Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alho e cebola ajudam a baixar o Colesterol

O consumo regular de determinados alimentos como alho e cebola contribuem para reduzir a taxa de colesterol no sangue, graças a presença das substâncias alicina e aliina que tem efeito hipotensor, antioxidante e hipolipemiante, que atuam diminuindo a formação de radicais livres, além de reparar lesões e proteger a integridade das células.  

Como a quantidade de substâncias antioxidantes presente no alho e na cebola podem variar dependendo do tipo de plantio realizado, é mais indicado preferir alimentos de origem orgânica porque eles tem menos aditivos e agrotóxicos e uma maior quantidade de substâncias benéficas para saúde. Uma boa estratégia é plantar alho e cebola em casa, para consumir regularmente.

Estudos mostraram que o consumo diário de refeições temperadas com alho e cebola combatem o colesterol mau em até 40% e além disso, foi observado que ele também diminui em cerca de 80% as pedras na vesícula. No entanto, este consumo deve ser diário e não exclui a necessidade de outros cuidados alimentares como evitar todo tipo de gordura e o excesso de carboidratos na alimentação. 

Alho e cebola ajudam a baixar o Colesterol

Como consumir

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que o alho e a cebola podem trazer para o controle das dislipidemias é aconselhado o consumo cru de 4 dentes de alho e 1/2 cebola por dia.

Uma estratégia muito fácil de conseguir este objetivo é usar o alho e a cebola como forma de tempero, mas para quem não aprecia estes sabores, pode optar por tomar cápsulas de cebola e alho que são encontradas em lojas de produtos naturais.

Algumas receitas que contém alho e cebola cruas são as saladas e a água de alho, mas se você não consegue comer por causa do sabor ou do aroma intenso, também poderá usar estes temperos cozidos, mas nunca fritos.

Cozinhar o arroz, o feijão e as carnes com alho e cebola conferem um sabor agradável e saudável, mas você também pode experimentar o patê de alho para passar no pão e assar no forno ou ainda preparar um patê de atum com alho, cebola e azeitona, que tem muitos benefícios para a saúde cardíaca.

Receita de patê de atum para o Colesterol

Esse patê é muito fácil de preparar, rende bastante e pode ser usado para passar no pão ou nas torradinhas.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte natural
  • 1 lata de atum ao natural
  • 6 azeitonas sem caroço
  • 1/2 cebola
  • 3 dentes de alho
  • salsinha à gosto

Preparo

Pique a cebola em pedaços muito pequenos, amasse o alho e depois misture com os outros ingredientes até que fique tudo muito bem uniforme. Se preferir passe o patê no liquidificador durante alguns segundos para que fique mais uniforme e menos espesso.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...