Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos com baixo teor de carboidratos (com cardápio)

Os principais alimentos com pouca quantidade de carboidratos são as proteínas como o frango e os ovos, e as gorduras como a manteiga e o azeite de oliva. Além desses alimentos também existem frutas e vegetais que possuem baixo teor de carboidratos e que são normalmente utilizadas em dietas para baixar de peso, como morangos, amoras, abóbora e berinjela.

O carboidrato é um macronutriente que está presente em diversos alimentos de forma natural, no entanto podem também ser acrescentados em alguns alimentos industrializados e refinados, e quando consumidos em excesso podem provocar aumento de peso.

No entanto, é importante saber qual tipo de carboidrato escolher e em que quantidade consumir, isso porque esse nutriente é importante para fornecer energia para o organismo e a sua ausência pode estar relacionada com dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e mau hálito.

Alimentos com baixo teor de carboidratos (com cardápio)

Frutas e vegetais com baixo teor de carboidrato

As frutas e os vegetais com baixa quantidade de carboidratos são:

  • Abobrinha, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, repolho, couve flor, espinafre, nabo, pepino, abóbora e tomate;
  • Abacate, morangos, framboesa, amora, mirtilos, pêssego, cereja, ameixa, coco e limão.

Além das frutas e vegetais, bebidas como chá e café sem açúcar também possuem pouco carboidrato, podendo ser utilizado nas dietas para perder peso.

O ideal é incluir alimentos que possuem carboidratos mas que também sejam ricos em fibras, como é o caso do pão, aveia e arroz integral, por exemplo, pois aumentam a sensação de saciedade, sendo possível diminuir as porções de alimentos ingeridas. Veja como fazer uma dieta com pouco carboidrato.

Alimentos altos em proteína e baixos em carboidratos

Os alimentos pobres em carboidratos e ricos em proteína são as carnes, frango, peixes, ovos, queijos e iogurtes naturais. A carne, o peixe e o ovo são alimentos que não têm nenhum grama de carboidrato em sua composição, enquanto o leite e seus derivados possuem carboidratos em pequenas quantidades. Veja todos os alimentos ricos em proteínas.

Alimentos ricos em gordura e baixos em carboidrato

Os alimentos pobres em carboidrato e ricos em gordura são os óleos vegetais, como óleo de soja, de milho e de girassol, o azeite de oliva, a manteiga, as azeitonas, o creme de leite, as sementes como chia, gergelim e linhaça, e as oleaginosas, como castanhas, amendoim, avelã e amêndoa, assim como os cremes preparados com esses frutos. O leite e o queijo também são ricos em gordura, mas enquanto o leite ainda possui carboidrato em sua composição, os queijos normalmente não têm nada ou muito pouco carboidrato.

É importante lembrar que alimentos como bacon, salsicha, linguiça, presunto e mortadela também são pobres em carboidratos e ricos em gordura, mas por terem muita gordura saturada e conservantes artificiais, devem ser evitados na dieta.

Alimentos com baixo teor de carboidratos (com cardápio)

Cardápio baixo em carboidratos

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias que pode ser utilizado em dietas pobres em carboidratos:

ComidasDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de iogurte natural + 1 pêssego cortado em pedaços + 1 colher de sementes de chia1 xícara de café + 1 panqueca (preparada com farinha de amêndoa, canela e ovo) com creme de cacau1 copo de limonada sem açúcar + 2 ovos mexidos com creme de ricota
Lanche da manhã1 xícara de morangos + 1 colher de farelo de aveia1 ameixa + 5 castanhas de caju1 copo de vitamina de abacate preparado com limão e leite de coco
Almoço/ jantar1 bife de frango no forno com molho de tomate acompanhado de 1/2 xícara de purê de abóbora e salada de alface com rúcula e cebola, temperada com 1 colher de chá de azeite de olivaMacarrão de abobrinha com 4 colheres de sopa de carne moída e molho pesto1 bife de peru grelhado acompanhado de 1/2 xícara de arroz de couve flor e salada cozida de berinjela e cenoura salteados em azeite de oliva
Lanche da tarde1 fatia de pão integral torrada com 1 fatia de queijo branco + 1 xícara de chá verde sem açúcar1 xícara de iogurte natural com 1/2 banana em rodelas + 1 colher de chá de sementes de chia1 ovo cozido + 4 fatias de abacate + 2 torradas integrais

As quantidades incluídas no cardápio varam de acordo com a idade, gênero, atividade física e se a pessoa possui alguma doença associada ou não. Por isso, é importante procurar a orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e possa ser indicado um plano nutricional adequado às necessidades da pessoa.

Além disso, para favorecer a perda de peso, além de diminuir a quantidade de carboidratos consumidos, é também importante praticar atividade física regularmente para ajudar a queimar o excesso de gordura acumulado no organismo.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para fazer uma dieta baixa em carboidrato:

Confira estas dicas e muitas mais no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem