Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que atrasam o envelhecimento

Os alimentos mais eficazes no combate ao envelhecimento precoce são aqueles ricos em antioxidantes, de que são exemplo a vitamina A, C e E, os carotenoides, flavonoides e o selênio, capazes de neutralizar os radicais livres. Estes antioxidantes podem ser encontrados na maioria das frutas, vegetais e grãos, que são alimentos que contribuem ainda para reduzir o risco de inúmeras doenças.

O envelhecimento é um processo natural do organismo que pode ser acelerado pelo estresse, poluição, exposição ao sol e toxinas, daí a importância dos anti-oxidantes, que são importantes no combate aos radicais livres, induzidos por esses fatores. Além disso, algumas substâncias presentes nos alimentos industrializados, também podem acelerar o envelhecimento, por isso, estes alimentos devem ser evitados.

Alimentos que atrasam o envelhecimento

1. Frutas cítricas, brócolis e tomate

As frutas cítricas e muito pigmentadas como a manga, laranja, pêssego, acerola, mamão, melão e goiaba e legumes como o brócolis, tomate, pimentão e couve, são ricos em vitamina C, também conhecido por ácido ascórbico, que é um importante anti-oxidante, muito abundante no organismo, principalmente na pele.

Esta vitamina é fundamental para a síntese de colágeno, favorece a microcirculação, diminui as reações cutâneas e contribui também para proteger a pele da radiação solar.

Veja mais benefícios da vitamina C.

2. Grãos de cereais e óleos

Alguns grãos de cereais e seus óleos, como germe de trigo, milho, soja e amendoim e alimentos como ovos, fígado, carnes, peixes e produtos lácteos são ricos em vitamina E, que é uma vitamina lipossolúvel que protege as células da peroxidação lipídica e estabiliza ainda as membranas de outras estruturas celulares.

Além disso, assim como a vitamina C, a vitamina E também contribui para proteger a pele da radiação solar. Conheça outras funções da vitamina E no organismo.

3. Vegetais folhosos e de cor amarela, laranja ou vermelha

Alimentos como vegetais folhosos e legumes e frutas com pigmentação amarela, laranja ou vermelha, como o tomate, abóbora, pimentão e laranja, são ricos em carotenoides, que têm também propriedades anti-oxidantes.

Os carotenoides, principalmente o licopeno, têm a capacidade de inibir os danos causados pelos radicais livres.

4. Frutas vermelhas, vinho e chá verde

Os frutos vermelhos, como a acerola, morango, amora e açaí, são alimentos ricos em flavonoides, substâncias que têm um grande contributo na prevenção do envelhecimento precoce. 

Além disso, o vinho, o chá preto, o chá verde e a soja são alimentos/bebidas que também possuem flavonoides, porém, alguns deles devem ser ingeridos com moderação.

Veja outros alimentos onde pode encontrar flavonoides e quais os benefícios para a saúde.

5. Frutas secas, aves e frutas do mar

O selênio, presente em alimentos como frutas secas, aves, frutos do mar, alho, tomate, milho, soja, lentilha, peixes e crustáceos, também é um poderoso anti-oxidante que protege as membranas das células, os ácidos nucleicos e as proteínas contra a degradação pelos radicais livres.

Além disso, vários estudos comprovam que o selênio previne a ocorrência de danos no DNA, causados pela radiação UV. Conheça todos os benefícios do selênio.

Bibliografia >

  • Ana Paula Pujol. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
  • WATSS Charlotte. 100 Melhores Alimentos para se Manter Jovem. 1º. Reino Unido: Parragon Books, 2012. 50-51.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem