Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para engordar

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, comendo de 2 em 2 horas, dando preferência a alimentos ricos em proteínas, que são os elementos principais na construção dos tecidos do corpo.

Numa dieta para engordar não se deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em gorduras como coxinha, hambúrguer, batata frita e refrigerante, para não aumentar o colesterol e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O ideal é aumentar o volume dos músculos porque assim o corpo fica mais definido e a saúde, em dia.

Veja também: 8 dicas para ganhar massa muscular.

Dieta para engordar ganhando massa muscular

Na dieta para engordar ganhando massa muscular deve-se comer diariamente alimentos ricos em proteínas e fazer exercícios como a musculação 3 a 5 vezes por semana, orientado pelo professor da academia.

Dieta para engordar

Alguns exemplos de alimentos ricos em proteína, para ganhar massa muscular, são:

  • Peixe como o atum ou o salmão;
  • Clara de ovo;
  • Carnes magras como frango, peru e coelho;
  • Leite integral ou desnatado;
  • Queijo minas, prato, ricota e iogurte.

É recomendado dar preferência a este tipo de alimentação diariamente. Uma boa dica pode ser ingerir um destes alimentos em cada uma das refeições para garantir uma alimentação mais rica em proteínas de boa qualidade para favorecer e acelerar o crescimento muscular.

Veja mais estratégias para aumentar a massa magra em:

Exemplo de cardápio da dieta para engordar

Indicamos aqui uma sugestão de um cardápio da dieta para engordar:

  • Café da manhã - Deve-se dar prioridade ao leite e iogurtes acompanhados de cereais integrais, pão integral ou torrada e uma fruta.
  • Colação e lanche da tarde - Nesta refeição pode-se incluir um iogurte e uma fruta como a banana ou abacate ou acompanhar com torradas integrais com queijo e suco.
  • Almoço e Jantar - Comer legumes como abóbora ou cenoura, com posta de peixe ou ovo cozido ou um bife de frango ou peru. Retire as peles e gorduras visíveis, sempre que possível.

Uma boa estratégia para engordar é incluir alimentos ricos em carboidratos como o arroz ou massa ou batata para aumentar as calorias do prato e adicionar uma colher de chá de azeite de boa qualidade no prato de comida.

Além de seguir estas orientações pode ser necessário o uso de um suplemento de proteína, sob indicação do médico ou nutricionista. Veja alguns exemplos em: Suplementos para ganhar massa muscular.

Veja qual é o seu peso ideal usando a calculadora a seguir:

Erro
anos
Erro
m
Erro

Esta calculadora ajuda a descobrir quantos quilos você precisa engordar, mas não é indicada para crianças, gestantes, idosos e atletas porque ela não diferencia a quantidade de músculos e de gordura presente no corpo.

O tempo médio que demora para ganhar massa muscular e parecer que o indivíduo engordou é de aproximadamente 6 meses, mas em 3 meses já há mudanças. Veja: Quanto tempo demora para ganhar massa muscular?

Mais sobre este assunto:
Carregando
...