Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 formas de aumentar a serotonina

Os níveis de serotonina podem ser aumentados por meios de estratégias naturais como prática de atividade física, realização de massagens ou alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano. No entanto, nos casos em que essas atividades não são suficientes para aumentar os níveis de serotonina, pode ser recomendado o uso de suplementos com o objetivo de promover a sensação de bem estar.

A serotonina é um neurotransmissor produzido a partir de um aminoácido, o triptofano, que pode estar relacionada com várias funções no organismo como regulação do sono e da temperatura corporal, promoção do bom humor e da sensação de bem estar e melhora das funções cognitivas. Saiba mais sobre a função da serotonina no corpo.

5 formas de aumentar a serotonina

Dessa forma, é importante que os níveis de serotonina sejam ideais para que a pessoa tenha o máximo de benefícios possíveis. Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

1. Praticar atividade física

A prática de atividade física ajuda a aumentar os níveis de serotonina circulantes no sangue já que é capaz de favorecer o aumento da produção e liberação de triptofano, que é o aminoácido relacionado com a produção desse neurotransmissor.

Assim, ao praticar exercícios de forma regular ou em intensidade elevada é possível aumentar os níveis de serotonina no sangue e que chega ao cérebro, resultando na sensação de bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Todo tipo de atividade física é capaz de estimular a produção de serotonina, no entanto os exercícios aeróbicos costumam estar associados à maior nível de produção desses neurotransmissor e, por isso, pode ser interessante que a pessoa pratique corrida, natação, caminhadas ou dança, por exemplo.

Confira outros benefícios dos exercícios.

2. Tomar sol diariamente

Alguns estudos indicam que expor-se ao sol diariamente também é capaz de aumentar os níveis de serotonina, isso porque a exposição solar promove a produção de vitamina D, o que tem impacto direto no metabolismo do triptofano e, consequentemente, leva à formação de maiores quantidades de serotonina.

Assim, é recomendado que para aumentar a quantidade de vitamina D e, consequentemente, de serotonina, a pessoa fique exposta ao sol 10 a 15 minutos por dia, de preferência nas horas do dia em que o sol não é tão quente, isso porque é recomendado que nessa situação não seja utilizado protetor solar. Veja como tomar sol para produzir vitamina D.

3. Alimentação rica em triptofano

A alimentação é fundamental para a produção de serotonina, isso porque é por meio da alimentação que é possível obter quantidades ideais de triptofano.

Dessa forma, para aumentar a serotonina é importante ter uma alimentação rica em triptofano, devendo dar preferência a alimentos como queijo, salmão, ovos, banana, abacate, nozes, castanhas e cacau, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em triptofano.

Confira mais dicas de alimentação para aumentar a serotonina no vídeo a seguir:

4. Atividades relaxantes

Algumas atividades relaxantes como meditação e ioga, por exemplo, também podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina, isso porque ao praticar essas atividades é possível regular os sinais nervosos e melhorar a atividade dos neurotransmissores, promovendo a sensação de bem estar.

Além disso, como essas atividades tem como um dos objetivos promover a diminuição dos sintomas de ansiedade e estresse, também ajudam a regular os níveis de cortisol, que possui ação contrária à serotonina. Dessa forma, é possível favorecer a ação da serotonina no organismo.

Outra forma de promover o aumento dos níveis de serotonina por meio de atividade que promova o relaxamento é através de massagens, em que há o favorecimento da produção de neurotransmissores associados à sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, por exemplo.

5. Uso de suplementos

Quando as técnicas naturais não são suficientes para aumentar a serotonina, pode ser indicado o uso de suplementos que promovem o aumento da concentração de triptofano no organismo e da liberação de serotonina. 

Alguns dos suplementos que podem ser indicados são o 5-HTP, que consegue facilmente chegar no sistema nervoso e induzir a produção de serotonina, e o suplemento de triptofano, quando não é possível obter quantidades ideais desse aminoácido por meio da alimentação.

Além disso, alguns estudos sugerem que o uso de probióticos também pode promover aumento dos níveis de serotonina, isso porque promove aumento dos níveis de triptofano no sangue o que representa, consequentemente, maiores quantidades desse aminoácido no cérebro e maior produção de serotonina. Veja mais sobre os probióticos e como consumir.

É importante que o uso de suplementos seja indicado pelo médico ou pelo nutricionista de acordo com as necessidades da pessoa.

Bibliografia >

  • JENKINS, Trisha A.; NGUYEN, Jason C. D; POLGLAZE, Kate E.; BERTRAND, Paul P. Influence of Tryptophan and Serotonin on Mood and Cognition with a Possible Role of the Gut-Brain Axis. Nutrients. Vol 56. 8 ed; 2016
  • ROT, Marijeaan het; BENKELFAT, Chawki; BOIVIN, Diane B.; YOUNG, Simon N. Bright light exposure during acute tryptophan depletion prevents a lowering of mood in mildly seasonal women. European Neuropsychopharmacology. Vol 18. 1 ed; 14-23, 2008
  • SANSONE, Randy A.; SANSONE, Lori A. Sunshine, Serotonin, and Skin: A Partial Explanation for Seasonal Patterns in Psychopathology?. Innov Clin Neurosci. Vol 10. 7 ed; 20-24, 2013
  • SINGH, Karauna. Nutrient and Stress Management. J Nutr Food Sci. Vol 6. 4 ed; 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem