Aclasta: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Aclasta é um medicamento indicado para tratar e prevenir problemas nos ossos, como a osteoporose, além de também ser indicado no tratamento da doença de Paget.

Esse medicamento tem como principio ativo o ácido zoledrônico e  faz parte do grupo chamado bifosfonatos, é encontrado na forma de injeção intravenosa em dose única de 5 mg em 100 mL de uma solução pronta para uso.

Leia também: Ácido zoledrônico: para que serve e como usar tuasaude.com/acido-zoledronico

O uso de Aclasta deve ser prescrito e acompanhado pelo reumatologista, endocrinologista ou ortopedista, que irá avaliar as indicações e monitorar os possíveis efeitos colaterais, como febre e dor muscular.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Aclasta é indicada para:

  • Osteoporose em mulheres pós menopausa ou em homens;
  • Prevenção da osteoporose em mulheres com osteopenia;
  • Osteoporose causada pelo uso prolongado de corticoides;
  • Doença de Paget.

Além disso, a Aclasta pode ser recomendada para pessoas que já tiveram fratura de quadril, geralmente idosos, pois ajuda a prevenir novas fraturas e a reduzir o risco de complicações graves com a fratura.

Leia também: 9 sintomas de osteoporose (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-osteoporose

Como usar

Aclasta é um medicamento injetável administrado por via intravenosa, ou seja, diretamente na veia, por um enfermeiro no hospital ou em clínicas especializadas, sob supervisão médica. 

A dose padrão é de 5 mg, apresentada em 100 mL de solução pronta para uso, que deve ser aplicada lentamente ao longo de pelo menos 15 minutos, uma vez ao ano.

Para entender melhor como usar o Aclasta, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

A aplicação deve ser feita por meio de uma linha exclusiva, sem mistura com outros medicamentos ou soluções que contenham cálcio.

Se o frasco estiver refrigerado, é necessário aguardar até que a solução alcance a temperatura ambiente antes da infusão. 

Antes de administrar, deve-se verificar se a solução está límpida, incolor e sem partículas. Qualquer parte não utilizada deve ser descartada.

Cuidados no uso

Alguns cuidados no uso de Aclasta são:

  • Hidratação adequada: deve-se estar bem hidratado antes da infusão, especialmente idosos ou quem usa diuréticos;
  • Manter os níveis de cálcio e vitamina D: é recomendado corrigir os níveis de cálcio baixos, antes da aplicação. Além da suplementação de cálcio e vitamina D por 10 dias após a aplicação, principalmente nos casos de Doença de Paget;

Além disso, recomenda-se avaliar a função renal antes do uso, por exame de sangue, pois Aclasta é eliminada pelos rins e pode causar complicações, especialmente em pessoas que usam outros medicamentos que afetam os rins.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns no uso de Aclasta incluem febre, dores musculares ou nas articulações, dor de cabeça e sintomas parecidos com gripe.

Outros efeitos menos frequentes são náuseas, diarreia, dor óssea, fadiga e tontura. Em casos mais raros, algumas pessoas podem apresentar inflamações nos olhos, alterações na pressão e erupções na pele.

Além disso, alguns efeitos são considerados graves, como a osteonecrose, que é a morte do osso, fraturas incomuns do fêmur após uso prolongado e, em alguns casos, alterações no ritmo do coração, como fibrilação atrial

Leia também: Osteonecrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/osteonecrose

Embora seja incomum, o uso de Aclasta também pode levar a reações alérgicas graves, como anafilaxia.Nesse caso, é importante procurar atendimento médico de emergência imediatamente. Entenda melhor o que é anafilaxia.

Quem não deve usar

Aclasta não é recomendada durante a gravidez e amamentação, para menores de 18 anos e pessoas com alergia ao ácido zoledrônico ou a outros medicamentos da mesma classe.

Além disso, também não deve ser usado ao mesmo tempo que o Zometa, pois ambos contêm o mesmo princípio ativo, e por pessoas com problemas renais graves.

Leia também: Zometa: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/zometa

Vídeos relacionados

Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose

09:05 | 208.595 visualizações

Alimentação rica em CÁLCIO

02:16 | 304.895 visualizações