Xilitol: o que é, para que serve e como usar

O xilitol é um tipo de adoçante obtido de alimentos naturais, como ameixa, morango e abóbora e que, por inibir as bactérias que causam as cáries, tem sido usado para adoçar gomas de mascar, bebidas, xaropes e cremes dentais.

Além disso, o xilitol também é pobre em calorias e tem baixo índice glicêmico, sendo uma boa opção para substituir o açúcar comum, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue e no emagrecimento.

Leia também: Índice glicêmico: o que é, classificação e como controlar tuasaude.com/indice-glicemico

O xilitol pode ser encontrado na forma líquida ou granulada, sendo comercializado em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser usado para adoçar sucos, chás, cafés, bolos e tortas.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

As principais indicações e benefícios do xilitol são:

1. Pode ajudar no emagrecimento

Por ter baixo índice glicêmico, apenas 8, o xilitol mantém os níveis de glicose no sangue equilibrados, ajudando a controlar a fome ao longo do dia e ajudando, assim, no emagrecimento.

Além disso, cada 1 colher de chá de xilitol tem apenas 8 calorias. Assim, o xilitol é uma boa opção para substituir outros adoçantes mais calóricos como mel, açúcar e melado, por exemplo.

2. Previne cáries

O xilitol previne a formação de cáries, porque inibe o crescimento de Streptococcus mutans, que é a principal bactéria responsável por causar essa infecção nos dentes. Conheça outras causas da cárie.

3. Ajuda no controle da diabetes

Por ter baixo índice glicêmico, o xilitol ajuda a manter os níveis de açúcar equilibrados, ajudando a controlar os níveis de glicemia no sangue de pessoas com diabetes.

Leia também: Alimentos com baixo índice glicêmico tuasaude.com/alimentos-com-baixo-indice-glicemico

4. Pode ser usado em lavagem nasal

O xilitol tem sido usado na fabricação de soluções para lavagem nasal para aliviar a congestão nasal, porque possui ação bactericida e anti-inflamatória, aliviando o entupimento e a irritação no nariz.

Leia também: Congestão nasal: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/congestao-nasal

5. Pode evitar infecção no ouvido

O xilitol pode evitar a infecção de ouvido, por combater outras bactérias que vivem tanto na boca como no ouvido, como a Candida albicans.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem os benefícios do uso do xilitol no tratamento dessa condição.

Xilitol faz mal?

O xilitol é um adoçante geralmente considerado seguro e que pode ser consumido por pessoas com diabetes, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por exemplo.

No entanto, alguns estudos [1], [2], [3] têm mostrado que o uso de adoçantes poderia estimular o paladar para alimentos doces e causar alterações da flora intestinal, aumentando o risco de problemas como, obesidade ou diabetes.

Além disso, um estudo recente [4] mostrou que o xilitol poderia aumentar o risco de trombose, infarto e AVC, pois níveis elevados de xilitol no sangue promove a formação de coágulos, impedindo o fluxo de sangue para o coração ou cérebro.

No entanto, estes estudos ainda são inconclusivos, necessitando-se de pesquisas mais aprofundadas para confirmar a relação do xilitol com essas condições.

Diferença entre xilitol e stevia

A stevia é um adoçante obtido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, que possui um sabor residual amargo, podendo alterar levemente o sabor das comidas e que adoça de 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum.

Leia também: Stevia: o que é, benefícios e como usar tuasaude.com/stevia

Já o xilitol é um adoçante obtido a partir das fibras de frutas e vegetais, que possui o mesmo poder de adoçar do açúcar comum e tem um sabor suave, não alterando o sabor das preparações.

Como usar

Por ser um adoçante que mantém as suas propriedades mesmo em altas temperaturas, além de ter um sabor suave e não residual, o xilitol pode ser usado para adoçar sucos, chás, cafés, biscoitos, bolos ou tortas, por exemplo.

Ainda não existe uma quantidade máxima recomendada de xilitol por dia. No entanto, geralmente é sugerido consumir o máximo de 60 g por dia de xilitol.

1 colher de xilitol equivale a quantas de açúcar?

Cada 1 colher de chá de xilitol tem o mesmo poder de adoçar de 1 colher de chá do açúcar comum.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão excessiva de xilitol pode provocar excesso de gases, inchaço abdominal e diarreia em algumas pessoas, já que esse poliálcool é fermentado no intestino.

Quem não pode usar

Pessoas com síndrome do intestino irritável não devem usar o xilitol, porque esse adoçante é pouco absorvido no intestino, sendo fermentado pelas bactérias intestinais e causando sintomas como dor, excesso de gases e diarreia.

Leia também: 10 sintomas de síndrome do intestino irritável (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-sindrome-do-intestino-irritavel

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças só devem usar adoçantes a partir dos 2 anos de idade, em casos de diabetes e seguindo a orientação do pediatra.

Dúvidas comuns sobre o xilitol

Algumas dúvidas comuns sobre o xilitol são:

1. Xilitol é saudável?

Sim, o xilitol é um adoçante saudável, podendo ser consumido por diversas pessoas, como pessoas com diabetes, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

2. Xilitol faz mal para o fígado?

Até o momento não existe nenhuma evidência científica indicando que o xilitol pode fazer mal para o fígado.

3. Xilitol engorda?

Quando consumido dentro de uma dieta saudável e variada, associa a prática regular de exercícios físicos, o xilitol não engorda.

Vídeos relacionados