Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Trabalhar à noite aumenta o peso

Trabalhar por turnos aumenta as chances de desenvolver problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas digestivos e depressão porque os horários irregulares podem comprometer a produção adequada dos hormônios.

Quem trabalha por turnos também precisa fazer 5 ou 6 refeições diárias, sem pular nenhuma refeição. É preciso evitar o excesso de cafeína 3 horas antes de dormir para não prejudicar o sono, além de fazer refeições leves para que o corpo consiga entrar em sono profundo e descansar bem. Veja Como melhorar o sono de quem trabalha por turnos.

Trabalhar à noite aumenta o peso

Por isso, veja como se alimentar nestes casos:

O que comer antes de dormir

Quando a pessoa trabalhou a noite toda, antes de dormir ela precisa tomar o café da manhã leve, porém nutritivo para que o intestino não fique muito ativo e o corpo consiga descansar melhor. Alguns exemplos do que se pode comer no café da manhã são:

  • Iogurte desnatado com pão integral com queijo;
  • Leite desnatado com 6 bolachas Maria e uma fruta;
  • Vitamina de fruta com 5 torradas integrais com manteiga.

Trabalhadores que dormem durante o dia devem escolher um local tranquilo e sem claridade para que o corpo consiga entrar em sono profundo. Também é importante evitar o consumo de café 3 horas antes de dormir, para que a cafeína não provoque insônia.

O que comer antes de começar a trabalhar

Antes de iniciar o trabalho deve-se fazer uma refeição completa, que forneça energia e nutrientes para a jornada de trabalho. Nesse momento também pode-se tomar bebidas com cafeína, como o café, para manter o corpo ativo. Exemplos de refeições antes do trabalho de acordo com o horário são:

  • Café da manhã: 1 copo de leite com café sem açúcar + 1 sanduíche de pão integral com ovo cozido e uma fatia de queijo + 1 banana
  • Almoço: 120 g de bife grelhado + 5 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de sopa de feijão + salada crua + 1 fruta de sobremesa
  • Jantar: 130 g de peixe ao forno + batatas cozidas + salada refogada com legumes e grão de bico + 1 fruta de sobremesa

Antes de começar o trabalho, também pode-se tomar café ao final da refeição ou durante as primeiras horas de trabalho. Quem chega em casa no início da tarde, pode optar por almoçar no trabalho ou por fazer 2 lanches durante a manhã e almoçar logo que chegar em casa, sendo importante não passar mais de 4 horas sem comer nada.

O que comer durante o trabalho

Além da refeição principal, a pessoa precisa fazer pelo menos 1 lanche durante o trabalho, como:

  • Iogurte + pão integral com manteiga;
  • Salada de frutas com linhaça;
  • Café com leite + 4 torradas integrais.

Trabalhadores por turno devem se esforçar para terem horários regulares para comer, dormir e acordar. Manter uma rotina irá fazer com que o corpo funcione bem, absorvendo adequadamente os nutrientes ingeridos e mantendo o peso. Veja dicas sobre Como controlar a vontade de comer de madrugada.

Caso você tenha dificuldade para dormir durante o dia, veja o que comer para facilitar o sono:

Além da alimentação, também é importante praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, pois isso ajudará a manter o peso adequado e a evitar doenças.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...