Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Alfafa e como usar

A Alfafa é uma planta medicinal, também conhecida como Alfafa-verdadeira, Alfafa-de-flor-roxa ou Melga-dos-prados que é bastante nutritiva, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino, diminuir a retenção de líquidos e aliviar os sintomas da menopausa, por exemplo.

O nome científico da Alfafa é Medicago sativa e pode ser encontrada na sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, ou na sua forma preparada para saladas em alguns mercados e supermercados.

Para que serve Alfafa e como usar

Para que serve a Alfafa

A alfafa é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de possuir propriedade diurética, digestiva, calmante, depurativa, antianêmica, antioxidante e hipolipemiante. Assim, a alfafa pode ser utilizada para:

  • Auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse, já que também possui ação calmante;
  • Combater a má digestão e a prisão de ventre;
  • Diminuir a retenção de líquidos, devido à sua ação diurética. Além disso, por aumentar o volume de urina, pode favorecer a eliminação de microrganismos que possam estar no trato urinário, sendo, portanto, eficaz na prevenção de infeções urinárias;
  • Combater a anemia, pois possui em sua composição sais de ferro que são muito bem absorvidos pelo organismo, evitando a anemia;
  • Regulação dos níveis de colesterol no sangue, já que possui hipolipemiante, sendo capaz de diminuir o nível de colesterol total;
  • Promove um detox do organismo, eliminando as toxinas do organismo.

Além disso, a alfafa é rica em fitoestrogênios, que são substâncias com atividade semelhante ao estrogênio, sendo, portanto, eficaz para aliviar os sintomas da menopausa, por exemplo.

Como usar a Alfafa

A alfafa é um broto muito nutritivo, com baixa quantidade de calorias, que possui um sabor delicado e que deve ser consumido cru, aproveitando, assim, todos os seus nutrientes e benefícios. Dessa forma, as folhas e raízes de alfafa podem ser consumidos em saladas, sopas, como recheio de sanduíches naturais e na forma de suco ou chás, por exemplo.

Chá de Alfafa

Uma das forma de consumo da alfafa é por meio do chá, devendo utilizar cerca de 20 mg de folhas secas e raiz da planta em 500 ml de água fervente. Deixar cerca de 5 minutos e em seguida, coar e beber até 3 vezes por dia.

Contraindicações do consumo da Alfafa

O consumo da Alfafa não é recomendado para pessoas com doenças autoimunes, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes, como Aspirina ou Varfarina, por exemplo. Além disso, mulheres grávidas ou que estão em fase de lactação também não devem consumir a Alfafa, uma vez que pode alterar o ciclo menstrual e a produção de leite.

Apesar de não terem sido descritos efeitos colaterais relacionados com a Alfafa, é importante que o seu consumo seja feito de acordo com a orientação do nutricionista, pois assim é possível obter o máximo de benefícios que essa planta medicinal pode oferecer.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem