Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Receitas de papinhas para bebês de 9 meses

A partir dos 9 meses de idade, o bebê já deve começar a tentar comer alimentos picadinhos, como carne moída, frango desfiado e arroz bem cozido, sem a necessidade de amassar bem todos os alimentos ou passá-los pela peneira.

Nesta fase, deve-se reduzir o uso da mamadeira e estimular a alimentação com colher e copinho, para que o bebê fortaleça a musculatura da mastigação e não tenha preguiça para comer. No entanto, este também é o período em que os dentes começam a nascer e é normal que o bebê recuse a alimentação em alguns momentos do dia. Veja mais sobre o desenvolvimento do bebê com 9 meses.

Receitas de papinhas para bebês de 9 meses

Veja a seguir receitas de refeições para esta fase da vida.

Papinha de pêssego e banana

Descascar o pêssego, retirar o caroço e bater a polpa no liquidificador. Colocar o suco do pêssego em no pratinho do bebê, amassar meia banana dentro e adicionar 1 colher de sobremesa de leite em pó do bebê ou de aveia em flocos, misturando tudo antes de dar para o bebê nos lanches da manhã ou da tarde.

Papinha de abacate e mamão

Amassar no pratinho do bebê 2 colheres de sopa de abacate e 1 fatia de mamão, e oferecer como sobremesa do almoço ou jantar. É importante lembrar que não se deve adicionar açúcar nas papinhas de fruta, pois o bebê deve se habituar ao sabor natural dos alimentos.

Frango com arroz e cenoura

Essa refeição pode ser servida para o bebê no almoço ou no jantar, mas não se deve adicionar sal durante a preparação da refeição.

Ingredientes:

  • 2 colheres de frango em cubos
  • 2 a 3 colheres de sopa de arroz
  • ½ cenoura pequena ralada
  • ½ couve manteiga picada
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • Salsinha, alho e cebola para temperar

Modo de preparo:

Em uma panela, refogar o frango em cubos e adicionar água para cozinhar. Quando o frango estiver macio, adicionar o arroz e a cenoura ralada para cozinharem, e tirar do fogo quando estiver tudo bem cozido. Na mesma panela, refogar a couve picada por 5 minutos.

Antes de servir, deve-se separar os cubos de frango do arroz e desfiá-los ou picá-los antes de oferecer ao bebê, deixando os alimentos separados no prato para que ele possa aprender o sabor de cada um.

Receitas de papinhas para bebês de 9 meses

Peixe com batata doce e abobrinha

Esta refeição também pode ser usada no almoço ou jantar, juntamente com um copo de suco de frutas sem açúcar ou uma fruta em cubinhos como sobremesa.

Ingredientes:

  • 50 g de peixe picado
  • 1 batata doce pequena em cubos grandes
  • ½ abobrinha pequena
  • 2 colheres de chá de cebola picada
  • 1 colher de chá de óleo vegetal
  • Cebolinha, salsão e alho para temperar

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, aqueça o óleo e refogar rapidamente a cebola e o peixe. Acrescentar a batata-doce, a abobrinha e os temperos, adicionar 2 copos de água e tampar. Deixe cozinhar até os ingredientes ficarem bem macios. Antes de servir, deve-se picar a abobrinha, amassar a batata doce e desfiar o peixe, se certificando de que não ficaram espinhas. Também pode-se adicionar um fio de azeite no final. Veja também receitas para bebês com 10 meses.

Para diminuir o risco de alergias e doenças, veja O que não dar para o Bebê comer até os 3 anos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...