O que você precisa saber?

Entenda o que é a Doença de Paget

Doença de Paget é uma doença crônica que se caracteriza pelo crescimento anormal de determinadas partes de um osso. Seus principais sinais e sintomas são rigidez nas articulações, cansaço, dor profunda nos ossos, com tendência a piorar durante a noite, e deformações ósseas.

Esta doença, geralmente, aparece em homens com mais de 40 anos de idade e o aumento descontrolado pode ocorrer em qualquer osso, embora seja mais frequente no crânio, fêmur, tíbia e coluna vertebral. Ela também é chamada de osteíte deformante e é mais comum na Europa e nos Estados Unidos sendo rara no Brasil. 

Nessa doença ocorre os ossos ficam frágeis devido ao aumento de osteoclastos que levam a uma reabsorção elevada de massa óssea, que é seguida de um reparo ósseo desorganizado e com isto o osso torna-se muito forte numa parte e muito frágil em outra parte, o que favorece a sua quebra. A doença pode afetar somente 1 ou vários ossos ao mesmo tempo.

Entenda o que é a Doença de Paget

Sintomas da Doença de Paget

Na maior parte das vezes a doença de Paget não apresenta nenhum sintoma, mas o mais comum é a dor nos ossos mas como a doença pode afetar somente um osso a dor pode ser localizada e ser confundida com outras doenças. Os sinais que podem indicar a doença de Paget já estão relacionados as suas complicações, podendo ser: 

  • Dor nos ossos e deformidade nas articulações,
  • Fraturas ósseas frequentes,
  • Aumento da cifose da coluna (corcunda),
  • Osteoporose,
  • Pernas arqueadas,
  • Surdez causada pelo aumento dos ossos do crânio.

Apesar das causas ainda não serem totalmente conhecidas sabe-se que a doença de Paget pode estar relacionada a uma infecção viral latente, porque já foram encontrados vírus nos ossos afetados, embora não se saiba exatamente como eles chegaram lá, também se sabe que há uma condição genética e por isso pessoas da mesma família são mais afetadas e acredita-se que possa ter alguma relação com o hiperparatireoidismo, no entanto na maior parte das vezes não é possível saber a sua causa.

Diagnóstico da Doença de Paget

O diagnóstico é feito através do exame de Raio-X e cintilografia, mas o exame de sangue que mede no sangue a quantidade de uma enzima produzida nas células ósseas, cálcio e fósforo também podem ser solicitados pelo médico. Os valores de cálcio e potássio podem estar normais e a fosfatase alcalina geralmente é elevada.

Veja os sintomas e como é feito o diagnóstico dessa doença aqui.

Tratamento da Doença de Paget

O tratamento para Doença de Paget é feito com anti-inflamatórios e analgésicos, que diminuem a dor e o desconforto causado. Os remédios moduladores da atividade óssea também podem ser usados nos casos em que a doença está mais ativa.

Além dos medicamentos, é importante fazer fisioterapia para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Já a cirurgia é o tratamento mais adequado em casos de compressão dos nervos ou para substituição uma articulação danificada.

Saiba quais remédios são indicados e como a fisioterapia pode ajudar em: Como tratar a doença de Paget para evitar a cirugia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...