Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do açúcar de coco

O açúcar de coco é produzido a partir de um processo de evaporação da seiva contida nas flores da planta do coco, que depois é evaporada de forma a eliminar a água, dando origem a um granulado marrom.

As características do açúcar de coco estão relacionadas com a qualidade da fruta, que geralmente contém minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio, vitaminas e fibra.

O açúcar de coco é considerado mais saudável que o açúcar branco, já que tem um índice glicêmico mais baixo e uma composição mais nutritiva, mas deve ser consumido com moderação, devido à elevada quantidade de carboidratos que tem na sua composição, sendo um alimento de alto valor calórico.

Benefícios do açúcar de coco

Quais os benefícios

O açúcar de coco contém minerais e vitaminas, como a vitamina B1, importante para o bom funcionamento do metabolismo, cálcio e fósforo, que fortalecem os dentes e os ossos, magnésio, que participa na atividade enzimática, na regulação dos níveis de cálcio e potássio, transmissão neuronal e no metabolismo, potássio, que ajuda a regular a pressão alta, zinco, que reforça a imunidade e contribui para o desenvolvimento mental, e ferro, que é vital para um sangue e sistema imunológico saudável.

No entanto, seria necessário o consumo de elevadas quantidades de açúcar de coco para satisfazer as necessidades diárias destas vitaminas e minerais, o que implicaria o aporte de muitas calorias, o que seria prejudicial à saúde, devido ao seu elevado teor em frutose, comparativamente à ingestão de outros alimentos com os mesmos vitaminas e minerais na composição.

Uma das maiores vantagens do açúcar de coco comparativamente com o açúcar branco, é a presença de inulina na sua composição, que é uma fibra que faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, impedindo que se atinja um pico glicêmico tão alto.

Composição do açúcar de coco

O açúcar de coco tem na sua composição vitaminas e minerais, como o cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Além disso, também tem fibras na sua composição, o que retarda a absorção do açúcar, impedindo que seja atingido um pico glicêmico tão alto, comparativamente ao açúcar refinado.

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia375 Kcal
Proteína0 g
Carboidratos87,5 g
Lípidos0 g
Fibra12,5 g

Conheça outros substitutos naturais do açúcar.

O açúcar de coco engorda?

O açúcar de coco tem um elevado valor calórico, devido à presença de frutose na sua composição. No entanto, não provoca um pico glicêmico tão alto como o açúcar refinado, devido à presença de inulina, que atrasa a absorção dos açúcares, fazendo com que o acumulo de gordura não seja tão elevado comparativamente à ingestão de açúcar refinado.


Bibliografia

  • TRINIDAD, Trinidad P.. NUTRITIONAL AND HEALTH BENEFITS OF COCONUT SAP SUGAR/SYRUP. Link: <www.pca.da.gov.ph>.
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE - AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE - USDA BRANDED FOOD PRODUCTS DATABASE. Full Report (All Nutrients): 45357492, COCONUT SUGAR, UPC: 036800227439. Link: <ndb.nal.usda.gov>. Acesso em 11 Abr 2019
  • Azukarorganics. Coconut sugar. Link: <www.azukarorganics.com>.
  • HEALTHLINE. Coconut Sugar — A Healthy Sugar Alternative or a Big, Fat Lie?. Link: <www.healthline.com>. Acesso em 11 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem