Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Agoniada: para que serve, como tomar e contra-indicações

A agoniada, também conhecida por agonia, arapuê ou jasmim-manga, é uma planta medicinal muito utilizada para aliviar as cólicas menstruais e regular o ciclo menstrual, mas também pode ser utilizada para tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite, por exemplo, devido às suas propriedades anti-asmáticas.

Essa planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e custa em média R$ 20,00. Normalmente são utilizadas as flores da agoniada para fazer chá para aliviar as cólicas menstruais.

O uso da agoniada não é recomendado para gestantes e nem mulheres em período de amamentação e o seu consumo deve ser monitorado por um médico ou fitoterapeuta devido aos riscos para a saúde quando consumida em excesso.

Agoniada: para que serve, como tomar e contra-indicações
Agoniada: para que serve, como tomar e contra-indicações

Para que serve

A agoniada possui propriedade laxativa, febrífugo, antidepressiva, anti-asmática, antiespasmódica, analgésica, diurética e calmante, podendo ser utilizada para diversos fins. No entanto, essa planta é mais utilizada para estimular e regular o ciclo menstrual, pois é capaz de estimular a atividade das gônadas e, consequentemente, a produção de hormônios, regulando o ciclo menstrual e aliviando a dor e o desconforto comuns da TPM.

Assim, a agoniada pode ser utilizada para:

  • Regular o ciclo menstrual;
  • Auxiliar o tratamento da amenorreia e dismenorreia;
  • Aliviar os sintomas da TPM;
  • Diminuir as cólicas menstruais;
  • Auxiliar no tratamento de inflamações no útero e corrimentos vaginais.

Além disso, essa planta pode ser utilizada para auxiliar no tratamento da asma, doenças de pele, bronquite, gases e vermes, por exemplo.

Chá de agoniada

O chá de agoniada para cólicas menstruais pode ser feito tanto com a casca quanto com as flores, sendo esta parte a mais utilizada.

Ingredientes

  • 10 g de flores de agoniada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá basta colocar as flores na água e deixar ferver por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coar e beber 4 vezes ao dia sem adoçar.

Contra-indicações da agoniada

Essa planta não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou em fase de lactação. Além disso, é importante que o consumo dessa planta seja monitorado por um médico ou fitoterapeuta, pois o uso em excesso pode ter algumas consequências, como por exemplo, diarreia, aumento do fluxo menstrual, esterilidade, aborto e até mesmo morte.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem