Como consumir: o brócolis pode ser consumido cozido em preparações como refogados, omeletes, tortas, ensopados e sopas. Além disso, esse vegetal também pode ser ingerido cru em saladas ou sucos. Saiba outras formas de consumir o brócolis.

6. Salmão

Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece a regulação das células de defesa do sistema imunológico, além de possuir ação anti-inflamatória, aumentando a imunidade. Veja todos os benefícios do salmão.

Como consumir: o salmão pode ser feito assado ou grelhado, ou consumido cru, sendo usado em preparações como sashimi e carpaccio de salmão.

7. Semente de girassol

Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a aumentar a imunidade, protegendo as células saudáveis contra os radicais livres que podem prejudicar a resposta normal do organismo a infecções.

Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Confira uma lista de alimentos ricos em zinco.

Como consumir: as sementes de girassol podem ser adicionadas em saladas, frutas, iogurte e na granola, além de também ser usada como ingrediente no preparo de bolos, sucos e vitaminas, por exemplo.

8. Iogurte natural

O iogurte natural aumenta a imunidade, porque é rico em probióticos, que são bactérias benéficas para a saúde intestinal.

Isso porque os probióticos ajudam a equilibrar a resposta do sistema imunológico durante infecções, além de fortalecer e estimular as defesas naturais do corpo. Veja outros benefícios dos probióticos para a saúde.

Como consumir: pode-se consumir iogurte puro ou junto com cereais, frutas e granola, também pode ser usado no preparo de molhos, bolos, pães e vitaminas.

9. Oleaginosas

As oleaginosas, como amêndoas, amendoins, castanha-do-pará ou castanha-de-caju, são ricos em zinco e selênio, nutrientes que têm ação antioxidante, que fortalecem as células de defesa e ajudam a aumentar a imunidade.

Como consumir: as oleaginosas, ou frutos secos podem ser consumidos sozinhos, crus ou torrados, adicionados em iogurtes, sucos ou vitaminas, além de serem usados em preparações como bebida vegetal, saladas, bolos, pães, molhos e saladas.

10. Linhaça

O consumo regular de linhaça promove o aumento da imunidade, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.

Como consumir: é recomendado o consumo de linhaça como farinha ou triturada, já que o intestino não consegue digerir a semente inteira. Essa semente pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, vitaminas e sucos ou acrescentada no iogurte e saladas.

11. Alho

O alho é um dos alimentos mais utilizados para aumentar a imunidade. Isso porque possui um composto chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Além disso, o alho também é um prebiótico que ajuda na multiplicação e a atividade das bactérias boas para o intestino, contribuindo para regular e ativar a resposta do sistema imunológico. Veja mais benefícios do alho.

Como consumir: para aumentar os benefícios do alho, pode-se comer esse alimento picado ou amassado e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina.

O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo, e no preparo de chás.

12. Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres.

Além disso, a cúrcuma também estimula o aumento das células T pelo sistema imunológico, que são as células que atuam destruindo as células infectadas.

Como consumir: a cúrcuma pode ser consumida na forma de pó para temperar carnes, legumes e sopas, ou pode ser utilizada no preparo de chás. No entanto, também pode ser encontrada em cápsulas.

13. Gengibre

O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos bioativos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais.

Como consumir: o gengibre pode ser consumido fresco, em pó ou desidratado, adicionado em sopas, sucos, molhos e bebidas, ou como chá.

14. Chá verde

O chá verde ajuda a aumentar a imunidade  por ser rico em antioxidantes chamados flavonoides, um composto que reduz inflamações, protege as células e melhora a resposta imunológica.

Além disso, o chá verde também  possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias e vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes.

Como consumir: o chá verde deve ser consumido entre as refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio.

Geralmente é recomendado tomar de 2 a 4 xícaras destes chá ao dia. Entenda melhor como tomar o chá verde.

Cardápio para aumentar a imunidade

O cardápio a seguir traz um exemplo de 3 dias de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade: 

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

1 iogurte natural + 8 morangos + 1 col de sopa de linhaça triturada 

1 fatia de pão integral + 1 col de sopa de pasta de amendoim + ½ mamão papaia

Smoothie feito com 200ml de leite de amêndoas, 1 banana e 1 col de sopa de semente de linhaça

Lanche da manhã

1 maçã + 5 amêndoas

1 xícara de chá verde + 1 pera

1 goiaba + 5 nozes

Almoço

1 filé de peito de frango grelhado + brócolis cozido no vapor + 3 col de sopa de arroz integral + 1 tangerina

Salmão grelhado + + 3 col de arroz com quinoa + salada de espinafre e tomate + 10 acerolas

1 sobrecoxa de frango assada com  cúrcuma e alho + batata-doce cozida + 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes com semente de abóbora + 1 laranja

Lanche da tarde

1 fatia de pão integral + 2 fatias de queijo branco + 200ml de suco de laranja

1 copo de vitamina de kiwi feita com 200ml de leite e 1 kiwi

1 tigela de mix de frutas vermelhas + 1 iogurte natural 

Jantar

1 prato de sopa de legumes com alho picado e gengibre 

1 posta de peixe ensopada + 3 col de sopa de purê de batata-doce + salada de rúcula

Omelete com 2 ovos, cenoura ralada, cogumelos e cúrcuma


Esse cardápio é apenas um exemplo, para garantir as quantidades e alimentos mais adequados é recomendado consultar o nutricionista para elaboração de um cardápio de acordo com a idade, prática de atividade física e estado de saúde.

Agende uma consulta com o nutricionista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Assista ao vídeo seguinte e saiba como preparar sucos que reforçam o sistema imune:

3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente

04:17 | 279.270 visualizações

Vídeos relacionados

O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

03:14 | 165.585 visualizações

3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente

04:17 | 279.270 visualizações