Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta sem carboidrato faz mal?

Fazer uma dieta sem carboidrato, conhecida também como dieta da proteína, por muito tempo ou sem orientação profissional, pode fazer mal à saúde porque acaba por aumentar a ingestão de gordura, podendo, por isso, aumentar o colesterol e sobrecarregar os rins devido ao excesso de proteína que também favorece a formação de pedra nos rins.

Riscos da dieta sem carboidrato

Os riscos relacionados com a falta de carboidratos da dieta que é compensado pelo excesso de gorduras e proteínas na dieta são:

  • Aumento do colesterol e triglicerídeos;
  • Maior risco de desenvolver diabetes devido ao possível desenvolvimento de resistência à insulina;
  • Prisão de ventre, pela redução na ingestão de frutas, que por possuir carboidrato também são restringidos da dieta
  • Dificuldades na digestão, porque as proteínas e gorduras demoram mais para ser digeridas e não são indicadas para quem tem dispepsia, por exemplo.

Além disso, uma dieta sem carboidratos não tem menos calorias, pois os carboidratos têm as mesmas calorias que as proteínas, que são 4 calorias por cada grama de carboidrato ou proteínas, e as gorduras ainda têm mais calorias, pois têm 9 calorias por cada grama.

Que tipo de carboidratos comer?

Os carboidratos que devem ser consumidos são aqueles que são absorvidos mais lentamente pelo organismo, para manter o cérebro ativo por mais tempo e evitar os sintomas da falta de carboidratos, como cansaço, vontade de comer doces ou dificuldade em se concentrar, por exemplo. Esses carboidratos estão em alimentos como cereais integrais, pão integral, pão de sementes, arroz integral, massa integral, ervilhas ou feijão, por exemplo.

Os carboidratos que estão em alimentos ricos em açúcar ou que são elaborados com cereais refinados, como pão francês, pão de forma, bolos ou bolachas, por exemplo, são absorvidos muito rapidamente pelo organismo fazendo com que se fique rapidamente com fome e também têm poucos nutrientes, por isso, devem ser evitados.

Saiba mais sobre alimentos ricos em carboidratos em: Alimentos ricos em carboidratos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...