Abdominoplastia com lipo: como é feita, resultados e pós-operatório

A abdominoplastia com lipo, também conhecida como lipoabdominoplastia, é uma cirurgia em que é realizada a abdominoplastia e a lipoaspiração no mesmo procedimento e tem como objetivo eliminar as gorduras que estão em excesso, deixando a barriga mais lisa e a cintura mais fina.

Estas duas cirurgias plásticas complementam-se já que a abdominoplastia remove a gordura em excesso na barriga, além da pele e a flacidez, e a lipoaspiração remove a gordura localizada em locais específicos, principalmente na região lateral do quadril, melhorando o contorno do corpo, afinando a cintura. Conheça mais sobre a lipoaspiração.

Esta cirurgia pode ser realizada em homens e mulheres e é feita com anestesia peridural ou com anestesia geral. Além disso, necessita em média de 3 dias de internamento e no pós operatório é necessário ficar com drenos para sair o excesso de líquido do abdômen e utilizar uma faixa compressiva em toda a zona abdominal.

Abdominoplastia com lipo: como é feita, resultados e pós-operatório

Como é feita

Antes de realizar a lipoabdominoplastia, é importante que seja realizada uma avaliação física e laboratorial para verificar se há risco de alguma complicação. Assim, antes do procedimento podem ser indicada a realização de alguns exames de sangue como hemograma, coagulograma e glicemia em jejum, por exemplo, além de exame de urina e avaliação cardíaca. Conheça mais sobre os exames antes da cirurgia plástica.

Caso não sejam identificados riscos para a cirurgia, é possível proceder à aplicação da anestesia, que pode ser peridural ou geral. Enquanto a anestesia faz efeito, são realizadas as marcações na região abdominal para delimitar a área a ser tratada. Assim que a anestesia faz efeito, é possível iniciar a cirurgia, que consiste em:

  • Fazer um corte na barriga em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos até à linha do umbigo e queimar a gordura;
  • Costurar os músculos do abdômen e esticar a pele do abdômen superior até à região pubiana e costurá-la, definido o umbigo;
  • Aspirar a gordura da barriga que está em excesso.

De forma geral, a abdominoplastia com lipo pode durar entre 3 a 5 horas, devendo a pessoa ficar no hospital após o procedimento para que os efeitos da anestesia passem e para que possa ser monitorada.

Resultados da cirurgia

O resultado final desta cirurgia plástica pode ser visto, em média 60 dias após o procedimento e, depois da cirurgia, perde-se algum peso e volume porque é removida gordura localizada na barriga e o corpo torna-se mais delgado, a barriga chapada e o tronco mais fino. No entanto, é importante que se tenha uma alimentação saudável e que seja realizada atividade física de forma regular para evitar que exista novamente ganho de peso e acúmulo de gordura.

Como fica a cicatriz da cirurgia

A cicatriz da abdominoplastia completa é grande, porém encontra-se junto aos pelos pubianos e, por isso, é discreta, pois pode ser coberta pelo biquíni, calção de banho, calcinha ou cueca. Além disso, pode-se ter pequenas cicatrizes que parecem pequenos pontos que é o local por onde é aspirada a gordura na lipoaspiração.

Pós-operatório da lipoabdominoplastia

A recuperação total desta cirurgia demora em média 2 meses e requer cuidados com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse tempo para evitar que a costura abra.

É comum ter dor no abdômen e surgirem alguns hematomas principalmente nas primeiras 48 horas depois da cirurgia, diminuindo com o passar das semanas e, para sair o excesso de líquidos são colocados drenos.

Além disso, é necessário colocar uma faixa abdominal que deverá ser utilizada diariamente durante cerca de 30 dias que serve para dar mais conforto e evitar que a região fique muito inchada e dolorida. Confira mais detalhes de como é o pós-operatório da abdominoplastia.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: