Aipo: 10 principais benefícios e receitas saudáveis

novembro 2022

O aipo é um vegetal que ajuda a diminuir o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, reforçar a imunidade e evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e câncer. Os benefícios do aipo são devido ao fato desse vegetal ser rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides, que atuam combatendo os radicais livres e o dano às células.

Além disso, o aipo, também conhecido como salsão, possui poucas calorias, é rico em fibras e possui ação diurética, promovendo a sensação de saciedade entre as refeições e diminuindo a retenção de líquidos, podendo ser facilmente incorporado às dietas para perder peso.

O aipo pode ser consumido cru ou cozido e ser acrescentado a diversas receitas, como sopas, saladas, além de também poder ser consumido na forma de chá.

Benefícios do aipo

Os principais benefícios do aipo para a saúde são:

1. Exerce ação antioxidante

O aipo é um vegetal rico em flavonoides, vitamina C e outros compostos com ação antioxidante e, por isso, o seu consumo poderia ajudar a neutralizar os radicais livres e evitar o dano que causam nas células, além de diminuir a inflamação no organismo.

Essa ação antioxidante poderia prevenir o envelhecimento prematuro da pele, exercer efeito anticancerígeno, evitar o surgimento de doenças crônicas e cuidar da saúde do coração.

2. Diminui o colesterol

Por conter saponinas e devido ao eu teor antioxidante, o aipo ajuda a diminuir o colesterol mal, o LDL, evitando assim o seu acúmulo nas artérias e, consequentemente, o desenvolvimento de aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

3. Diminui a pressão arterial

O aipo é rico em potássio e possui ação diurética, além de conter antioxidantes que permitem que os vasos sanguíneos fiquem relaxados, exista uma melhora na circulação sanguínea e diminuição da pressão arterial.

4. Favorece a perda de peso

Por possuir poucas calorias e fibras, ser rica em vitaminas do complexo B e devido a sua ação diurética, o aipo poderia favorecer a perda de peso desde que associado a uma alimentação saudável e equilibrada, já que ajuda a diminuir a retenção de líquidos, aumenta a sensação de saciedade e fornece vitaminas essenciais para o organismo.

5. Previne infecções urinárias

O aipo é rico em água e potássio, possuindo propriedades diuréticas que ajudam a prevenir o surgimento de infecções urinárias e a formação de pedra nos rins.

6. Ajuda a controlar a diabetes

O aipo pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue devido ao seu teor de fibras e a sua ação antioxidante. Dessa forma, incluir esse vegetal na alimentação pode ter benefícios para as pessoas com pré-diabetes ou diabetes.

7. Pode aumentar as defesas do organismo

Por ser rico em vitamina C, vitamina A e antioxidantes, o seu consumo poderia ajudar a aumentar o sistema imune e melhorar as defesas do organismo, prevenindo o surgimento de gripes e resfriados, por exemplo.

8. Pode ter efeito hepatoprotetor

Alguns estudos científicos indicam que o aipo poderia exercer efeito hepatoprotetor já que tem uma atividade significativa contra o dano hepático induzido pelo paracetamol e pelo tetracloreto de carbono.

Além disso, independentemente da quantidade, diminui a taxa de aumento dos marcadores de hepatotoxicidade, como a fosfatase alcalina, ALT e AST, que são enzimas hepáticas.

9. Mantém a saúde gastrointestinal

o aipo contém fibras que favorecem os movimentos intestinais, ajudando a aliviar a prisão de ventre. Além disso, poderia proteger a mucosa gástrica e evitar a formação de úlceras. Além disso, alguns estudos sugerem que o aipo poderia atuar como analgésico e antiespasmódico, aliviando a dor de estômago.

10. Pode melhorar a gota

O aipo possui componentes que fazem com que tenha um efeito anti-inflamatório e antioxidantes e, por isso, poderia ter benefícios para as pessoas que sofrem de gota, artrite e de ácido úrico elevado.

Propriedades do aipo

O aipo é rico em vitamina A e vitaminas do complexo B, possuindo propriedade antioxidante, hepatoprotetora, hipoglicemiante, anti-inflamatória, analgésica, digestiva, antiespasmódica, imunológica, hipolipemiante, hipotensora e diurética.

Informação nutricional do aipo

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada de 100 gramas de aipo cru:

ComponentesQuantidade por 100 gramas de aipo
Energia14 calorias
Água95,4 g
Proteína0,69 g
Gordura0,1 g
Carboidratos2,97 g
Fibra1,6 g
Vitamina B10,021 mg
Vitamina B20,057 mg
Vitamina B30,57 mg
Vitamina A449 UI
Vitamina K29,3 ug
Potássio260 mg
Cálcio40 mg
Magnésio11 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, o aipo seja incluído em uma dieta equilibrada e saudável.

Como consumir

O aipo é um vegetal muito versátil, podendo ser consumido cru, cozido no vapor ou no forno, e ser incluído em diferentes receitas como molhos, sopas, saladas, cremes, ou em forma de palito como snacks com queijo branco e ervas. Além disso, também pode ser utilizado para preparar sucos, vitaminas ou chás.

Tanto o talo quanto as folhas do aipo podem ser consumidas, sendo notada maior concentração de nutrientes nas folhas desse vegetal.

Receitas com aipo

Algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com o aipo são:

1. Aipo refogado

Ingredientes:

  • Talos e folhas de aipo picadas;
  • alho, cebola e azeite;
  • temperar com sal e pimenta à gosto.

Modo de preparo:

Colocar o alho, a cebola e o azeite e depois de dourar, acrescente o aipo deixando dourar por alguns minutos. Acrescente um pouquinho de água, tempere a gosto e apague o fogo. Consuma logo a seguir.

2. Patê de frango e talos de aipo

Ingredientes:

  • talos de aipo cortados em finas tiras de 10 cm;
  • 200g de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 cebola picada;
  • salsinha à gosto;
  • 1 copo de iogurte natural (125g).

Preparo:

Misturar o frango, o iogurte, a cebola e a salsinha picada até que forme um patê. Colocar este patê num talo de aipo e comer a seguir. É uma receita de patê muito saudável, nutritiva e deliciosa, que pode servir como entrada, antes do prato principal.

3. Creme de cenoura com aipo

Ingredientes:

  • 4 cenouras;
  • 1 talo de aipo, com ou sem folhas;
  • 1 batata doce pequena;
  • 1 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de azeite.

Modo de preparo:

Cortar todos os ingredientes e colocar numa panela com água suficiente para cobrir tudo. Deixar ferver até que os legumes estejam bem cozidos, acrescentar os temperos à gosto e bater no liquidificador. Tomar ainda morno, como entrada. Esta receita também é uma ótima ideia para bebês, tendo sabor muito agradável.

4. Chá de aipo

Esse chá é excelente para quem tem ácido úrico alto, além de também poder ser utilizado para fazer gargarejo em caso de rouquidão.

Ingredientes:

  • 20 gramas de qualquer parte do aipo;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar o aipo na água fervente, tapar, deixar amornar, coar e beber a seguir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • USDA. Celery, raw. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/169988/nutrients>. Acesso em 09 nov 2022
  • SHAOPENG Li; LANZHOU Li. Anti-gouty arthritis and anti-hyperuricemia properties of celery seed extracts in rodent models. Molecular Medicine Reports. 20. 5; 4623–4633, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • KOOTI Wesam; ALI-AKBARI Sara et al. A review on medicinal plant of Apium graveolens. Advanced Herbal Medicine. 1. 1; 48-59, 2014
  • KOOTI Wesam and DARAEI Nahid. A Review of the Antioxidant Activity of Celery (Apium graveolens L). Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine. 22. 4; 1029-1034, 2017
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.