Alimentação do bebê com baixo peso

outubro 2022

A alimentação do bebê com baixo peso ao nascer, que é quando a criança nasce com menos de 2,5 kg, é fundamental para manter a saúde e diminuir o risco de desnutrição, e geralmente inclui o leite materno ou a fórmula infantil até os 6 meses.

Já em bebês com baixo peso a partir dos 6 meses, deve-se começar a introdução de alimentos como frutas e vegetais, proteínas e cereais, que vão complementar o leite materno, ou a fórmula infantil. Veja como é a alimentação do bebê a partir dos 6 meses.

É importante lembrar que para uma alimentação adequada do bebê com baixo peso, a criança deve ser sempre acompanhada por um pediatra ou um nutricionista. Isto porque além da alimentação, também pode ser necessário o uso de vitaminas e minerais.

Alimentação do bebê com baixo peso ao nascer

A alimentação do bebê com baixo peso ao nascer até os 6 meses, deve ser feita preferencialmente com aleitamento materno de forma exclusiva e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. Além disso, o pediatra também pode recomendar o uso de suplementos de vitaminas e minerais para o bebê.

Em casos onde a mãe não pode amamentar, pode-se optar pelo leite materno doado, sendo uma alternativa segura, quando realizada em bancos de leite. Além disso, o pediatra também pode recomendar o uso de fórmula infantil.

Alimentação do bebê com baixo peso após 6 meses

Durante a alimentação do bebê com baixo peso a partir dos 6 meses, deve-se iniciar a introdução de alimentos que vão complementar o leite materno ou a fórmula infantil. Além disso, o pediatra também poderá indicar o uso de suplementos de vitaminas e minerais.

A partir dos 6 meses, devem ser oferecidas papas principais no almoço ou no jantar, feitas com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e cereais. Já no lanche da manhã e da tarde, deve-se oferecer uma papa de frutas frescas, que vai complementar o leite materno ou a fórmula infantil. Veja como deve ser a alimentação do bebê aos 6 meses.

Os alimentos devem ser amassados com garfo, desfiados ou raspados para ajudar no desenvolvimento da mastigação e no reconhecimento dos diferentes sabores e texturas dos alimentos pelo bebê.

Receitas para o bebê a partir dos 6 meses

Algumas receitas para ajudar o bebê a partir de 6 meses a ganhar peso são a papinha de banana com maçã, a papinha de batata com carne e a papinha de pera e morango:

1. Papinha de banana com maçã

Ingredientes:

  • 1/3 de banana prata;
  • ¼ de maçã pequena.

Modo de preparo:

Raspar, com uma colher, 1/4 da maçã e transferir para um prato pequeno. Colocar ⅓ de banana no prato e amassar com um garfo, deixando-a separada da maçã. Servir as papinhas para o bebê de forma separada.

2. Papinha de batata com abóbora e carne

Ingredientes:

  • 1 fatia média de abóbora;
  • 1 batata pequena;
  • 1 colher de sopa de carne moída cozida;
  • 2 xícaras (de chá) de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem, descascar e cortar a batata e a abóbora em cubos. Colocar a batata e a abóbora picadas em uma panela, cobrir com a água e levar ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos ou até ficarem bem macias. Apagar o fogo e escorrer os legumes.

Num prato, colocar 1 colher de sopa de abóbora e 1 colher de sopa de batata, de forma que fiquem separadas, amassando-as com um garfo. Adicionar 1 colher de sopa de carne moída e amassar com um garfo. Aguardar amornar e servir os alimentos, de forma separada, para o bebê.

3. Papinha de pera e morango

Ingredientes:

  • ¼ de pera;
  • 1 morango.

Modo de preparo:

Lavar bem a pera e o morango. Raspar ¼ da pera com uma colher, e colocar num prato. Picar o morango em cubos, colocar no prato, de forma que fique separado da pera, amassando-o com um garfo. Servir as papinhas separadamente para o bebê.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Optimal feeding of low-birth-weight infants. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/9789241595094>. Acesso em 27 out 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NUTROLOGIA. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos/nutrologia/manuais/>. Acesso em 27 out 2022
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.